terça-feira, 31 de janeiro de 2023

ITABUNA EM FOCO: Construtora Sena Junior Eireli retomará as obras do Itabunão

Uma obra inacabada desde 1966

Governo do Estado publica resultado de licitação para obras do Itabunão

Foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira, dia 31, o resultado  do processo licitatório n° 004/2022 da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (SUDESB),  com a definição da empresa que prestará serviços de engenharia civil para a reforma do Estádio Fernando Gomes de Oliveira (Itabunão). A empresa vencedora foi a Construtora Sena Junior Eireli.


O secretário municipal de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini, esteve pessoalmente pela manhã em reuniões na  Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), em Salvador, quando agradeceu ao secretário Davidson Magalhães e ao superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo, Wenceslau Júnior, pelo apoio e incentivo ao futebol profissional e ao esporte da região sul do Estado.

“Recebemos essa boa notícia do secretário Davidson Magalhães que garantiu que essa licitação sairia no final do mês. Realmente saiu. Agora, é aguardar o governador Jerônimo Rodrigues assinar a ordem de serviço para dar início as tão sonhadas obras de requalificação do Itabunão”, afirmou.

As obras serão realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos   do Estado Bahia (SUDESB), da Secretaria do Trabalho , Emprego, Renda e Esporte (SETRE) ,  com o apoio da  Prefeitura de Itabuna. O estádio contará com uma  moderna estrutura de arquibancadas, refeitórios, lanchonetes, vestiários, espaço multiuso e iluminação.

Programa Recicla Itabuna vai ampliar metas
A Prefeitura planeja novas metas para o Programa Recicla Itabuna cerca de dois anos depois do encerramento do antigo lixão, implantação do aterro sanitário certificado, por meio da CVR Costa do Cacau. Coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), com o envolvimento de várias secretarias.

O programa é voltado para a geração de emprego e renda e beneficia diretamente os catadores que trabalharam por cerca de 40 anos em condições desumanas até que o prefeito Augusto Castro (PSD) decidiu fechar o antigo lixão e oferecer condições dignas a todos os envolvidos no processo.

Atualmente, o  Recicla Itabuna conta com 10 ecopontos, instalados em pontos estratégicos  da para o descarte dos resíduos recicláveis, um caminhão para a coleta e uma Central de Triagem, onde trabalham 54 agentes ambientais como os catadores passaram a ser denominados depois de cursos de capacitação oferecidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS).

“No ano passado foram coletadas 990 toneladas de materiais recicláveis, o que representou uma média de 90 toneladas/mês. Mas a nossa meta para esse ano é chegar a 120 toneladas/mês”, informa o coordenador do Programa Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro, que também é supervisor de Projetos da SEPLAN, acrescentando que as  novas metas devem ser cumpridas ainda neste primeiro trimestre.

“Agradecemos a participação de todos os setores da sociedade, setores públicos e privados, faculdades e universidades envolvidos, além da comunidade. Mas vamos dobrar o número de ecopontos e envolver a Secretaria Municipal da Educação para que possamos plantar a sementinha na mente de nossas crianças sobre a importância de cuidar da cidade, do meio ambiente e das pessoas,” enfatizou.

O presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna (AACRI), Ricardo Ferreira dos Santos, comemorou a nova condição de vida oferecida aos agentes ambientais depois do Recicla Itabuna.

“Hoje trabalhamos de forma digna, somos reconhecidos pela sociedade pelo trabalho que temos, além de termos uma atividade que nos proporciona segurança. Todos estão satisfeitos com esta nova fase de nossas vidas, graças ao empenho do prefeito Augusto Castro”, concluiu.

 Programa de Eficiência Energética com 600 lâmpadas de LED

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) finalizou ontem, dia 30, a primeira etapa do Programa de Eficiência Energética, desenvolvido em convênio com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Neoenergia Coelba), executora do projeto regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Foram instalados 595 lâmpadas LED, luminárias e braços em toda a cidade.


O superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Francisco de Sousa Lino Filho, afirmou que o convênio entre a Prefeitura e a Neoenergia Coelba decorre do empenho da Administração do prefeito Augusto Castro (PSD). “Ao longo dos últimos dois anos, a gestão vem investindo na execução do Projeto Ilumina Itabuna, no âmbito do Programa de Governo.

A substituição de equipamentos e lâmpadas alcançou 30 ruas, travessas e avenidas, tendo sido iniciada pelo trecho da rodovia BR-415 no Bairro Nova Itabuna. Foram beneficiadas a Avenida José Soares Pinheiro, Avenida Fernando Gomes Oliveira – acesso ao Hospital de Base -,ruas Juarez Távora, Mariá Ferreira, Professor Alício de Queiroz e Manoel Carlos Brandão.

Ainda, ruas  Bela Vista, São Sebastião, Duque de Caxias, Ruy Penalva de Farias, Oswaldo Cruz, Bartolomeu Mariano,  José Alves Franco,  Glória e da Maternidade, travessas Rio Paraguaçu, Rio Colônia e Monte Alto e Avenida Garcia.

A secretária de Planejamento, Sônia Fontes, interina Infraestrutura e Urbanismo,  destacou a redução do consumo de energia promovido pela troca das  lâmpadas convencionais por LED.  Ela afirmou que o Programa da Neoenergia Coelba e ANEEL previu investimentos de R$ 1 milhão e que a Prefeitura já vem aplicando o programa com recursos próprios, estando agora em fase de licitação  a aquisição de novos materiais para o Departamento de Iluminação Pública.

O programa foi operacionalizado pela Deode, com o apoio da Prefeitura para a realização do serviço com total segurança.
Alerta contra a Hanseníase que registrou dois casos em  janeiro

Até sexta-feira, dia 3 de fevereiro, ações para esclarecer a população sobre os sintomas, transmissão e tratamento da Hanseníase são realizadas nas Unidades Básicas e de   Saúde da Família da Prefeitura de Itabuna. Neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde já identificou dois novos casos de doença, que é causada pela bactéria Mycobacterium Leprae e provoca lesões de pele e danos aos nervos.

 
A coordenadora do Programa de Hanseníase do município, a enfermeira sanitarista Moema Farias de Oliveira disse que durante o ano passado foram diagnosticados 36 casos da doença. No ano anterior, foram 18 ocorrências. “Os números aumentaram porque as pessoas estavam mais preocupadas com o Covid -19 e se esqueceram de observar os sinais da Hanseníase”, frisou.
 
Ela informou que o diagnóstico e o tratamento da doença são realizados em todas as  unidades de Saúde. Segundo Moema, cerca de 90% dos pacientes que iniciaram o tratamento em 2022  são portadores das  formas multibacilares da  Hanseníase,  ou seja,  que podem transmitir a doença. “De todos os registros do ano passado, dois foram em crianças de 7 e 12 anos, o que mostra a transmissão ativa da doença”, alerta.
 
A doença é infecciosa e crônica, mas tem cura se o paciente fizer o tratamento correto que dura entre seis e 12 meses. Além disso, não pode abandonar os cuidados que são monitorados pelos profissionais da unidade de saúde.
 
É importante atenção com os sinais específicos, dentre  eles: manchas claras ou avermelhadas em qualquer parte do corpo,  dormência, sensação de formigamento, caroços, placas,  dores nos nervos e até inchaço nas orelhas. Havendo suspeita, deve-se buscar a unidade de saúde mais próxima de casa.

Atualmente estão sendo acompanhados  na rede pública de Saúde 42 pessoas. A enfermeira  Moema Farias  disse que caso a patologia seja descoberta tardiamente o tratamento é mais alongado. “Os pacientes são submetidos à poliquimioterapia com  antibióticos associados”,  falou.
 
Durante o mês, foi realizada a Campanha Janeiro Roxo. O mês é dedicado ao combate à Hanseníase. Atualmente, o Brasil é o país com o segundo maior número absoluto de casos. 

Por isso, a campanha foi idealizada  pelo Ministério da Saúde.  Alinhada à programação nacional e estadual de enfrentamento à Hanseníase,  Itabuna tem realizado atividades educativas e salas de espera nas unidades de Saúde.
Boletim Covid-19


A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 37 cientes curados, 43 confirmados, sendo 06 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 00, e óbitos descartados, 00.Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.
Ascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO:Prefeitura apóia a realização da 20ª. edição do Mutirão do Diabetes

“Desde o início da primeira gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), a Secretaria Municipal de Saúde apoia o Mutirão do Diabetes. A cada ano...