Dia 24 de junho, é dia de São João. Você sabia que ele é conhecido como o "Santo Festeiro”? Essa festividade faz parte das tradicionais comemorações das festas juninas do país, que são celebrações do mês de junho marcadas por danças, pratos típicos e brincadeiras. Ainda dia13, Santo Antônio, considerado o santo casamenteiro e 29, São Pedro. o santo que tem as chaves da porta do céu. Três santos que fazem parte dos festejos juninos, durante o mês de junho.
O santo mais festejado é São João, comemorado em 24 de junho para lembrar o dia em que Ele nasceu. Era considerado um profeta que previu o nascimento do Filho de Deus, Jesus Cristo. faz parte do calendário da Igreja Católica.
Quem foi São João?
Segundo a bíblia, São João era João Batista, um dos 13 apóstolos de Jesus Cristo e o homem que o batizou. Jesus e João teriam sido parentes, já que suas mães, Maria (mãe de Jesus) e Isabel (de João Batista) seriam primas. Batista era só seis meses mais velho que Jesus e de acordo com historiadores, ele teria se tornado um profeta que anunciou Cristo como “Cordeiro de Deus''. Ele é conhecido na religião católica como “a voz que grita no deserto'' e é testemunha da Luz, que no caso é Jesus.
A fogueira
A tradicional fogueira de São João geralmente é acesa no dia 23 para o dia 24, como o sinal da luz que João Batista pregava na sua história. Além disso, Isabel teria feito uma fogueira para celebrar a gravidez de Maria.
"Em torno da fogueira de São João também se desenvolveu uma série de superstições e simpatias. Há, por exemplo, a prática do “batismo na fogueira”, que cria laços de apadrinhamento na ação de saltar as brasas de uma fogueira que se tenha acendido."
Que todos brinquem sob a proteção de Santo Antonio, João e Pefro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável