quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

ITABUNA EM FOCO

Secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia inspeciona áreas atingidas pelas enchentes

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), recebeu na terça-feira, dia 17,  em seu gabinete, a visita da secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia (SIHS) Larissa Moraes. Essa foi a primeira inspeção que a representante do governo Jerônimo Rodrigues (PT) fez em uma cidade do interior que sofreu as consequências das chuvas por dois anos consecutivos.

No caso particular de Itabuna, houve as cheias do Rio Cachoeira, em dezembro de 2021 e 2022, com reflexo na infraestrutura da cidade. Por isso, acompanhada da secretária de Planejamento, Sônia Fontes, interina na Secretaria da Infraestrutura e Urbanismo,  e do coordenador da Defesa Civil, Kaique Brito, a secretária Larissa Moraes percorreu as áreas mais atingidas às margens do Cachoeira.

A  inspeção aconteceu na Rua da Bananeira, nos bairros Maria Matos (Rua de Palha), Ferradas e Vila da Paz, quando se verificou a necessidade de construção de estruturas que possam amenizar os impactos causados pelas enchentes do rio que acontecem a cada começo do verão.

A possibilidade de execução das obras será objeto de estudos técnicos conduzidos pela Prefeitura e Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia (SIHS), cuja titular foi recebida em audiência pelo prefeito Augusto Castro, depois das inspeções in loco.

Os estudos prévios servirão para a elaboração de um prognóstico que beneficiará os municípios que integram a bacia do Rio Cachoeira, segundo informou o coordenador da Defesa Civil, Kaique Brito. Segundo ele, há a estimativa de ainda este ano serem realizadas a construções de pequenas barragens, como medidas efetivas a médio e longo prazo.

A edificação de barragens estão previstas no Plano Estratégico de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira, contratada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), em 2017, como forma de perenização do corpo d’água, evitar assoreamento e desbarrancamento e diminuir impactos das cheias.

No encontro, o prefeito Augusto Castro elencou os apoios recebidos do Governo do Estado, a exemplo da construção de 80 casas para famílias desabrigadas nas cheias do rio em 2021, com finalização do processo licitatório na CONDER. Ele agradeceu ao governador Jerônimo Rodrigues por priorizar melhorias na Barragem do Colônia, em Itapé, com ações preventivas para amenizar os impactos causados pelas chuvas.

Prefeitura prossegue com a recuperação de vias urbanas 

A Prefeitura de Itabuna deu prosseguimento nesta quarta-feira, dia 18,  à Operação Tapa-Buracos que recupera a malha viária urbana muito castigada pelas chuvas, desde setembro do ano passado. Uma equipe da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) faz a recuperação das principais ruas do Bairro Banco Raso.

O superintendente de Serviços Públicos, Sousa Lino, explicou que as equipes estão removendo o material inservível e preparando base e sub-base do solo para a implantação de um concreto asfáltico para maior durabilidade. Outras localidades também estão tendo ruas beneficiadas com a Operação Tapa-Buracos, a exemplo dos bairros de Fátima, Jardim Italamar e Castália.

Ele disse ainda que a Operação vai chegar a outros bairros, mas reafirmou que as chuvas estão atrapalhando o trabalho, apesar de serem bem-vindas. O superintendente de Serviços Públicos afirmou que  a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) está empenhando esforços para chegar a todas as ruas da cidade, com tapa- buraco e recapeamento asfáltico.R

Recuperação  da Passarela vereador Carlito do Sarinha 
Cinco anos depois de ter sido entregue à população, a Prefeitura de Itabuna iniciou nesta terça-feira, dia 17, a recuperação das estruturas metálicas da Passarela Vereador Carlito do Sarinha (Ilha do Jegu). Construída sobre o Rio Cachoeira, o equipamento encurtou a distância do centro da cidade para pedestres.

Antes, a travessia para os bairros Conceição e Góes Calmon em direção ao centro e vice-versa era realizada pelas pontes Góes Calmon (ponte velha do Conceição) e Miguel Calmon (Marabá).

Nesta primeira fase, os operários da empresa responsável pelo trabalho estão cortando os tubos  corroídos pela oxidação (ferrugem) nos guarda-corpos da estrutura de acesso,.

O passo seguinte, será a recomposição das ferragens com tubulação nova que receberá pintura antiferrugem, passando à outra etapa a recuperação de estruturas ao longo do equipamento público.

A recuperação da Passarela da Ilha do Jegue integra o projeto de revitalização do gradil das avenidas da Beira Rio, no centro da cidade, que há anos necessitava de manutenção adequada. A decisão de executar os serviços, é do prefeito Augusto Castro (PSD), depois da visita a alguns locais para avaliações, tendo determinado o início imediato.

“A revitalização proporcionará mais segurança para as pessoas, inclusive aquelas que no dia a dia praticam atividades físicas, e para o lazer de crianças e adolescentes, o que reflete diretamente na qualidade de vida dos itabunenses”, comentou o prefeito.

O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, disse que são mais de quatro mil metros de gradis. “É um trabalho que reflete a sensibilidade do prefeito Augusto Castro com a segurança dos usuários do Beira-Rio e de parte da população do Conceição e Góes Calmon que se utiliza da Passarela", afirmou.

Boletim Covid-19

A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19.

 De acordo com os dados, Itabuna registra 16 pacientes curados, 20 confirmados, sendo 04 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 00, e óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.


Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ESPORTE: Na estreia do Baianão 2025, Vitória e Barcelona empatam

Empate sem gols marca o início do Campeonato Baiano no Barradão Do - terra.com.br/esportes / Esporte News Mundo  - O Campeonato Baiano de 20...