Defesa Civil de Itabuna mantém alerta às famílias ribeirinhas após a elevação do Rio Cachoeira
Nível do Rio Cachoeira subiu mais de 5,5 metros na zona central de Itabuna. Fotos: Ascom |
Diante da intensidade das chuvas nas últimas 12 horas, a Prefeitura de Itabuna, com um empenho muito grande do Prefeito Augusto Castro, mantém equipes de prontidão na manhã desta sexta-feira, dia 2. Além disso, a Superintendência de Serviços Públicos, da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo e a Defesa Civil monitoram os pontos de alagamentos, com a imediata desobstrução de redes pluviais.
Por determinação do prefeito Augusto Castro, a Superintendência de Serviços Públicos destinou frota de 15 caçambas, caminhões, escavadeiras e retroescavadeiras para atender as necessidades da população, particularmente dos bairros da zona oeste, a exemplo do Nova Itabuna, Maria Matos (Rua de Palha), Ferradas e Nova Ferradas. As chamadas podem ser feitas pelo contato da Defesa Civil 199.
O diretor de Obras da Superintendência de Serviços Públicos, Franklin Pereira dos Santos, explica que os trabalhos seguem num ritmo intenso mesmo sob as fortes chuvas que têm atingido a cidade desde o final da tarde de ontem, dia 1º.
Técnicos da defesa civil monitoram as águas do rio Cachoeira |
“Estamos com nossas equipes de plantão e nas ruas, visitando locais que apresentam recorrentes alagamentos, bem como indo aos pontos em que a população informa sobre situações semelhantes. Já limpamos bueiros, mas estamos refazendo esse trabalho porque devido ao grande volume de água sujeira das ruas é carreada, como é o caso do Jardim Primavera e centro da cidade”, explica Franklin dos Santos.
O diretor de Obras ainda explica que em alguns casos, os alagamentos têm ocorrido pelo grande volume de águas pluviais e não pela sujeira de bueiros. “Aliada a essa ação, continuamos limpando os canais de macrodrenagem. Neste momento, temos duas equipes fazendo esse trabalho nos canais dos bairros Novo São Caetano e Vila Anália”, informa.
ITABUNA EM FOCO:
Prefeitura promove capacitação sobre a Nova Lei de Licitações
Atualização - às 18h30 - A Prefeitura de Itabuna realizou na manhã desta sexta-feira, dia 2, no auditório das Faculdades Santo Agostinho (FASA), uma capacitação sobre a nova legislação de licitação ( Lei nº 14.133/2021). O tema foi “Curso da Nova Lei de Licitação e Contratação Pública para Aprimoramento e Atualização de Conhecimento para Licitantes”.Alessandro Prazeres Macedo
Organizado pelo Comitê Técnico-Jurídico da Prefeitura de Itabuna, o curso teve como palestrante Alessandro Prazeres Macedo, auditor do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA). A coordenadora do Comitê e subsecretária municipal de Gestão e Inovação, Verônica Silva Brandão, explica que o Comitê foi instituído com o intuito de promover meios para que os servidores públicos do município que trabalham diretamente com processos licitatórios possam adquirir os conhecimentos necessários sobre a nova legislação.
“A legislação concede um período de dois anos para que todos possam se adequar. Mas, optamos por nos adequar já. O trabalho do Comitê Técnico-Jurídico está focado em quatro eixos: Regulamentação da Nova Lei nº 14.133/2021, por meio de Decreto Municipal; Desenvolvimento de atos normativos e de fluxo de processos; Modelos de documentos que são necessários no processo; e o quarto eixo que são as capacitações”, esclarece a subsecretária Verônica Brandão.
O secretário da Educação de Itabuna, professor Josué Brandão Júnior, visitou na manhã de terça-feira, dia 29, a Escola Virgínia Mars e a sede da MARS – Centro de Ciência do Cacau, no município de Barro Preto. A visita aconteceu durante a realização do Programa Cacau para Gerações na Escola.
O objetivo foi conhecer os resultados a partir da inserção de duas novas disciplinas na matriz curricular da referida escola, relacionadas ao cacau e ao meio ambiente. Durante a visita, o secretário assistiu apresentações culturais, danças e exposições realizadas pelos estudantes, que participam do Programa Cacau para Gerações na Escola.
No foco das apresentações estavam os resultados práticos da aprendizagem ligada às disciplinas Cacau para Gerações e Meio Ambiente, que foram absorvidas pelos estudantes durante este ano letivo de 2022.
Foram trabalhados quatro temas, sendo eles: “A História do Cacau”, “A Uruçu Amarela e a Sustentabilidade da Cabruca”, “A Polinização do Cacau” e “A Importância do Cuidado com Relação à Extinção dos Animais Silvestres”. A Escola Municipal Virginia Mars atende alunos que estão cursando desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental II.
“Ficamos muito impressionados com o tamanho da responsabilidade educacional e social que uma empresa estrangeira vem assumindo em nossa região. Além de desenvolver pesquisa para o melhoramento do fruto do cacau, ela não descuida das questões ambientais, bem como de questões relacionadas ao empoderamento feminino e a diminuição do gás carbônico”, declarou Júnior Brandão.
Ao final da visita, o secretário da Educação, agradeceu em nome do prefeito Augusto Castro, à líder comunitária e relações públicas da MARS, Luíza Santos, pelo convite e parabenizou a iniciativa inovadora, que tem a parceria da Prefeitura de Barro Preto.
Através do Programa, estudantes da zona rural contam com o espaço educativo e ensino de qualidade em tempo integral para que possam ingressar no ensino médio devidamente capacitados, alcançando, posteriormente, o nível superior.
OPO Sul do Hospital de Base promove palestra sobre doação de órgãos na UniFTC
A Organização de Procura de Órgãos (OPO) Sul no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, realizou uma palestra sobre o Programa de Doação de Órgãos, em parceria com a Uni FTC Itabuna. O evento aconteceu no auditório da instituição de ensino superior.
O objetivo foi falar do Programa de Doação de Órgãos como política de saúde e o evento contou com a participação de cerca de 160 alunos dos cursos de Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Medicina Veterinária e Psicologia. As professoras do curso de Farmácia da UniFTC, Dioney Guimarães e Mayara de Jesus, foram as incentivadoras da ação.
Dioney, que também é coordenadora da Farmácia Hospitalar do Hospital de Base, disse que “a ideia foi motivar os jovens a serem doadores e multiplicadores deste lindo ato de amor”. A palestra foi ministrada pelos enfermeiros da OPO Sul Jadson Galvão e Jeferson Alves e integrou uma das atividades da matéria interdisciplinar de Políticas de Saúde e Saúde Coletiva da faculdade.
A coordenadora da OPO Sul do Hospital de Base, Silvana Batista, destacou que as palestras são muito importantes para esclarecer sobre o processo de doação de órgãos. “A gente atribui a negativa das famílias à falta de informações mais detalhadas”, enfatizou.
Para participar da palestra, os alunos contribuíram com a doação de gêneros alimentícios e materiais de higiene. Os alimentos, serão entregues pelo Conselho Municipal de Saúde para três instituições: Fundação Dr. Baldoíno Lopes De Azevedo, Albergue Bezerra de Menezes e Associação de Pais e Amigos do Autista de Itabuna (AMA Itabuna).
Já os itens de higiene, serão destinados para acompanhantes de pacientes do Hospital de Base que chegam de outros municípios.
Boletim Covid-19
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável