quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Legislativo respalda maior velocidade de internet em Itabuna

Francisco
Foi devidamente aprovado, após ajustes, o projeto que garante normas para instalação e licenciamento das estações transmissoras de radiocomunicação (ETR) e afins, em Itabuna. A proposta, assinada pelo vereador Francisco Santos, não respalda apenas o 5G, mas todas as velocidades que forem autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) para transmissão de dados.
Mesa diretora

“Fico muito feliz, por dar discernimento a mim e ao meu advogado, Diego Gonzaga, que me encaminhou esse projeto. Veio para ajudar o município na arrecadação de recursos. Vai dar mais velocidade a alguns órgãos, como saúde e educação. Agradeço a todos que votaram favorável; dos 417 municípios, Itabuna está sendo pioneira nesse projeto, que vai dar celeridade na internet”, comentou Francisco.

A relatora, Wilma de Oliveira (PCdoB), destacou que foram sanadas todas as incompatibilidades, para que a matéria pudesse tramitar seguindo os ritos legais. “É um projeto complexo, que traz nova perspectiva; vai trazer benefício para a cidade do ponto de vista do desenvolvimento”, completou a vereadora.

Permuta

Ainda na sessão de quarta-feira (30), a Câmara autoriza permuta de área do município com a Juri Empreendimentos LTDA. Localizada no bairro Maria Matos, a propriedade tem 506,35m² (quinhentos e seis metros quadrados e trinta e cinco centímetros). O projeto ora aprovado faz uma correção na Lei 2.563/2021, inclusive redimensionando o tamanho do terreno.

Convocações para discussão de transporte e água

A série de queixas da população ao sistema de transporte e ao reajuste na conta de água em Itabuna motiva convocações na Câmara de Vereadores. Conforme decidido por unanimidade, deverão prestar esclarecimentos o secretário de Transportes, Thales Silva, e o proprietário ou representante da empresa Atlântico, responsável pelos coletivos. Eles deverão comparecer às 9 horas da manhã de quinta-feira (7).

Já às 15 horas daquele mesmo dia, é esperado o presidente da Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento), Raymundo Mendes Filho. O anunciado aumento de 9,95% na tarifa provoca reclamações constantes, inclusive pelo abastecimento precário em alguns bairros. “O povo não está aguentando a água cara do jeito que está”, afirmou Gilson da Oficina (PL).

Defensor da convocação no transporte, o vereador Ronaldão (PL) citou a redução da frota de 93 para 65 ônibus, o que tem provocado atrasos. “O serviço está péssimo e não há resposta da empresa; todos os dias quebra um ônibus, todos os dias tem ônibus parado nas artérias principais da cidade, porque não tem condições de uso. A população está sofrendo”, criticou o edil.

Na mesma linha, edis como Manoel Porfírio (PT) e Dando Leone (PDT) lembraram a indignação dos itabunenses. O presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD), mediou a discussão, destacou que a Mesa Diretora acompanha a decisão do plenário e todos aguardam os esclarecimentos dos convocados.

Ascom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Joso Roma ao lado de Chico França dá palestra em itabuna

Rampa da Camara de Itabuna O ex-deputado federal, ministro do governo Bolsonaro,  e presidente do PL no estado da Bahia, João Roma, foi ovac...