terça-feira, 17 de janeiro de 2023

ITABUNA EM FOCO: Morre o empresário Edgar Margotto

 Hospital de Base prestou cerca de 70 mil atendimentos no ano passado

O ano de 2022 foi de grandes desafios, mas também de muitas conquistas para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. A unidade hospitalar, administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), tem recebido atenção especial da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD).

Pela primeira vez, em 24 anos, a unidade hospitalar recebe recursos da gestão municipal na ordem de quase R$ 35 milhões, anualmente por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através de contrato firmado entre o Fundo Municipal e o Hospital de Base.
 
O atendimento é 100% SUS e “portas abertas” para os serviços de urgência e emergência, com abrangência em mais de 150 municípios na macro e microrregião Sul da Bahia.
 
O Hospital de Base, que completa 25 anos de serviços prestados, é considerado um dos polos de saúde mais importantes, com mais de 20 especialidades médicas e referência nas áreas de ortopedia e traumatologia de Itabuna e região.

NÚMEROS

No ano passado foram prestados 69.631 atendimentos de urgência e emergência (ambulatoriais eletivos, internações e de imagens). Os números incluem 108 municípios baianos e 90 de outros estados (GO, SP, MG, ES, PE, TO, RJ, RO, AM, PA, MA e CE).

Foram realizadas 3.580 cirurgias eletivas e de urgência nas áreas de ortopedia, neurologia, vascular, bucomaxilo e cirurgia geral e 3.580 (média de 300 procedimentos/mês).

Ao todo foram 50 doações de órgãos realizados pela Organização de Procura de Órgãos – OPO Sul e  Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT/CIHDOTTs). Sendo  41 doações de córneas, com 82 pacientes contemplados, e nove doações de múltiplos órgãos com mais de 50 pacientes beneficiados.

MOÇÃO DE PESAR


Empresário  e ex-provedor
 da Santa Casa de misericórdia
deixa legado de amor a Itabuna

Com um misto de surpresa e muita tristeza, recebi no início desta noite a notícia do falecimento do empresário, pecuarista e ex-provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Edmar Margotto. Cidadão   empreendedor e exemplo de vida que adotou a nossa cidade com amor e paixão. 

Natural de Colatina, Espírito Santo, ele veio muito jovem para Itabuna para administrar a empresa Itadil. Aqui, foi membro do Rotary Club, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna por 14 anos, agraciado com o título de Cidadão Itabunense, recebeu diversas comendas por serviços prestados e também era sócio da Faculdade Santo Agostinho.

Edmar Margotto encontrava-se no Espírito Santo onde foi passar as festas de final de ano com a família. Ao fazer exames de rotina, constatou obstruções em artérias do coração e passou por cirurgia bem-sucedida. Porém, outras complicações clínicas agravaram seu quadro de saúde, ocasionando o óbito.

Edmar Margoto deixa viúva, a médica patologista Mércia Alves da Silva Margotto, os filhos Edmar Margotto Junior e Stefânia Silva Margotto. 

Por sua decisão, seu corpo será velado e sepultado no Mausoléu dos ex-provedores da centenária Santa Casa de Misericórdia de Itabuna no  Cemitério  do  Campo Santo.  

Rogamos a Deus, que conforte o coração dos familiares e de sua legião de amigos, ao tempo que também pedimos que receba sua alma em luz. 

Itabuna, Bahia, 17 de janeiro de 2023

Augusto Castro
Prefeito

Prefeitura divulga calendário de vacinação nesta semana 

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o calendário de vacinação até sexta-feira, dia 20, das 8 as 11 e das 13 às 16h contra o Covid-19 em todas unidades Básicas e de Saúde da Família.

Vale ressaltar que as unidades funcionam as ampolas são abertas até às 15h para evitar desperdício de doses. Nesta semana as UBS e USF encontram-se em desabastecimento da Coronavac,  Pfizer Pediátrica e Pfizer Baby.

Para a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, ocorre a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer. Já para adultos e idosos, a primeira, segunda, terceira ou quarta dose serão aplicadas em pessoas maiores de 18 anos sem comorbidade, conforme a disponibilidade na unidade.

Já para a vacinação de adultos, com idade a partir de 18 anos, com imunossupressão também haverá imunização da quinta dose. É importante ressaltar que o terceiro reforço ou quinta dose está prevista para portadores de imunossupressão que tenham feito a quarta dose num intervalo maior que 4 meses.

São consideradas comorbidade por imunossupressão: Imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas, pessoas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/AIDS.

E ainda, pessoas que fazem uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, pessoas que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune, doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

VACINAÇÃO DE ROTINA

De segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16h em todas Unidades de Saúde também são aplicadas as vacinas de rotina para todos os públicos (adolescentes, adultos e idosos).

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro de outras vacinas.

AÇÃO ESPECIAL PARA VACINAÇÃO DA FAMÍLIA

Nesta quarta-feira, dia 18, das 14 às 18h na Rede de Frio, no anexo à UBS José Maria de Magalhães Neto (antigo SESP),  no centro da cidade, ocorre ação especial para vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos contra o Covid-19 com as vacinas Coronavac, Pfizer e Oxford.

Para a vacinação, crianças de 3 e 4 anos serão imunizadas com a primeira ou segunda dose da Coronavac ou ainda, aplicação da segunda dose da Coronavac para crianças de 5 a 11 anos.

Já para a imunização de adolescentes, a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer ou ainda, a segunda dose da Coronavac. Já para a vacinação do Covid-19 de adultos e idosos, a vacinação da primeira, segunda ou terceira será aplicada em pessoas maiores de 18 anos sem comorbidade com a vacina da Pfizer ou Oxford ou segunda dose da Coronavac.

Para adultos ou idosos com comorbidade (imunossupressão) serão aplicadas da primeira à quinta dose das vacinas Pfizer ou Oxford.  É importante ressaltar que o terceiro reforço ou quinta dose está prevista para portadores de imunossupressão que tenham feito a quarta dose num intervalo maior que 4 meses.

São consideradas comorbidade por imunossupressão: Imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas, pessoas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/AIDS.

E ainda, pessoas que fazem uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, pessoas que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune, doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão do SUS e cartão de vacina com registros anteriores. Vale ressaltar que a criança/adolescente deve estar acompanhada do seu responsável.

COMUNICADO
Antiga base do Samu
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde, comunica a desmobilização, a partir desta terça-feira, dia 17, do Centro de Testagens Covid-19, em virtude da baixa no número de casos ativos da doença no município de Itabuna.

Por conta do aumento no número de casos, a unidade funcionou na antiga base do SAMU-192, na Avenida das Nações Unidas, desde 24 de novembro. Neste período, foram realizadas 3.914 testagens, das quais, 2.354 negativas (60%) e 1.560 positivas (40%).

De dezembro a janeiro, o número de casos positivos em Itabuna caiu de 39% para 2%, o que demonstra o controle da doença na cidade.

Mesmo desativando a Central de Testagem Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde reitera a necessidade dos  cuidados contra o Covid-19 para manter baixo o número de casos. A pessoa que apresentar sintomas por pelo menos 3 dias consecutivos poderá realizar a testagem na UPA 24 Horas, no Monte Cristo, após avaliação médica.

Boletim Covid-19

A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. 

De acordo com os dados, Itabuna registra 12 pacientes curados, 20 confirmados, sendo 08 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 00, e óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.

ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO:Prefeitura apóia a realização da 20ª. edição do Mutirão do Diabetes

“Desde o início da primeira gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), a Secretaria Municipal de Saúde apoia o Mutirão do Diabetes. A cada ano...