quarta-feira, 28 de setembro de 2022

ITABUNA EM FOCO

18º Mutirão do Diabetes utilizará recursos de última geração no atendimento à população

Retinografia Digital com uso de algoritmo de Inteligência Artificial e a emissão de laudos utilizando a tecnologia da Telemedicina são duas das

novidades que estarão disponíveis no atendimento ao público do sul da Bahia durante o 18º Mutirão do Diabetes de Itabuna, que acontecerá no dia 18 de novembro, no espaço da Terceira Via Hall.A informação foi repassada ao prefeito Augusto Castro nesta terça-feira, 27, pelo médico oftalmologista Rafael Andrade, do Hospital Beira Rio e presidente da Organização Não Governamental Unidos Pelo Diabetes, responsável pela organização e coordenação do Mutirão. Na oportunidade, foi assinado um protocolo de intenção de parceria com a Prefeitura Municipal.

Realizado há 18 anos em Itabuna, o evento é referência para outras 32 cidades que promovem ações semelhantes e diversas regiões do Brasil.

Segundo explicou o médico Rafael Andrade, além do uso de tecnologia de

ponta, será realizado o exame do pé diabético e o mapeamento de retina.

Os pacientes que forem triados e identificados no dia 18 de novembro com o diabéticos em estágio grave serão submetidos à avaliação bioquímica, cardiológica, nefrológica e angiológica, na segunda fase do atendimento.

Rafael Andrade destacou que durante os dois anos de pandemia da Covid – 2020 e 2021 – o projeto do Mutirão do Diabetes teve que ser modificado e adaptado para um novo modelo controlado, respeitando as questões de distanciamento social e todos os demais protocolos de segurança sanitária. Ele destaca ainda que o novo espaço onde acontecerá o Mutirão permitirá uma melhor logística de atendimento ao público, com mais conforto e segurança.

“Tivemos que trazer para esta realidade recursos como o da telemedicina para mantermos a capacidade de atendimento de forma segura, levando em consideração que, mesmo com a pandemia da Covid-19, os novos casos de diabetes não deixaram de surgir e os pacientes acometidos pela doença precisavam o quanto antes ter acesso ao tratamento”, disse.

O médico elogiou a decisão do prefeito Augusto Castro de mais uma vez abraçar a causa pela realização do 18º Mutirão do Diabetes, colocando à disposição toda infraestrutura da máquina administrativa para que o evento aconteça com o mesmo sucesso que tem marcada as edições anteriores.

Apoio iirrestrito do Prefeito Augusto Castro  ao Mutirão 

 

Durante a solenidade de assinatura do protocolo de intenção de parceria entre a Prefeitura de Itabuna e a Organização Não Governamental Unidos Pelo Diabetes para a realização do 18º Mutirão do Diabetes, na tarde da última terça-feira, 27, no Centro Administrativo Municipal, o prefeito Augusto Castro ressaltou a importância do evento que acontecerá no dia 18 de novembro próximo.

“A nossa preocupação enquanto gestores públicos é cuidar das pessoas. E é justamente neste contexto do cuidado que se enquadra o Mutirão do Diabetes de Itabuna. É um evento de extrema relevância para minimizar os graves danos à saúde causadas pelo diabetes, colocando a cidade em destaque no cenário nacional como um município que trabalha na prevenção da doença”, afirma o chefe do executivo itabunense.

 O 18º Mutirão integra o calendário de atividades programadas para o Novembro Azul, que tem como lema “Unidos Pelo Diabetes em Ação”. O ato de assinatura contou com a presença da secretária e da subsecretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar e Lânia Peixoto; do secretário de Esporte e Lazer, Alcântara Pelegrini; e do secretário de Relações Institucionais e Comunicação Social, Thiago Barra.

Representando o Hospital Beira Rio e a ONG Unidos Pelo Diabetes, estava o Superintendente Médico do hospital e Presidente da ONG, Dr Rafael Andrade. Além de destacar a relevância do evento, Augusto Castro assegurou total apoio do governo municipal ao Mutirão do Diabetes, que é realizado em Itabuna desde o ano de 2004. “É uma iniciativa de uma OGN e do Hospital Beira Rio que tem uma dimensão regional, ofertando atendimento e benefícios para a população do Sul da Bahia. Por estes aspectos e pelos impactos positivos que o Mutirão do Diabetes gera na Rede de Atenção Básica tornar-se imprescindível o nosso irrestrito apoio”, disse o prefeito.

Para a secretária de Saúde, Lívia Mendes, o evento tem uma importância muito grande, um impacto significativo na população itabunense por contribuir no rastreamento dos pacientes portadores de diabetes que, eventualmente, ainda não tinham conhecimento da enfermidade. “Desta maneira, mantermos esta parceria com a ONG Unidos pelo Diabetes para a realização do Mutirão nos ajuda na identificação e no tratamento precoce dos pacientes portadores da doença”.

E completa: “Assim é possível evitar complicações à saúde como lesões na retina e comprometimento de membros inferiores que, em casos mais graves, podem levar à perda da visão ou amputações. Então, através do Mutirão conseguimos atingir um grande número de pessoas, permitindo o tratamento inicial e o acompanhamento da Rede Primária de Saúde”, finalizou a Lívia Mendes.

 

Intensifica campanha de vacinação contra a Poliomielite



A Prefeitura de Itabuna intensificou nesta quarta-feira (28), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Uma ação especial foi realizada pela Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, na UniFTC

com o objetivo de atingir a meta de vacinação das crianças contra a Poliomielite e também completar o esquema vacinal contra o covid-19 de crianças e adultos.


A campanha foi prorrogada até a próxima sexta-feira, 30. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. De acordo com dados da Coordenação da Rede Frio, em Itabuna, apenas 41,65% das crianças com idade entre 1 e 4 anos foram imunizadas contra a Poliomielite, o que representa 9.909 mil crianças.


O Brasil está entre os oito países da América Latina que pode voltar a ter registros da doença por conta da baixa cobertura vacinal. “É só uma gotinha que protege contra as sequelas da pólio, entre elas, a paralisia dos membros inferiores” alerta Camila Brito, coordenadora da Rede Frio. A dona de casa Flávia Bastos levou o filho Joaquim, de 3 anos, para atualizar o caderneta de vacina. “Vacinar nossos filhos é muito importante porque eles ficam protegidos”, disse.

 

Escolas da Rede Municipal serão entregues na sexta-feira à Justiça Eleitoral 

 

A Secretaria Municipal da Educação entregará na sexta-feira, 30, à Justiça Eleitoral de Itabuna, as 21 escolas da Rede Municipal de Ensino que serão utilizadas como seção eleitoral durante as eleições presidenciais do próximo domingo, 02.

Os alunos da Rede Municipal de Ensino que estudam nestas unidades só terão aula até esta quinta-feira (29). O retorno está previsto para segunda-feira, dia 3, segundo o diretor de Infraestrutura da Secretaria de Educação, Eugênio Abreu.

Eugênio Abreu informa também que algumas seções foram alteradas, a exemplo das que funcionavam no Colégio Amélio Cordier, no Bairro Santa Inês, passam para o Grupo Escolar Paulo Tanuti, no mesmo bairro. Já as sessões do Colégio Ana Francisca, em Ferradas, funcionarão no Grupo Escolar Florípedes Menezes, em Nova Ferradas.

Os eleitores que votaram nas últimas eleições na Escola Municipal Humberto de Alencar Castelo Branco votarão este ano no Salão da Igreja Adventista do 7º. Dia, no bairro de Fátima. O Diretor de Infraestrutura informa ainda que para facilitar a identificação serão fixadas faixas nas escolas que foram substituídas, indicando o novo local de votação.

 “Não poupamos esforços para oferecer um espaço adequado, organizado e em boas condições físicas tanto os que estarão a serviço da Justiça Eleitoral quanto para os eleitores”, comenta Eugênio Abreu.


Asvom/Prefeitura de Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Donald Trump volta à Casa Branca após quatro anos

Candidato republicano a presidente dos Estados Unidos vence Kamala Harris e retorna ao cargo que deixou em 2021 Donald Trump Do - Diario do ...