quarta-feira, 30 de novembro de 2022

ITABUNA EM FOCO: VISITAS SUSPENSAS NO HOSPITAL DE BASE

Confirmado para domingo a semifinal do Interbairros no estádio Fernando Gomes

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, sorteou  a ordem dos jogos da semifinal do Campeonato Interbairros de Futebol na manhã desta quarta-feira, 30. As partidas acontecem no próximo domingo, dia 4, no Estádio Luiz Viana Filho, Itabunão, com a primeira, Pedro Jerônimo x Califórnia, às 8h30min, e  Nova Ferradas x Vila Anália, às 10h30mim. 


O titular da Secretaria de Esportes e Lazer, José Alcântara Pelleglrini, durante o encontro com seus técnicos disse que a partir do encerramento dessa penúltima partida domingo, já é hora de se programar para a grande final da competição no próximo dia 11 de dezembro também no Itabunão. 

“Não tenho dúvida de que será mais um momento importante de união, alegria e de uma grande conquista por realizarmos,  com tranquilidade e segurança, um campeonato do porte do Interbairros. Mais de mil atletas participaram do certame que, além de atrair grande e fiel público, reuniu inúmeras famílias nas partidas realizadas nas manhãs de domingo. Antecipadamente garanto que foi um sucesso muito gratificante” opinou o secretário de Esportes e Lazer. 

Pellegrini aproveitou também para ressaltar o nível técnico e profissional  dos atletas que segundo ele demonstraram  seriedade e  compromisso ao longo de quase três meses de jogos. “Desde o início da competição, no  mês de setembro, cada seleção soube representar com zelo, empenho, dedicação e respeito seu bairro e nossa cidade”, concluiu o secretário.

 Educação reúne gestores  para  Encontro de Formação

Sec, Junior Brandão
Gestores da Secretaria Municipal da Educação participam  de um Encontro de Formação que acontece no auditório do CISO, em Itabuna, nesta quarta-feira, dia 30. O evento, organizado pelo Departamento de Educação Básica e pela equipe de Fortalecimento à Gestão Democrática tem como tema “Construindo as Competências atuais da Gestão democrática”.

O objetivo é proporcionar momentos de aprendizagem, reflexão e discussão coletiva para os gestores da Rede Municipal de Ensino, possibilitando uma transformação pedagógica. O secretário da Educação, professor Josué de Souza Brandão Júnior, ressalta a importância da política de formação continuada disponibilizada para gestores (diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos).


Para ele, as capacitações cumprem a Proposta Político-Pedagógica do município de Itabuna, intitulada: “Pelo Direito de Aprender”. De acordo com a Diretora do Departamento de Educação Básica, professora Elioenai Farias, durante o dia os gestores terão acesso a informações técnicas e administrativas que são necessárias ao encerramento do ano letivo de 2022 e a estudos fundamentais para o exercício da função de diretor e vice-diretor na Rede Municipal de Ensino.

 Dia D de mobilização contra a dengue 

A Prefeitura de Itabuna promoverá ação de conscientização contra a dengue nesta sexta-feira, dia 2, das 8 às 12 horas. A mobilização pela Divisão de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde acontecerá na Avenida do Cinquentenário, com saída do Jardim do Ó, integrando o cronograma de atuação dos Agentes de Combate às Endemias (ACE).

O Dia D da Dengue é realizado anualmente e engloba uma série de atividades complementando as ações executadas ao longo do ano pelos Agentes de Endemias (ACE). O objetivo da ação desta sexta-feira é promover a conscientização da população sobre os cuidados contra o Aedes aegypti, causador da dengue, em especial, neste período chuvoso em que há proliferação do mosquito pelo acúmulo de água em recipientes.

Há três semanas, os Agentes de Endemias têm intensificado as ações nos bairros com maiores índices de infestação. Localidades Fonseca, Santa Clara, Bananeira, Novo São Caetano, Castália, Monte Cristo, Góes Calmon, Maria Matos, Fernando Gomes, Parque Verde e Nova Califórnia são alguns dos bairros já visitados pelos ACEs nos últimos dias.

Neste ano, a Divisão de Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde já garantiu a cobertura de mais de 85% dos imóveis, sendo realizadas 2.102 notificações, número duas vezes maior que ano passado (800).  Este já é o quinto ciclo de ações e visitas dos agentes nas comunidades.

A coordenadora da Divisão de Endemias, Lucimar Ribeiro, destaca os esforços ao longo da atual gestão contra a dengue. “As ações para com a saúde de Itabuna têm sido incentivadas graças aos esforços e reconhecimento do prefeito Augusto Castro. Somente no ano passado, reduzimos de 8,2 para 3,4 a infestação no município de acordo o LIRAa”, comentou 

Segundo ele, os Agentes de Combate às Endemias não têm medido esforços na luta contra o Aedes aegypti, com ações desde educação e conscientização nas ruas, como com Pit-Stop, até visitas nos domicílios orientando as pessoas a cuidar dos quintais”, lembrou. Também não deixar água acumulada em recipientes, usar repelentes, tampar caixas d'água, dentre outros métodos. Por isso, nossa caminhada visa conscientizar a população sobre as formas de prevenção,” finalizou.

 Divulgada programação do Dezembro Vermelho 
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), do Departamento de Vigilância em Saúde, divulga ações relativas à Campanha Dezembro Vermelho, mês de conscientização e prevenção ao HIV/Aids e ISTs.

No Brasil, a campanha foi instituída pela Lei n°13.504/2017, tendo como mote a conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) e de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O mês de dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à AIDS, no dia 1°.

Em Itabuna, a campanha consiste em ações educativas nas Unidades Básicas e  de Saúde da Família como salas de espera, bem como monitoramento e suporte do CERPAT para realização de testagens.  No próximo dia 5  também haverá sala de espera e aconselhamentos aos pacientes assistidos pelo CERPAT seguindo os protocolos contra a Covid-19. 

Já no dia 7, ocorrerá ação externa para distribuição de preservativos feminino e masculino. No dia 8, haverá ação na comunidade de Itamaracá, com a distribuição de preservativos e testagens, bem como, orientações do médico urologista Julio Brito. 

No dia 13, haverá ação de testagem rápida no Núcleo de Assistência e Atividades Psicológicas em Saúde (NAAPS). No dia 15, as distribuições de preservativos, aconselhamentos e testagens vão ocorrer na Vila de Mutuns, também com a participação do médico Julio Brito, e na Creche Irmã Margarida, no Bairro Maria Pinheiro. 

Já no dia 16, a Associação dos Fibromiálgicos de Itabuna e Região (AFIR) vai promover uma amostra solidária em parceria com o CERPAT com testagens rápidas, distribuição de preservativos e aconselhamentos. No mesmo dia, também ocorre palestra no Hospital Calixto Midlej com o tema “Comportamento Seguro e Hepatites Virais”.. 

Por fim, no dia 22, vai acontecer aconselhamento do médico Júlio Brito, distribuição de preservativos e testagens na 5ª CIRETRAN,  no Complexo Policial de Itabuna, no Jardim Primavera. A coordenadora do CERPAT, Fernanda Barros, destaca a importância destes momentos para conscientização da prevenção e tratamento precoce das doenças. 

“No CERPAT, somente neste ano já foram 140 casos positivados para HIV. Atualmente, assistimos 2.212 pacientes de Itabuna e dos demais 21 municípios pactuados pelo SUS. Por isso, promovemos não somente em dezembro, mas durante todo o ano a importância da prevenção, da educação sexual e do tratamento precoce que são os principais aliados na luta contra a AIDS”, concluiu.


 Grupo Escolar Municipal Leonor Pacheco requalificado

Após 34 anos sem qualquer tipo de intervenção de manutenção ou de melhoria em sua estrutura física, o Grupo Escolar Municipal Leonor Santos Pacheco está passando por obras de reforma. É o Programa de Requalificação de Unidades Escolares executado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação. 

Situada no Bairro Maria Matos (Rua de Palha), na zona oeste da cidade, a unidade de ensino atende cerca de 200 alunos, com idades entre 4 e 11 anos, nos segmentos da pré-escola e do 4º e 5º ano do ensino fundamental. 
Segundo informou o diretor de Infraestrutura da Secretaria da Educação, professor Eugênio Abreu, além de mais de três décadas sem intervenções da Administração Municipal, a Escola Leonor Pacheco também foi bastante prejudicada com a enchente de dezembro do ano passado. Ele ressalta que a invasão das águas danificou e comprometeu a segurança da estrutura física da escola. 
Por determinação do prefeito Augusto Castro (PSD), a unidade de ensino da Rua de Palha foi incluída no Programa de Requalificação, que vem sendo desenvolvido desde o ano passado. A previsão, de acordo com o diretor de Infraestrutura, é que até janeiro de 2023 um total de 47 escolas sejam entregues tanto no setor urbano como do campo.

“O prefeito Augusto Castro e o secretário da Educação, professor Júnior Brandão, têm demonstrado grande preocupação com a requalificação desta unidade escolar pelos danos sofridos durante a enchente. 

A gestão também tem trabalhado de maneira efetiva para que Itabuna tenha 100% de suas escolas municipais requalificadas, aptas e seguras para receber os alunos e os profissionais da educação no início do próximo ano letivo”, afirmou o professor Eugênio Abreu. 
Boletim Covid-19 

 A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal

de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 3.611 pacientes curados, 4.213 confirmados, sendo 582 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 09; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 17, e óbitos descartados, 03.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. 


 NOTA

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde (FASI), através da sua Diretoria - Executiva, Diretoria Médica e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), informa que estão temporariamente suspensas todas as visitas sociais aos pacientes internados na instituição.

A medida passou a valer ontem, dia 29, diante do aumento do número de casos de Covid-19 que vem sendo registrado em todo o Brasil nos últimos dias. O objetivo é conter a disseminação do coronavírus no ambiente hospitalar.

Estão liberados apenas acompanhantes para casos previstos em lei: pacientes idosos, pacientes com deficiência física e comprometimento psíquico. Os acompanhantes devem apresentar cartão de vacina com no mínimo duas doses, conforme o Decreto nº 21.744, de 28 de novembro de 2022, do Governo do Estado da Bahia. O uso de máscaras de proteção dentro da unidade hospitalar permanece obrigatório.

Ascom/Prefeitura de Itabuna


Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...