quinta-feira, 8 de junho de 2023

ITABUNA EM FOCO:

Estudantes de enfermagem da Anhanguera realizam oficina no Hospital de Base

Acompanhantes de pacientes e profissionais de enfermagem do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), participaram das oficinas de “Risco de Infecção Cruzada” e “Mudança de Decúbito”. O evento, que aconteceu no auditório da unidade hospitalar, foi realizado pelos alunos do curso de enfermagem da Faculdade Anhanguera, sob a supervisão das preceptoras, Islane Santana e Thalita Oliveira. O conteúdo apresentado pelos estagiários chamou a atenção dos participantes que aprenderam um pouco sobre os riscos de infecção cruzada.

O objetivo foi de salientar sobre a importância da lavagem das mãos, a organização do ambiente e diminuir a visita de uma enfermaria para outra e nos corredores, a fim de evitar o acúmulo de microrganismos, bactérias e vírus nos pacientes internados. A outra oficina fez a abordagem de prevenção da lesão por pressão, ensinando quando eles devem iniciar a mudança de decúbito com o paciente acamado.

Marluce de Jesus, que acompanha a mãe no hospital, disse que gostou das oficinas. “Aprendi muita coisa nas palestras”, disse. Já a acompanhante Ivanê Novais, falou da satisfação em ter participado das oficinas e elogiou o atendimento da equipe. “Eu adorei. O atendimento daqui é muito bom. Meu irmão fez cirurgia e o tempo todo as enfermeiras vinham dar uma satisfação. Foram muito atenciosas. Fiquei muito satisfeita!”, declarou.

As oficinas contaram com a parceria do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), do Centro de Estudos, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), da Comissão de Feridas e da Assistência Social do Hospital de Base.

CHAMAMENTO PARA O MEGA MUTIRÃO DE SAÚDE

A Prefeitura de Itabuna por meio da Secretaria Municipal de Saúde convoca todos pacientes que estejam cadastrados na fila de espera, independente do tempo e posição da fila, e que estejam interessados em participar do Mega Mutirão de Saúde, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde nesta sexta-feira, 09, das 07h às 16h30.

A medida acontece em virtude da disponibilidade de vagas para o mutirão. Nas semanas anteriores, o município realizou busca ativa dos pacientes que estavam há mais tempo aguardando atendimento e após a filtragem daqueles que confirmaram presença, sobraram vagas, o que ajudará ainda mais a desafogar a demanda reprimida.  

O Mega Mutirão de Saúde disponibilizará oferta para diversos procedimentos médicos e exames que são de longa espera nas filas por conta da alta demanda, a exemplo de ultrassonografias, mas que no mutirão, terão a oportunidade de passar por todo ciclo de atendimento com profissionais qualificados e de forma organizada.

As unidades que estarão abertas na sexta-feira (09) são: UBS Alberto Teixeira(Califórnia), USF Calixto Midlej (Nova Itabuna), UBS José Edites (São Caetano) e USF José Maria de Magalhães Neto (Centro). Para mais informações, procure uma dessas unidades que seja próxima da sua residência.

COMUNICADO

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde comunica à população de Itabuna que a partir desta quinta-feira, 08, o município passa a dispor do serviço de atendimento antirrábico  humano também nos finais de semana e feriados, das 09h às 14h, na UPA 24 horas, bairro Monte Cristo. Durante a semana, de segunda a sexta-feira, o fluxo para atendimento antirrábico humano acontece nas unidades básicas de saúde, no expediente normal. Necessário apresentar RG, CPF, Cartão do SUS, Comprovante de residência e cartão 

Palestra sobre o Combate à 
violação dos Direitos das Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Itabuna por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), da Secretaria Municipal de Promoção Social  Combate à Porbreza,  realizou uma palestra na tarde de quarta-feira, 07, para mães e crianças, como parte da programação pela passagem do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, que será celebrado na próxima segunda-feira, 12. A palestra teve como tema "Combate à Violação dos Direitos de Crianças e Adolescentes".

O encontro aconteceu no Núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na Rua Góes Calmom, Nº 13, Bairro Lomanto Júnior. 

A coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Maria D´ajuda Cavalcante Lucas (Preta), aproveitou o momento para explicar sobre os diversos modos de exploração infantil.

“Essa mobilização serve para alertar e mobilizar a população sobre a problemática que envolve o trabalho infantil, a exemplo de crianças que ficam nas ruas pedindo ajuda, vendedo doces no semáforo ou catando latinha. Nosso objetivo com essa ação é evitar esse tipo de situação”, reforça Maria D’ajuda.

Segundo a coordenadora do PETI, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) determinou que até 2025 as cidades reduzam as ações de trabalho infantil. “É dever do estado, do município e de toda a sociedade, proteger e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Por isso estamos realizando nas escolas e serviços de convivência ações que coíbam o trabalho infantil”, concluiu.

Ascom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna faz mutirão no combate so mosquito da dengue

Prefeitura Itabuna realiza Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti com ações educacionais e de limpeza no Santo Antônio Prefeitura de I...