Prefeitura divulga gabarito das Provas
Objetivas do Processo Seletivo da SEMPS e
datas de entrevistas do Conselho Tutelar
A Prefeitura de Itabuna divulgou na edição eletrônica de hoje, dia 10, do Diário Oficial nº 5.932, os gabaritos das Provas Objetivas do Processo Seletivo Simplificado nº. 002/2023 da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS).
Eventuais impugnações de questões deverão ser anexadas, no prazo de dois dias contados da publicação, no link https://processoseletivo.
Na mesma edição, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) torna públicos datas e procedimentos para a entrevista do Processo de Escolha Unificada para membros do Conselho Tutelar I e II, para o quadriênio 2024-2027
Inauguração da Praça do Bairro Mangabinha
A Prefeitura de Itabuna finaliza os preparativos para a inauguração da Praça Heitor Farias, no Bairro da Mangabinha, que foi requalificada pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB). A obra será entregue à população às 18 horas desta sexta-feira, dia 14, contando com a presença do prefeito Augusto Castro (PSD), autoridades e lideranças comunitárias.
A secretária municipal, Sônia Fontes, participou de um encontro com comerciantes que atuam como ambulantes naquele espaço público, lideranças comunitárias e o Líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Ricardo Xavier (Cidadania). “Foram vários encontros nos quais, através da escuta e do diálogo, conseguimos compreender os anseios e apontar a melhor saída”, disse.
A secretária falou sobre as modificações que foram feitas no projeto original por determinação do prefeito Augusto Castro (PSD) visando atender às reivindicações de um grupo de oito comerciantes estabelecidos há anos que utilizam na praça onde comercializam lanches e outros itens.
Segundo ela, o objetivo foi garantir que tivessem assegurado o direito de continuar explorando o espaço como fonte de renda, porém, de maneira padronizada e que não interferisse no direito das famílias de ter a praça como espaço público de lazer, de livre circulação para todos, além de interação e socialização.
A secretária explicou que com a requalificação da Praça Heitor Farias os comerciantes ganharão um espaço anexo na Rua Rio Bahia, onde será montada uma estrutura elevada com barracas padronizadas doadas pela Prefeitura. “Neste local, os comerciantes poderão desenvolver suas atividades no período noturno como se uma Praça de Alimentação fosse, quando a rua estiver fechada para o trânsito de veículos.
As famílias do Bairro Mangabinha ganharão moderno espaço de lazer e entretenimento requalificado, com um belo projeto paisagístico, que inclui a instalação de uma nova imagem do Cristo, iluminação de LED, além de um pequeno coreto, mini quadra poliesportiva com alambrado, parque infantil e recursos de acessibilidade, a exemplo de pista tátil”, informou a arquiteta e urbanista da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) Leila Lessa.
Acompanhando as discussões sobre a reforma da Praça Heitor Farias desde o início da execução das obras, o vereador Ricardo Xavier parabenizou a iniciativa do prefeito Augusto Castro (PSD) em não abrir mão de ouvir e atender os comerciantes e lideranças do Mangabinha. “Numa demonstração de maturidade política, o prefeito abriu espaço para a construção de um projeto participativo, democrático e coletivo que atende um dos anseios mais antigos de comerciantes e famílias do bairro”, disse.
CERPAT deflagra ações no mês de combate às
hepatites virais
Em comemoração ao Julho Amarelo, Campanha de Luta contra as Hepatites Virais, a Prefeitura de Itabuna, por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), elaborou extensa programação que será realizada em farmácias, hospitais, escolas e no Conjunto Penal. Nesta segunda-feira, dia 10, houve teste rápido para detecção do HIV, Sífilis e Hepatites Virais na Farmácia Indiana, da Avenida Princesa Isabel, no São Caetano.
Na oportunidade, também houve a distribuição de preservativos e aconselhamento. Segundo a coordenadora do CERPAT, Fernanda Barros, o dia 28 de Julho foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. A campanha Julho Amarelo foi instituída no Brasil pela Lei Estadual nº 13.802/2019 e, a Bahia instituiu o Julho Amarelo através da Lei Estadual nº 13.697, de 11 de janeiro de 2017.
“Nosso principal objetivo é conscientizar a população sobre os riscos da doença, alertar sobre as formas de prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento, além é claro, de estimular a vacinação contra as hepatites A e B. Além disso, reforçar a vigilância, prevenção e controle das hepatites virais por meio de ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), secretarias municipais de Saúde, instituições parceiras e organizações não-governamentais”, salientou Fernanda Barros.
No próximo dia 15, a ação do Julho Amarelo será no SEST/SENAT, nos dias 17 e 28, no Hospital de Base, no dia 24, no Conjunto Penal, e dia 27 no Hospital Calixto Midlej Filho, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. A coordenadora do CERPAT frisou que as estratégias contribuem de forma efetiva para evitar ou minimizar o risco de adoecimento da população, atuando como reforço às ações já existentes nos serviços de saúde.
Ela cita como exemplo a realização de atividades educativas referentes às hepatites virais, vacinação das crianças, estímulo da imunização da população de todas as faixas etárias, inclusive mulheres em idade fértil e intensificação da testagem rápida. “A hepatite é um grave problema de saúde pública no mundo, com destaque para os vírus B e C, que causam doenças que podem evoluir e se tornarem crônicas, causando danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. O vírus C é a causa do maior número de óbitos por hepatites no Brasil”, concluiu Fernanda Barros.
Prefeitura divulga cronograma da vacinação
contra Influenza e Covid-19
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o calendário de vacinação contra a Covid-19 nas Unidades Básicas e de Saúde da Família (UBS e USF), das 8 às 11 e das 13 às 16h nesta semana em Itabuna. Vale ressaltar que as ampolas são abertas até às 15h para evitar desperdício de doses.
Para a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, ocorre a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer. Para adultos e idosos, a vacinação da primeira ou segunda dose contra o Covid-19 será aplicada para pessoas maiores de 18 anos sem comorbidade conforme disponibilidade na unidade.
REFORÇO BIVALENTE
A vacina Pfizer Bivalente traz em sua composição a imunização contra novas cepas do Covid-19, incluindo a variante Ômicron. Nesta semana, a substituição já acontece para o primeiro e segundo reforço (terceira e quarta dose) em pessoas com idade a partir de 18 anos ou com sem comorbidade. E também, para gestantes, puérperas e pessoas com imunossupressão com idade a partir de 12 anos.
E ainda, pessoas com deficiência permanente e portadores de comorbidades com idade a partir de 12 anos, trabalhadores da saúde da rede pública ou privada, e trabalhadores das instituições de longa permanência.
A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores.
VACINAÇÃO DE ROTINA
De segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16h são aplicadas todas as vacinas de rotina para todos os públicos (adolescentes, adultos e idosos) nas UBS e USF.
Vale pontuar que a criança ou adolescente menor de 20 anos que não possui registro vacinal contra Meningite C poderá fazer dose única, exceto adolescente de 11 a 14 anos que terão direito a Meningite ACWY.Além disso, profissionais de Saúde que nunca fizeram uso da vacina contra Meningite C terão acesso a dose única.
A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro de outras vacinas.
VACINAÇÃO INFANTIL NAS UBS
Na quinta-feira, nas Unidades Básicas e de Saúde da Família acontece a vacinação infantil para crianças de 6 meses a menores de 12 anos.
Crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias recebem a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer Baby. Crianças de 3 e 4 anos recebem a primeira ou segunda dose da Coronavac ou ainda a terceira dose da Pfizer Baby se cumprido o intervalo de pelo menos 4 meses.
Crianças de 5 a 11 anos recebem a segunda dose da Coronavac, ou ainda, a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer Pediátrica. Adolescentes de 12 a 17 anos e adultos de 18 a 69 anos recebem a segunda dose da Coronavac.
A documentação necessária é a certidão de nascimento, CPF e cartão de vacinação. Vale destacar que serão atendidas crianças com ou sem comorbidade acompanhadas dos seus respectivos responsáveis.
NOTA
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), lamenta o fato de alguns candidatos não terem chegado a tempo nas escolas designadas para as provas do Processo Seletivo Simplificado realizadas no domingo, dia 9. Informa que seguiu procedimento padrão na escolha dos locais de prova, inclusive, definindo endereços de acordo com aplicativos de transporte público.
No caso relativo ao Colégio de Tempo Integral Professor Adeum Hilário Sauer, situado na Travessa Rita Dantas, 76, Novo Jaçanã, CEP 45.606-700, informa que mais de 580 pessoas realizaram a prova neste local, cujo endereço foi usado exatamente como consta na identificação, inclusive fazendo referência ao extinto Centro Social Urbano (CSU) em cards nas redes sociais da SEMPS.
Itabuna é selecionada para o 37º Congresso do
CONASEMS em Goiânia
Entre os dias 16 e 19 de julho, a 37ª edição do Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) acontecerá em Goiânia (GO). É o maior evento de saúde pública da América do Sul e tem como tema deste ano “O SUS que Falta no Brasil”.
Itabuna foi uma das cidades selecionadas pelo Congresso para representar o Estado da Bahia com propostas que reafirmam o compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) com as melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do evento é propor aprofundamento e debate sobre novas estratégias para fortalecimento das ações que garantam a consolidação do SUS.
Com o projeto de autoria da enfermeira e coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, sobre o tema “Vacinação Itinerante: Uma estratégia que vai a sua porta”, Itabuna estará representada na Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS.
A oficina apresenta 450 trabalhos com estratégias de fortalecimento das ações de imunização nos territórios municipais. O projeto selecionado de Itabuna expõe a ação da “Vacina Móvel” que em 2021 levou vacinação aos bairros, por meio de uma sala de vacina adaptada em um micro-ônibus.
Já na “Mostra Brasil, Aqui Tem SUS”, que expõe 500 experiências exitosas que serão apresentadas e avaliadas por júri técnico, Itabuna será representada pelo projeto “Nós-Somos, Nós - SUS: Muitas Vozes, uma Ciranda” de autoria da enfermeira e apoiadora institucional da Atenção Primária, Dayse Santos, que objetiva o fortalecimento das políticas de equidade em saúde na agenda do Governo municipal. A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, destacou a importância da participação no evento.
“É com muita honra que mais uma vez Itabuna é selecionada para o Congresso do CONASEMS, evento que tem visibilidade internacional e visa reconhecer os trabalhos exitosos que as secretarias municipais de saúde têm desenvolvido em seus municípios. Desta vez, fomos selecionados com mais de um projeto, o que reafirma o compromisso da gestão com as melhorias na rede pública de saúde da cidade”, afirmou.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável