quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Ilhéus realiza serviço emergencial na estrada de Inema

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Especial de Agricultura, Pesca e Interior (SEAPI), dá continuidade ao serviço emergencial executado nas estradas vicinais do município. A ação visa recuperar o acesso aos distritos e garantir melhores condições de trafegabilidade.


Nesta etapa, o trabalho atende à comunidade de Inema, cujos serviços compreendem a recuperação da via, limpeza das laterais para o escoamento da água, patrolamento e encascalhamento reforçado. A SEAPI informa que o andamento da operação depende de condições climáticas favoráveis, sendo realizada nos pontos mais críticos.


“A manutenção tem como foco garantir estradas em boas condições, possibilitando a retomada da circulação das linhas de ônibus para escoamento da produção agrícola e deslocamento seguro da população”, explicou Hermano Fahning, titular da pasta.

A recuperação das estradas vicinais faz parte do cronograma contínuo, sendo uma das metas da gestão do prefeito Mário Alexandre, com foco na qualidade do transporte dos estudantes da rede municipal de ensino e dos pequenos agricultores. A ação engloba as estradas de Japu, Ponta da Tulha e Mamoã, Coutos, Santo Antônio, Repartimento, seguindo até o Rio de Engenho, Aderno, Tibina e Rio do Braço.


'Caminhada Roxa' para reforçar luta contra a Hanseníase

 

Em alusão à campanha de combate à Hanseníase, a Prefeitura de Ilhéus realizou no último domingo (29) a “Caminhada Roxa” com o objetivo chamar a atenção da população para o tema. A mobilização aconteceu na Avenida Soares Lopes e integra a campanha, que inclui entrevistas em veículos de comunicação, e palestras direcionadas aos funcionários do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) e internos do Presídio Ariston Cardoso.


Conforme Eliana Melo, enfermeira de referência e vice-diretora da Rede-Hans Bahia, a doença pode ser detectada através de manchas que se manifestam na pele.

“Geralmente essas manchas se manifestam em áreas mais frias do corpo, como costas, nádegas, rosto, região interna de coxa e pés. É preciso atentar que a mancha pode ser suspeita para Hanseníase se ela tiver alteração de sensibilidade tátil, térmica ou dolorosa. Quanto antes o diagnóstico mais fácil o tratamento e a cura”, explicou.


O diagnóstico e tratamento estão disponíveis gratuitamente no SUS, por meio do projeto “Espelho Meu”. As pessoas em tratamento não transmitem mais a doença e podem levar uma vida normal. A Secretaria de Saúde (Sesau) atua na reinserção social e laboral e no combate ao preconceito contra as pessoas com hanseníase.

O Janeiro Roxo é dedicado à promoção de ações para ampliar o conhecimento da população sobre a doença, reforçando a importância do diagnóstico precoce para evitar a ocorrência de sequelas graves.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 30 mil novos casos da doença são detectados todos os anos no Brasil. Por isso é fundamental que cada um esteja atento ao próprio corpo, procurando orientação médica em caso de sinais e sintomas suspeitos.


Sintomas - Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a Hanseníase é uma doença crônica, cujos sintomas são aparecimento de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou arroxeadas, com diminuição ou perda de sensibilidade à temperatura, à dor e ao tato; sensação de entupimento, ferimentos ou sangramento nasal; "caroços" ou "inchaço" no rosto, orelhas, cotovelos, mãos e pés; partes do corpo "dormentes" ou "amortecidas".


Projeto Espelho Meu – Iniciativa da Rede de Hans Bahia pactuada com a Sesau, o projeto percorre as unidades de saúde de forma contínua. Mensalmente são realizadas ações de conscientização e capacitação das equipes de Estratégia Saúde da Família, desde os agentes comunitários de saúde até o serviço especializado.


Os profissionais do Programa de Combate à Tuberculose e Hanseníase, do CAE III, também se integram ao trabalho. A ação consiste ainda na busca ativa por casos suspeitos, realizada nos bairros. Uma vez encontrados, os casos passam por triagem realizada pela equipe especializada. Se o diagnóstico for positivo, a pessoa é encaminhada ao serviço de referência no município para início imediato do tratamento. 

...Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chuvas intensas em Ilhéus demandam ação urgente

Equipes da Defesa Civil e secretarias municipais se mobilizam para atender população afetada pelos efeitos das precipitações As chuvas torre...