sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Previsão de chuvas em Ilhéus

Previsão de chuva permanece, e show da Banda Olodum é adiado novamente 

 

O mau tempo irá prevalecer em Ilhéus nos próximos dias. De acordo com informações da Defesa Civil, o acumulado de precipitações pode atingir 73 milímetros até a próxima quinta-feira (8). A previsão de temporais fez com a Prefeitura adiasse novamente o show da Banda Olodum no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães.


Ainda não há uma nova data para apresentação, que encerra as comemorações em alusão ao Novembro Negro. A recomendação da Defesa Civil visa garantir a segurança do público, dos artistas e das bandas confirmadas no evento. Também subirão ao palco a Banda Dilazenze, Banda Quizila, os artistas Cijay, Billyfat e convidados.


As equipes seguem monitorando a instabilidade do tempo e preparadas para atender possíveis ocorrências, principalmente em áreas de risco. O Município orienta os moradores que se mantenham atentos, em suas residências, observando indícios como desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras em imóveis.


O trabalho preventivo consiste em vistorias, elaboração de laudos técnicos, proteção provisória de taludes com lonas, entre outras ações. Em caso de emergência, a população deve entrar em contato através do número: (73) 98178-2255 - Defesa Civil.


Ilhéus realiza limpeza das praias para retirada de baronesas

 

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Secsurb) iniciou na última terça-feira (29) a retirada das baronesas acumuladas na areia das praias do Cristo, Avenida e nas praias do Sul, até o Cururupe. De acordo com João Aquino, titular da Secsurb, as plantas foram arrastadas devido ao aumento do volume de chuvas na região e a remoção acontecerá de forma responsável, respeitando a biodiversidade marinha.


O Município realiza a ação para reduzir a quantidade de baronesas que chegam às praias, antes do apodrecimento ou enraizamento da vegetação e para isso colocou em operação equipes de limpeza manual e mecanizada. Além das baronesas, resíduos como plástico, metal, madeira, isopor e outros, também entulham nas praias ilheenses.


Baronesas são plantas invasoras, que quando presentes em um rio indicam alto nível de poluição, bem como abrigam animais peçonhentos. Conforme a Secsurb, os servidores estão de prontidão para monitorar a situação. A Secretaria Especial de Meio Ambiente informa que a baronesa em geral é benéfica, pois auxilia na purificação da água.


O problema, segundo explica a pasta, começa quando a planta encontra um ambiente antropizado e se prolifera, apresentando um volume difícil de controlar e podendo causar prejuízos e transtornos ao chegar às praias da cidade.


O impacto é visual, mas também afeta o habitat de outros animais. “Intensificamos o trabalho, mas é importante lembrar que a população também precisa colaborar, evitando jogar lixo na faixa de areia e nas vias”, disse João Aquino.


Ele destacou que além da orla, o serviço se estende para os bairros, com coleta regular de lixo, varrição, retirada de entulhos, roçagem, raspagem, pintura de meios-fios, poda de árvore e reparos na iluminação pública.

...

Aplicação da 5ª dose da vacina contra a Covid-19 

 

A Prefeitura de Ilhéus iniciou a aplicação da 5ª dose exclusivamente para imunossuprimidos. Estão aptas a tomar o imunizante pessoas maiores de 18 anos que receberam a 4ª dose há pelo menos quatro meses. O público deve comparecer às unidades de saúde previamente informadas, conforme horário de funcionamento das salas de imunização.

É importante a apresentação do documento de identificação com foto e do cartão de vacinação. Conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), os imunossuprimidos habilitados a tomar a 5ª dose são:

- pessoas imunodeficiência grave;

- pessoas que estão em processo de quimioterapia para câncer;

- transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas;

- imunossupressoras;

- pessoas vivendo com HIV/AIDS;

- pessoas que fazem uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias e de drogas modificadoras da resposta imune;

- pessoas com doenças autoinflamatórias e doenças intestinais inflamatórias;

- pacientes em hemodiálise;

- pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

Para receber a dose do imunizante também é necessário apresentar laudo ou atestado médico comprovando a condição. A Prefeitura lembra que a imunização é a forma mais eficaz para evitar o aumento de casos, internações e óbitos em decorrência da Covid-19.


 Covid-19: triagem é realizada na UPA da Esperança e no PA da Zona Sul

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa à população que o fluxo de atendimento na rede municipal aos casos suspeitos e confirmados da Covid-19 está sendo direcionado à UPA da Esperança e ao Pronto Atendimento (PA) da Zona Sul, ambos com sala de observação e de isolamento específico para pacientes com diagnóstico positivo para a doença.

O paciente positivo, que necessita de internação hospitalar, passa por inserção no Sistema de Regulação do Estado (SUREM),  permanecendo na unidade até liberação da vaga.


Conforme a Sesau, a coleta de RT-PCR (Swab) é feita em dias específicos e os testes rápidos são realizados 24 horas, todos os dias da semana. As pessoas com sintoma gripal ou distúrbio respiratório devem buscar atendimento apenas nas unidades de saúde mencionadas. Os exames são realizados após a triagem.


O boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (29) contabiliza 25.208 pessoas curadas e 270 infectadas pela Covid-19. Dos atuais 10 leitos de UTI habilitados, 1 está ocupado com paciente de Ilhéus e 8 abrigam pacientes oriundos de outras cidades baianas. No último sábado (26), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou a detecção de linhagem BQ.1 da variante Ômicron em amostras coletadas no município.

Ascom/Contato


...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Secretaria de Políticas para Mulheres firma parcerias para acolhimento e capacitação profissional

Ações em parceria com Sebrae, Senai e Faculdade de Ilhéus atenderá mulheres em situação de vulnerabilidade A Secretária de Políticas Pública...