A ACI COMPLETA HOJE 115 ANOS DE EXISTENCIA, COMO A TERCEIRA MAIS ANTIGA DO PAÍS
Edif.. União Comercial aqui funciona a sede da ACI |
Olinto Leoni, também intendente de Itabuna de 1906/1908, assinou a primeira ata de fundação da ACI |
Como vê, a ACI, que nasceu em 14 de Março de 1908, como União Comercial, é um patrimônio histórico e vivo da nossa memória, de todos itabunense!. O que lhe credencia uma comemoração em alto estilo.
Por essa centenária entidade, que sempre participou dos maiores eventos, direto, indireto, buscando o desenvolvimento do comércio deste município, passaram muitos nomes de respeito como: Olinto Leoni, um dos seus fundadores; José Soares Pinheiro, José Oduque Teixeira, Manoel de Souza Chaves, Raimundo Galvão Ribeiro, Ubirajara Ribeiro Coelho, Ailton de Melo Messias, Carlito Alemão (construiu o prédio da nova sede), Milton Cavalcanti Veloso, Helenilson Chaves, Eduardo Fontes, Silvio Roberto e muitos outros que continuam fazendo, ou não a sua história.
Entre muitos serviços prestados, pela ACI, destacamos nos últimos tempos, a realização do Seminário de Marketing e Propaganda do Sul da Bahia, que realizou as suas primeiras edições no antigo auditório do CNPC (Palácio do Cacau). Em seguida no Centro de Cultura Adonias Filho, depois na Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, no auditório Governador Paulo Souto, durante 25 anos ininterruptos. Deixando de ser realizado há dez anos, sem maiores explicações.
O Seminário de Marketing (nome de como nasceu!), com certeza, se não tivesse parado, já estava atingindo todas as camadas empresariais e industriais do estado e até do sul do País, contando, sempre, com renomados palestrantes incentivadores e mestre do comercio. O evento, que foi fundado pelo então presidente Raimundo Galvão Ribeiro e o saudoso, professor Givaldo Sobrinho, poderia ter sido transformado, e poderia manter uma grande feira, como fazem os empresários do município de Luís Eduardo Magalhães com a "Bahia Farm Show", por exemplo.
Itabuna não pode deixar suas grandes entidades e a sua história ser levada pelo tempo. Vamos respeitar os nomes dos nossos pioneiros, que tanto lutaram e fizeram, por nós. "Tenho dito!"; como dizia, o nosso saudoso, poeta, jornalista e professor, Juarez Vicente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável