quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

ITABUNA EM FOCO -Feirantes do São Caetano fecham acordo para acelerar mudança para galpão

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), fechou acordo com comerciantes para acelerar a mudança de barracas da Feira Livre do São Caetano para o galpão de uma antiga fábrica de calçados no prolongamento da Avenida Manoel Chaves. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 19, no Escritório Regional Ministério Públic estadual (MP-BA).

Pelos termos consignados em ata, os feirantes terão prazo até o dia 26 para transferir suas atividades para o local onde a feira funcionará provisoriamente. A mudança já começa na próxima segunda-feira, segundo o titular da SESOP, Humberto Mattos, para quem o entendimento trouxe benefícios aos comerciantes e à Administração Municipal que vem atuando desde o início de dezembro na preparação do galpão, com a limpeza e higienização de áreas internas e externas do novo espaço, demarcação de espaços, colocação de toldos e redes de energia elétrica e água.

Com a saída dos feirantes, as obras de demolição das estruturas  pela construtora Sian, terão início para que o projeto de construção da nova Feira Livre do Bairro São Caetano pela Prefeitura de Itabuna e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) seja executado,. No projeto inovador, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 12 milhões naquele equipamento público e nas obras de requalificação e urbanização do entorno. 

O encontro foi mediado pelo promotor de Justiça, Rafael Lima Pithon, contando com a participação do secretário da SESOP, Humberto Mattos, do superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho; da diretora da Divisão de Feiras e Mercados, Eliciane Rodrigues Reis. A Comissão de Feirantes era integrada por Michele França dos Santos, Sônia Ferreira Villas Bôas, Osmar Carolino Damascena, Adenilson Moreira dos Santos, Danilo Oliveira Cruz e Luziane Batista Oliveira. 

Recuperação de ruas do Novo Horizonte

 A Prefeitura de Itabuna chegou ao bairro Novo Horizonte com serviços de recuperação e de manutenção de ruas atendendo à antiga demanda de moradores da localidade. A ação está sendo executada pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) que deslocou uma equipe para o calçamento de algumas ruas, principalmente aquelas por onde circulam os ônibus do transporte coletivo.

Morador do bairro há 35 anos, Itamar Lira reconhece a importância do trabalho executado pela atual Administração Municipal. “Há vários anos nossa comunidade estava esquecida. O poder público nos havia abandonado. O Novo Horizonte não estava no mapa da cidade. Mas o prefeito Augusto Castro está sendo sensível ao nosso sofrimento e atende a comunidade”, comentou.

O pastor Danilo Nascimento diz estar confiante que dias melhores virão. “Nosso bairro estava desassistido, mas estou muito confiante no trabalho do prefeito Augusto Castro e também do vereador Sivaldo Reis, responsável pelo Pedido de Providência na Câmara para o reparo das ruas”. relatou.

O líder religioso também destacou a importância da parceria entre os poderes Executivo e Legislativo Municipal. Já o vereador Sivaldo Reis (PL) disse que a secretária de Planejamento, Sônia Fontes, que responde interinamente pela SIURB, visitou o bairro e reconheceu a necessidade de uma intervenção em caráter de urgência.

“As ações imediatas também vão contemplar a melhoria das redes de coleta de esgoto e da pavimentação de ruas e do entorno das praças. Estamos confiantes que também virão as obras da tão sonhada praça do bairro para o lazer e o entretenimento da comunidade”, concluiu o vereador.
Mutirão de combate à dengue amanhã alcança três bairros e o centro 

Agentes de Combate às Endemias (ACE), do Programa de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna, promoveram nesta quinta-feira, dia 20, um Pit-Stop no Jardim do Ó, no centro.  A ação de caráter educativo, visou despertar a população para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue, chikungunya e zika vírus.

A atividade também teve o objetivo de chamar a atenção sobre os mutirões que vêm ocorrendo toda sexta-feira em áreas previamente agendadas. Amanhã, por exemplo, os 172 ACE, divididos em equipes, vão iniciar a partir das 7 horas, no Alto Maron, na área central, e nos bairros de Fátima, Califórnia e Nova Califórnia, visitas domiciliares e o trabalho educativo junto às comunidades.

Os agentes usam as visitas para orientar os moradores a identificar e eliminar possíveis criadouros de larvas. Além disso, pedem que colaborem, denunciando possíveis casos de dengue e focos do mosquito.

“As famílias são nossas maiores parceiras no combate ao Aedes. Por isso, é importante que o morador receba bem os profissionais de saúde e permita que fiscalize quintais e dependências do domicílio para que possíveis focos do mosquito sejam tratados”, apela a chefe do Programa de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro.

O combate ao mosquito causador das arboviroses por meio de mutirões começou em dezembro do ano passado no São Caetano. Com o tema “Verão sem dengue”, os agentes visitam residências, orientam os moradores e fazem o bloqueio de área com o uso de inseticida. Na semana passada, o trabalho foi realizado nos bairros Mangabinha, Pedro Jerônimo, Fonseca e na Rua da Bananeira.  

Lucimar adiantou que os mutirões continuarão todas as sextas-feiras em novas áreas, seguindo o cronograma elaborado pelo Departamento de Vigilância em Saúde e que será divulgado semanalmente.  Ela alerta as pessoas que apresentarem sintomas da dengue ou outras arboviroses a procurarem a unidade de saúde de seu bairro.

Segundo ela, as notificações pós-consultas servem para o controle de casos e de focos do mosquito pelo Departamento de Vigilância à Saúde. “Com base nesses dados, direcionamos ações específicas que resultam no combate ao transmissor das arboviroses, evitando possível epidemia no município”, concluiu.

Prefeitura promove “Janeiro Branco” com profissionais que cuidam de transtorno mental
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, programou atividades internas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) para marcar o “Janeiro Branco”. As ações são voltadas para os profissionais de saúde que lidam com pacientes com transtornos mentais e consistem em palestras e orientações ministradas por psicólogos, psicoterapeutas, médicos e enfermeiros especializados.


A coordenadora do Departamento de Saúde, Náira Cruz, disse que é preciso cuidar de quem sabe e cuidar desses pacientes com transtornos mentais. Ela reforça o objetivo dos CAPs, que são centros de referência na promoção em saúde mental e trabalham com a proposta de um cuidado humanizado em liberdade.

Atualmente, as quatro unidades CAPs do município oferecem assistência às pessoas com transtornos mentais e contam com cerca de 60 profissionais de saúde que atendem mais de 9.300 pessoas cadastradas. Os pacientes vão desde crianças e adolescentes a dependentes químicos ou de álcool e aqueles que são vítimas de transtorno mental moderado ou grave.  

“O paciente com quadro grave de transtorno perde contato com a realidade, tem delírios, alucinações, isolamento social, alternância entre euforia e irritabilidade, ideação suicida dentre outros sintomas”,  explicou a coordenadora.

Em caso de surtos psicóticos, em que a pessoa oferece risco a outros ou a si mesmo, a orientação é acionar o SAMU-192 que conduzirá o paciente ao hospital para consulta psiquiátrica. “Esse paciente poderá ser internado em leito psiquiátrico e depois encaminhado a uma unidade CAPs ou ao Ambulatório Psicossocial,” orientou Náira Cruz.

Segundo ele,  o CAPs Infantil e Adulto, funciona na Rua J, nº 247, no Jardim Vitória, e atende criança ou adolescente, com idade abaixo de 18 anos . O CAPs Álcool e Drogas, na Rua E, nº 111, no Banco Raso, é destinado a pacientes de todas as idades, desde que sejam dependentes de álcool e drogas.

Já o  CAPS II, na Rua G, nº 100, no Jardim Alamar, atende pacientes de todas as idades portadores de transtornos mentais graves e persistentes. O município também conta com o Ambulatório Psicossocial, situado na  Avenida Félix Mendonça, nº 556, Bairro Góes Calmon, destinado ao atendimento de pacientes acima de 18 anos, com transtorno mental moderado.
Conquistas que trouxeram melhorias ao Hospital de Base em 2022

Muitas conquistas marcaram o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães em 2022, a começar pelo projeto de ampliação da unidade hospitalar, com a construção do anexo. Este foi um dos destaques no ano passado, quando o prefeito Augusto Castro (PSD) fez o anúncio da obra que será executada
em parceria com o Governo do Estado.

O Hospital de Base também recebeu novos equipamentos hospitalares de alta tecnologia, oriundos de emendas parlamentares e contrapartidas de convênios com instituições de ensino superior. Outro grande reforço para a assistência, foi a abertura de 10 novos leitos de Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI), outro compromisso do prefeito Augusto Castro.


Dois projetos importantes do Ministério da Saúde foram incorporados à unidade hospitalar: “LEAN nas Emergências” executado por consultores do Hospital da Beneficência Portuguesa/SP e o “Programa de Telemedicina” na CTI I, capitaneado pelo Hospital do Coração/SP.

A unidade hospitalar investiu bastante em educação e qualificação dos colaboradores, através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS). Ao todo, foram realizados 75 cursos e capacitações, com um total de 303 horas de aula aos participantes.

MAIS AÇÕES

Outros destacados acontecimentos  em 202 foram a retomada dos projetos “Momento Espiritual” e da “Roda de Gestão Boas Práticas de Governança” e criação do projeto “Prontuário Afetivo”, uma importante ferramenta para a assistência humanizada à saúde, que vai além do prontuário convencional na CTI II.

Também aconteceu a  chegada das primeiras turmas de alunos do curso de graduação em  Odontologia da Faculdade da Anhanguera e em Medicina da Faculdade Santo Agostinho Itabuna (FASA) em regime de internato. Além disso, dois profissionais de enfermagem da unidade receberam o Prêmio Anna Nery 2022.

Como principais eventos realizados no ano passado destacam-se: Semana de Enfermagem; Setembro Verde; Setembro Amarelo; Setembro Laranja; Aniversário do Hospital de Base; IX SIPAT; Dia Nacional do Doador de Sangue; palestras sobre doação de órgãos e apresentação dos resultados do Projeto LEAN nas Emergências.

No começo do ano passado também houve a atualização dos valores de progressão de Planos de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos funcionários efetivos e a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a realização de concurso público para provimento de cargos.
Boletim Covid-19


A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19.

De acordo com os dados, Itabuna registra 18 pacientes curados, 22 confirmados, sendo 04 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 00, e óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Servidoras denunciam mais casos de assédio, desta vez no Ministério da Justiça

Ofício cita investigação de diretores e ex-diretores pela fuga de Mossoró O Ministério da Justiça afirmou por meio de nota estar ciente das ...