Os atendimentos e serviços que estão sendo ofertados no Mega Mutirão de Saúde na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, promovido pela Prefeitura de Itabuna é exclusivo para usuários itabunenses do Sistema Único de Saúde (SU6S). O Mutirão prossegue até sábado, dia 17, depois de iniciado na terça-feira.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ser morador de Itabuna, estar cadastrado na fila de espera na Central de Regulação do SUS do município ou unidades de saúde e apresentar Cartão SUS emitido na cidade são as condições para os pacientes serem atendidos com consultas, exames e procedimentos no Mega Mutirão de Saúde.
De acordo com o médico Eric Ettinger Júnior, coordenador do Mega Mutirão, também há a necessidade de apresentação da requisição médica indicando o procedimento necessário a ser realizado. Ele explicou que quem aguarda consulta médica e exames diagnósticos ou pré-operatórios nas especialidades oferecidas no Mutirão, que não conseguiram agendar atendimento nas unidades da Rede Básica de Saúde, também podem ir à Vila Olímpica.
“Estes pacientes podem vir até a Vila Olímpica com os documentos e requisições médicas para os devidos encaminhamentos visando a realização dos serviços”, disse. O coordenador do Mega Mutirão de Saúde disse que os usuários com agendamento de data e hora marcadas são atendidos rapidamente.
Dentre as especialidades médicas do Mega Mutirão em Saúde estão Cardiologia, Dermatologia, Ginecologia, Angiologia, Oftalmologia e Odontologia. No rol de exames diagnósticos constam serviços de Eletro e Ecocardiograma, Teste de Esforço e Doppler MMII, Ultrassonografias e Punção Aspirativa com Agulha Fina (PAAF) de Tireóide e de Mama.
Já no âmbito das cirurgias eletivas serão encaminhadas intervenções de Hérnias, Colecistectomia por VLC, Hemorroidectomia, Histerectomia (mioma), Laqueadura Tubária, Colpoperineoplastia (plástica vaginal), Ooforectomia (remoção de ovários) e Vasectomia.
Segunda fase do Mutirão de Mamografia
A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), realizará nesta quinta-feira, dia 15, às 7 horas, a segunda fase do Mutirão de Mamografias da manhã. Acontece no ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI).
A ação é continuação da primeira etapa da carreta de Mamografias que iniciou os atendimentos de rastreamento do câncer de mama no final de Abril e permaneceu no município durante 15 dias no estacionamento do antigo SESP. Serão atendidas amanhã, as mulheres que foram selecionadas por alguma anormalidade.
No total, 131 mulheres, com idades entre 50 e 69 anos, estão agendadas. O atendimento será realizado por uma equipe de 12 profissionais da SESAB, além de cinco da Secretaria Municipal de Saúde, que vão dar o suporte necessário.
A coordenadora em Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Katyane Reis, destacou a importância desta segunda fase do Mutirão de Mamografia.
“Nesta etapa, as mulheres em cujos exames foram detectados algum nódulo, vão passar por alguns procedimentos específicos como exames complementares, a exemplo de ultrassom de mama, biópsia ou punção mamária”, explicou.
Tais exames serão para fechar o diagnóstico de cada uma das pacientes. Caso seja detectado algum nódulo maligno, elas serão remanejadas para a terceira etapa do mutirão, que é o tratamento.
De acordo com Katyane, a SESAB informou que as mulheres que tiveram alteração na mama deverão receber o laudo amanhã durante a ação no Hospital de Base. “Para as demais, que não tiverem nenhuma alteração nos exames, os laudos serão entregues diretamente nos postos de saúde”, concluiu.
2º dia do Mega Mutirão de Saúde atrai milhares de pessoas
“Foi meu presente de aniversário. Consegui fazer o exame de vista”, disse a dona de casa Eliane Gomes dos Reis, agricultora familiar, que foi uma das pessoas atendidas nesta quarta-feira, dia 14, segundo dia do Mega Mutirão de Saúde realizado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na Vila Olímpica. Há dois anos ela tentava fazer o exame, que está entre as especialidades médicas oferecidas no evento.
No primeiro dia, foram realizados 5.500 procedimentos, com destaque para cardiologia, segundo o coordenador-geral do Mega Mutirão de Saúde, Eric Ettinger Júnior. Ele disse que as equipes estão conseguindo atender as demandas reprimidas por consultas, exames e procedimentos médicos com filas na Central de Regulação e unidades de saúde.
“O fluxo é organizado com marcação prévia nas unidades de saúde para pessoas residentes em Itabuna. O Mutirão está cumprindo o papel que foi determinado pelo prefeito Augusto Castro”, disse Eric Jr.
Nesta manhã, o prefeito visitou os estandes e conversou com as pessoas que aguardavam atendimento. Ele disse que a iniciativa visa desafogar as filas da Central de Regulação de pacientes da cidade e, além disso, lembrou que depois da pandemia as filas para cirurgias aumentaram em todo o país e que em Itabuna não seria diferente.
“Temos o maior mutirão de saúde do interior da Bahia, que com o diferencial o retorno dos pacientes, inclusive aqueles que precisam de cirurgias eletivas, que serão realizadas em agosto nos hospitais que serão contratados”, afirmou. Augusto.
Já na área de oftalmologia, o prefeito disse que serão realizadas cirurgias de catarata, e haverá a entrega de quatro mil óculos. “A distribuição vai acontecer após a análise de cada paciente, seja homem, mulher ou criança. Por isso, ainda não temos data para essa entrega”, falou.
A culinarista Silvana dos Santos saiu do conjunto residencial Pedro Fontes II para buscar atendimentos de cardiologia e oftalmologia. Ela também realizou mamografia, ultrassonografia renal e transvaginal. “Estão todos de parabéns, porque recebemos um atendimento excelente dos médicos aqui no Mutirão, o que não vemos em cidades grandes”, comemorou.
Já a dona de casa Neide Ribeiro chegou às 8 horas ao Mutirão para fazer exames agendados na unidade de saúde para tireóide, rins e vesícula. “O atendimento está muito bom e as equipes de parabéns”, concluiu ao finalizar os procedimentos.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável