sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

ONG ativa resposta humanitária para a emergência do povo Yanomami

Visão Mundial está atuando em apoio, principalmente, à Casa de Saúde Indígena (CASAI), que está operando com superlotação, recebendo mais de 700 pessoas, quando sua capacidade é de 300.

Arquivo

A organização humanitária Visão Mundial destacou sua equipe para assuntos humanitários em resposta à emergência vivida pelos indígenas Yanomamis no estado de Roraima. Considerando os recentes relatórios públicos de insegurança alimentar, de aumento das chuvas devido às mudanças climáticas e o conflito social exacerbado entre garimpeiros ilegais e os indígenas Yanomamis, a Visão Mundial está atuando em apoio, principalmente, à Casa de Saúde Indígena (CASAI), que está operando com superlotação, recebendo mais de 700 pessoas, quando sua capacidade é de 300. Destes atendimentos, mais da metade são crianças.

A partir da declaração de emergência, a organização avaliou todo o cenário a fim de compreender a extensão dos danos e as necessidades, que já estão sendo encaminhadas por sua equipe no território. Assim, a resposta humanitária se dará nas linhas de Proteção Infantil, Água, Saneamento e Higiene (WASH), Saúde, Meios de Subsistência e de Segurança Alimentar, atendendo a população de forma imediata com:

 Espaços Seguros para Crianças;

  • Redes;
  • Kits de limpeza;
  • Kits de higiene;
  • Camas médicas;
  • Colchões;
  • Macas para feridos

 A prática desenfreada do garimpo ilegal expôs os Yanomamis à fome e doenças, matando centenas de pessoas nos últimos anos, entre elas, 570 crianças, de doenças evitáveis, falta de serviços de saúde e insegurança alimentar. O dado de Mortalidade Infantil Indígena no Brasil de todas as etnias marca 744 óbitos de crianças até 5 anos em 2021 (os dados de 2022 ainda são preliminares). Doenças como malária, verminose e sarna prevalecem nessas comunidades amazônicas, onde vivem os nativos.

“Para além da estrutura em saúde e higiene, voltamos nosso olhar para as crianças. Neste momento, vamos garantir espaços seguros e acolhedores para para que elas tenham melhores condições de atendimento e de bem estar. Além disso, estamos providenciando redes, kits de higiene e limpeza, itens hospitalares e de outras necessidades para que a CASAI possa seguir recebendo os enfermos”, explicou Andréa Freire, Gerente Sênior de Operações da Visão Mundial.

Além da resposta imediata, a organização convida a participação de empresas e sociedade civil a fazer parte deste movimento de solidariedade. É possível apoiar a organização,  com doações de qualquer valor pelo PIX sos@visaomundial.org. Empresas e instituições corporativas que queiram atuar em parceria com a Visão Mundial nos territórios, entrar em contato via e-mail: parcerias@wvi.org.

Sobre a Visão Mundial: A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. Serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes situações de vulnerabilidades. 

Por - CEO
renata@bixcoitodigital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Moradores do Banco Raso ameaçam fechar ponte do São Caetano

Boneco, na Rua Bela Vista, chama à atenção em itabuna  Vários m oradores do bairro Banco Raso, em Itabuna, estão revoltados com a situação p...