quinta-feira, 14 de setembro de 2023

ITABUNA EM FOCO:

Semana do Trânsito tem campanha “De mãos dadas pelo autismo”

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SETTRAN), vai lançar na próxima segunda-feira, dia 18, às 9 horas, na Praça Olinto Leone, a 19ª Semana Nacional de Trânsito. Neste ano, a campanha terá como slogan “De mãos dadas pelo autismo.”

O titular da SETTRAN, secretário Thales Silva, destaca que um trânsito seguro é um direito de todos. Segundo ele, a proposta é alcançar crianças e adultos com ações educativas.

“Com as nossas campanhas educativas, a exemplo de “Trânsito em Pontos”, “Tantas Emoções no Trânsito”, “Criança Segura no Trânsito”, “Faixa de Pedestres”, dentre outras, realizadas ao longo do ano,além de palestras educativas que integram a programação temos tido êxito em preservar vidas”, observou.

MÃOS DADAS PELO AUTISMO

De acordo com o Ministério da Saúde o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

No intuito de repassar informações e orientação à população, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito fará uma campanha específica para pessoas com TEA para que haja respeito e prioridade também no trânsito para elas. Além disso, a pessoa autista terá o direito a usar vagas especiais de estacionamento que diariamente são reservadas às pessoas com deficiência.

Para adquirir uma credencial de estacionamento, o requerente deverá comprovar a necessidade através do laudo médico do TEA e se dirigir à sede da SETTRAN, na Rua Jorge Amado, Bairro Lomanto, para preenchimento de um formulário, foto 3x4 atualizada, RG e comprovante de residência.

1º Campeonato Baiano de Karatê  Kyokushin da Amizade começa domingo


O 1º Campeonato Baiano de Karatê  Kyokushin da Amizade  será realizado no próximo domingo, dia 17,  na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso. A competição é organizada pela Federação Baiana de Karatê Kyokushin KWu,  com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.

Ao todo, 50 atletas vão participar do certame nas modalidades: masculino, feminino, infanto-juvenil, juvenil sênior e absoluto. O evento começa às 7h30min com entrada franca, mas as pessoas podem doar um quilo de alimento não perecível para ser repassado às famílias vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

O evento terá a presença dos mestres Francisco Filho, campeão mundial de Karatê, o 1º  ocidental a tirar a hegemonia dos japoneses lutadores da modalidade, e de Glauber Feitosa,  campeão brasileiro e sul-americano  do K-1 de Karatê  Kyokushin.

 O Karatê  Kyokushin se diferencia do Karatê tradicional por  ser um esporte de  regras de contato.  “Esperamos divulgar o Karatê  na Bahia e  buscar mais adeptos para esse esporte, já que essa modalidade tem um estilo diferenciado”, disse o mestre Manoel Mascote,  presidente  da Federação Baiana de Karatê  Kyokushin KWU Senshi.

 O Campeonato Baiano de Karatê  Kyokushin da Amizade  terá atletas de outros estados e cidades, dentre eles, Alagoas, São Paulo e  Sergipe. Eles doaram alimentos não perecíveis que serão repassados às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

O mesmo ato de solidariedade e amor ao próximo pode ser repetido pelo público que comparecer ao Campeonato, já que a entrada será gratuita. “Vamos retribuir a solidariedade”, argumentou mestre Mascote.  

A palavra  Kyokushin na língua japonesa significa “aprofundar-se na verdade”.  A luta atualmente é praticada em mais de 100 países ao redor do mundo.

O estilo dinâmico é baseado nos princípios do “bushido” - caminho do guerreiro, em japonês - priorizando conceitos ancestrais como ser rigoroso consigo, ser compreensivo com seus semelhantes, venerar seus pais e ser fiel à pátria.

A 2ª Etapa do Programa Meu Lugar ao Novo Mangabinha

Cerca de 250 moradores do Bairro Novo Mangabinha, na localidade popularmente conhecida como Casinhas do Mangabinha, serão beneficiadas com a 2ª  etapa do Programa de Regularização Fundiária Meu Lugar, desenvolvido pela Prefeitura de Itabuna e o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) com o objetivo de beneficiar famílias de baixa renda com títulos definitivos de terrenos em situação irregular.

“Estamos iniciando uma segunda fase do Programa Meu Lugar, expandindo as suas ações para um novo núcleo habitacional. Depois de entregarmos 172 escrituras no Bairro Jorge Amado, estamos finalizando mais 100, ainda no Jorge Amado, e esta semana iniciamos levantamentos no Novo Mangabinha”, informou o secretário municipal de Planejamento, José Alberto de Lima Filho.

A previsão de entrega das 250 escrituras é para o final deste mês, totalizando cerca de 500 escrituras em pouco mais de três meses de execução do programa fundiário na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD).

O secretário José Alberto reforçou que o Programa Meu Lugar traz dignidade para as famílias de baixa renda do Município, concedendo a escritura definitiva de residências com a posse precária dos terrenos e reforçando o vínculo dessas famílias com suas moradias.

“E o interessante, é que também possibilita o acesso a linhas de crédito junto a instituições financeiras, visando o financiamento desses imóveis para a melhoria de sua unidade habitacional”, completou o secretário.

A dona de casa Alexandra de Jesus, moradora da Quadra F, nº 10, nas Casinhas do Mangabinha, contou que o título de propriedade de seu imóvel chegará em boa hora.

“Tenho muita vontade de vender minha casa e morar em outro lugar, mas não conseguia porque não tinha o título de propriedade registrado no Cartório de Registro de Imóveis. Diz  o povo, que quem não registra não é dono.  Agora, graças ao prefeito Augusto Castro vou realizar meu sonho”, disse emocionada dona Alexandra de Jesus.

 Reforço da ação de

combate a dengue e à leptospirose

Profissionais da Divisão de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde voltaram a intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus nos bairros e centro de Itabuna. A atividade desenvolvida pela Prefeitura inclui ainda o combate a roedores, principais transmissores da leptospirose.

A múltipla ação iniciada na quarta-feira passada, dia 13, nas ruas do Bairro de Zizo foi para o tratamento focal e perifocal dentro dos depósitos de água e entorno e também com fumacê com bomba costal nos finais de tarde.

Com o final do inverno e início do verão, com alternância de sol e chuvas, há a proliferação do mosquito. Por isso, está sendo aplicado inseticida nas áreas externas das casas para a eliminação de possíveis criadouros.

Os profissionais também aproveitam a visita domiciliar para colocar iscas em locais estratégicos contra ratos, responsáveis pela transmissão da leptospirose e para promover ação educativa, quando orientam os moradores sobre formas simples de evitar a proliferação de mosquitos e de roedores.

A coordenadora da Divisão de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, adiantou que as ações irão continuar em diversas áreas da cidade, inclusive em terrenos, praças e jardins, além das residências. Ela reforçou a importância da união e esforço de todos os cidadãos na luta contra as arboviroses e a leptospirose.

O RATO E LEPTOSPIROSE

Em relação à leptospirose, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Maristela Antunes, lembrou que é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria presente na urina de ratos.

Segundo ela, outros animais, a exemplo de bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose aos seres humanos que podem apresentar febre, dores no corpo e na cabeça, e em muitos pacientes, pode progredir para a fase tardia com manifestações mais graves.

“Se a leptospirose não for tratada adequadamente com antibióticos que combatem a infecção, ela pode causar danos renais e hepáticos e até mesmo a morte”, alertou a diretora.

Segunda fase de melhorias em Nova Ferradas

A Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), iniciou nesta semana a segunda fase de melhorias em Nova Ferradas. Atualmente, é executada na Rua Primeiro de Maio a remoção de borrachudo - ondulações quando o solo encontra-se muito úmido ao ser compactado -, aplicação de rachão de pedra e de brita graduada simples (BGS) e compactação de solo.


Segundo o superintendente Sousa Lino, o trecho em obras neste momento  de pouco mais de 330 metros é importante canal de tráfego do sistema de transporte coletivo e principal via de acesso à área comercial do Nova Ferradas, indo da Rua Principal até as proximidades do campo de futebol.

“Como concentra o trânsito pesado por ônibus e caminhões de empresas distribuidoras de alimentos, bebidas e outros serviços, requer melhor infraestrutura”, comentou.

Há 30 dias, os operários de campo da Mazza Engenharia iniciaram as obras de implantação de redes de drenagem de águas pluviais, remoção de materiais úmidos e colocação de matacões (pedaços brutos de rocha) para a recuperação da Rua Principal do Nova Ferradas. Além disso, a EMASA executou serviços na rede de esgotamento sanitário e de água potável.

Sousa Lino informou também que concluída a implantação de sub-base e base e antes da pavimentação, será executado o enrocamento, com a colocação de blocos de pedra para lastro na margem do Rio Cachoeira, que sofreu graves danos no final de dezembro de 2021.

A secretária Sônia Fontes, titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), acompanha a execução das obras em Nova Ferradas vão se estender por cerca de 1 quilômetro da Rua Principal, passando pela Primeiro de Maio, até a Rua do Cajueiro, principal acesso interno ao Bairro de Ferradas, com a aplicação de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ).

Ascom

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

NO ENCONTRO DOS EX-ALUNOS DO CEI, PROFESSOR DIZ QUE QUER CHEGAR AOS 100 ANOS

ENCONTRO DOS EX-ALUNOS DO CEI MAIS UM GRANDE SUCESSO  Manoel Teixeira homenageado O professor e ex-vereador de Itabuna, Manoel Teixeira, car...