quinta-feira, 4 de agosto de 2022

ITABUNA EM FOCO

FICC promove votação online do Troféu Ita Pedro o9



A Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), está promovendo a premiação de artistas e bandas que se apresentaram no Ita Pedro - Melhor São Pedro de Todos Os Tempos, que aconteceu de 30 de junho a 3 de julho. A votação popular está disponível na Bio do Instagram do Ita Pedro até esta sexta-feira, dia 5. 

Ao todo, são três categorias que recebem a votação: Ouro da Casa, Melhor Show e Atração Revelação. Na categoria Ouro da Casa, estão concorrendo  locais, dentre eles: Cacau com Leite, Cris Lima, Pegada X, Kaio Oliveira, Neto LX, Lordão, Sinho Ferrary, Noberto Curvelo, Trio da Huanna e Neto Gasparzinho. 

Na categoria Melhor Show: as bandas e artistas nacionais: Alcymar Monteiro, Zé Vaqueiro, Harmonia do Samba, MC Rogerinho, Batista Lima, Solange Almeida, Tarcísio Acordeon, Eber Lima e Miguel, João Gomes, Marcynho Sensação, Lá Fúria, Kart Love, Bell Marques e Thiago Brava.
 
Na categoria Atração Revelação, à premiação concorrem: Cris Mel, Originais do Forró, A Tarraxada, Pegada X e Cristal Som. 

“A ideia é justamente consolidar ainda mais a marca Ita Pedro - Melhor São Pedro de Todos Os Tempos. Todo grande evento sempre tem uma marca para fixar”, disse o diretor-presidente da FICC, Aldo Rebouças. 

Segundo ele, “essa premiação é concedida de forma simbólica, mas expressa aquele momento em que esses artistas e bandas estiveram na nossa cidade e se apresentaram. Para os artistas locais e da região é mais uma valorização e reconhecimento”, acrescentou.  

O titular da FICC completa que o Ita Pedro foi um grande evento, uma marca que já nasceu grandiosa, inclusive concorre a um título de um dos grandes eventos juninos realizados no Nordeste e não apenas no sul da Bahia.

Audiência pública para discutir Lei Orçamentária Anual 2023

Uma audiência pública nesta quinta-feira, dia 4, na Câmara de Vereadores, promovida pela Secretaria da Fazenda e Orçamento da Prefeitura de Itabuna, discutiu a Lei Orçamentária Anual (LOA) do exercício financeiro de 2023. O encontro reuniu representantes do executivo municipal e representantes do Legislativo, Conselho dos Direitos da Mulher de Itabuna e da comunidade.

Inicialmente o consultor técnico contábil Clayton Dantas fez uma explanação sobre a LOA para explicar  que a Lei tem a finalidade de estabelecer metas e prioridades para o exercício financeiro do ano seguinte, além de orientar na elaboração da proposta orçamentária.

Segundo o supervisor do Departamento Financeiro e Orçamentário da Secretaria da Fazenda, João Pereira Xavier Neto, a receita prevista para o exercício financeiro do próximo ano é de cerca de R$ 900 milhões. No ano passado, a previsão foi de R$ 698 milhões.

“Essa lei é elaborada com base nas diretrizes anteriormente apontadas pelo Plano Plurianual (PPA) e pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), definidos pelo Poder Executivo, a partir de discussões com a comunidade”, justificou.

João Xavier afirmou que a audiência pública é importante porque assegura a participação de diversos setores da sociedade na discussão do orçamento municipal, sendo mais um canal de diálogo. “Dessa forma, se permite que o Executivo possa construir um orçamento participativo e democrático, que atenda às necessidades do município”, disse.

Vândalos furtam fiação de cobre da Areninha em construção na Avenida Fernando Cordier


Imagens da câmera de monitoramento, instaladas no entorno da Areninha, que está sendo construída pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), na Avenida Fernando Cordier, Centro, em parceria com a Prefeitura de Itabuna, ajudarão a Polícia Civil a identificar os autores de um furto que ocorreu na obra na madrugada de hoje, dia 4. 

A fiação de cobre que garantia ao equipamento esportivo a instalação elétrica dos refletores e que havia sido concluída no dia anterior havia sido furtada. O fato foi descoberto logo que os trabalhadores chegaram à obra pela manhã. A Areninha está em fase final para que seja entregue aos desportistas e à população nos próximos dias.

Seminário reúne 90 participantes e abre diálogo para formação do Polo Moveleiro 


Cerca de 90 profissionais da área de marcenaria e movelaria lotaram na noite de terça-feira, dia 3, o auditório da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) para assistir a um ciclo de palestras promovido pela Prefeitura de Itabuna. Coordenado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER).

O objetivo do encontro foi apresentar dados sobre o potencial econômico do setor, abrir um canal de discussões para a implantação de associação e do Polo Moveleiro na cidade, como destacou o secretário José Raimundo Araújo. A maciça participação, segundo ele, reflete a necessidade de organização do setor. 


“Foi uma surpresa muito boa ver o auditório lotado para tratar de negócios com um segmento que a própria sociedade desconhece a sua importância para a economia regional”, comenta o secretário.
Para ele, o 1º Seminário do Polo Moveleiro deu início a um processo de maturação de ideias.

“Reunimos estes profissionais para aprender sobre Inovação, Protocolo ESG, Organização Empresarial e Gestão de Negócios”, pontuou o titular da SICER. Ele ressaltou que a proposta da administração do prefeito Augusto Castro (PSD) é transmitir para os representantes do setor, a importância e a responsabilidade de ser empresário. 

“Queremos que compreendam que o papel do governo é fomentar o desenvolvimento econômico que Itabuna tanto quer e precisa”, reforçou o secretário José Raimundo Araújo. 

Uma das palestrantes do evento, a professora Josefina Fontes, que é coordenadora da Incubadora Broto de Biotecnologia UESC/UEFS, reforçou em sua fala a importância de inovar nos momentos de crise. 

“A melhor maneira de inovar é por meio de entendimento dos cenários, começando pelo entendimento do mercado, do setor que se está trabalhando, quem é o consumidor e o que ele precisa. A partir daí encontraremos o que estamos precisamos”, sugeriu.

O consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE), Eugênio Badaró, falou sobre a Agenda ESG – uma espécie de estratégia de negócio que trata da responsabilidade do empresário com a pauta ambiental e social.

“O intuito  da ESG é promover o desenvolvimento sustentável, de modo a atender a demanda do pacto global. Para as empresas é interessante porque influenciará diretamente na sua reputação, gerando mercado”, pontuou.

Também participaram do evento, dirigentes e representantes da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista (Sindicom), Associação dos Micro e Pequenos Empresários do Sul da Bahia (Ampesba) e de associações de marceneiros.

Boletim Covid-19 


A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 2.936  pacientes curados, 3.120 confirmados, sendo 173 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 03; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados 08 e óbitos descartados, 03.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. 

Ascom/Prefeitura de Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Hospital Manoel Victorino passa a atender pacientes de clínica médica

A partir desta quarta-feira (15), o Hospital Manoel Victorino, em Salvador, passa a atender pacientes com perfil de clínica médica. A unidad...