Secretaria de Promoção Social entrega Escola Profissionalizante
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) entrega nesta quinta-feira, dia 4, às 17 horas, a Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro após obras de requalificação de toda a estrutura da unidade. Há mais de 15 anos a unidade não tinha qualquer manutenção, reparo ou reforma, estando com estrutura bastante comprometida.
Em decorrência da pandemia, a Escola Profissionalizante esteve fechada por dois anos. Agora, reabrirá oferecendo nove cursos gratuitos para a comunidade com 400 vagas distribuídas entre os cursos de Artesanato, Bordado a mão, Cabeleireiro, Corte e costura, Crochê, Estética, Arte-culinária, Manicure e Pintura.
Inicialmente, as aulas ocorrerão em dois turnos: matutino e vespertino. As inscrições serão feitas do dia 5 a 19 de agosto na sede da unidade, sendo necessário que o aluno leve RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e número do NIS.
“Este é um importante equipamento de formação e capacitação, que proporciona aos participantes a possibilidade de geração de sua própria renda e independência financeira. Desta forma, requalificar e entregar de volta a Itabuna é mais uma forma de oportunizar uma melhora na vida dessas famílias”, celebrou a secretária Andrea Castro, titular da SEMPS.
A secretária Andrea Castro ainda pontuou a ação inédita que terá esse ciclo. “Este módulo inicial de cursos terá duração de quatro meses, com o começo das aulas previsto para o dia 22 de agosto, sendo que 50% das vagas disponíveis em cada curso serão destinadas aos beneficiários de programas assistenciais do governo. E, para este público que recebe algum auxílio, pela primeira vez, nós também oferecemos todo o material necessário”, informou a titular da SEMPS.
Hospital de Base vai receber a visita da diretoria do CREMEB
O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), vai receber nesta sexta-feira, dia 5, às 9h30min, a visita da diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB). A iniciativa marca a retomada pela instituição dos encontros presenciais, inclusive no interior do estado, com a ação “CREMEB Presente!”, após dois anos de pandemia, quando realizou apenas encontros virtuais.
A proposta da visita é estreitar a relação entre o Conselho e a classe médica, através de um momento de diálogo para conhecer mais de perto a realidade dos profissionais em suas rotinas de trabalho. Além disso, ouvir a categoria que atua na região com relação às suas necessidades, saber o que eles esperam do Conselho e orientá-los sobre questões como ética e qualidade para o pleno exercício da medicina.
A visita do CREMEB pelas cinco macrorregiões da Bahia começou por Santo Antônio de Jesus, dia 14 de julho. No último final de semana, foi a vez das cidades do Extremo Sul do Estado: Porto Seguro e Eunápolis. Nesta semana, será a vez de Itabuna e de Ilhéus.
Em Itabuna, estão agendadas visitas aos hospitais da cidade, serviços voltados para a classe médica e uma Sessão Solene em homenagem aos médicos que vai acontecer amanhã, dia 4, às 19h, no auditório do Tarik Plaza Hotel. Na oportunidade, o médico Afonso Guilherme Neiva Malta será homenageado pelos mais de 50 anos dedicados à medicina na Região Cacaueira.
O médico Paulo Medauar, diretor técnico do Hospital de Base, destacou a importância da visita do Conselho. “É extremamente importante para a interação entre os médicos que trabalham aqui no Sul da Bahia e os colegas que trabalham na capital, em especial os que estão dirigindo o CREMEB”, declarou. Ele acrescentou ainda que o encontro será muito proveitoso. “Estaremos presentes e felizes com o CREMEB”, concluiu.
Escola Lúcia Oliveira recebe 37ª Sala de Recursos Multifuncionais
O Instituto de Educação Infantil Lúcia Oliveira, no centro, recebeu na terça-feira, dia 2, uma Sala de Recursos Multifuncionais da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O espaço é destinado à educação inclusiva de alunos que sejam diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).Atualmente, em Itabuna, já existem 37 Salas de Recursos Multifuncionais. No entanto, o Ministério da Educação já autorizou até 42 salas desse tipo. “Itabuna é a cidade do interior da Bahia com maior número de salas multifuncionais. O ideal é que todas as escolas tivessem esses espaços para estimular o aprendizado”, disse a coordenadora técnica da Educação Especial Inclusiva, Lindiana Gomes.
A Sala de Recursos Multifuncional oferece materiais de apoio pedagógico e tecnologia assistiva, com profissionais especialistas em áreas afins, que desenvolvem atividades de forma complementar e suplementar, garantindo o Atendimento Educacional Especializado para o público-alvo da Educação Especial.
“Vale ressaltar que as escolas que não tem esses espaços podem encaminhar os alunos para o Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (CEPEI), que atualmente funciona no Centro de Integração Social (CISO), no Bairro de Fátima”, frisou Lindiana.
O secretário municipal da Educação, professor Josué Brandão Júnior, esteve na Escola Lúcia Oliveira acompanhado pela Diretora Jaimaria Reis, vistoriando a Sala de Recursos Multifuncionais. Segundo ele, o prefeito Augusto Castro (PSD) tem buscado garantir a inclusão na Educação de Itabuna, fomentando projetos como este.
A implantação destes espaços nas escolas municipais atende a necessidade de promover condições de acesso, participação e eliminar barreiras de desenvolvimento e aprendizagem de alunos da educação especial no ensino regular. Assim, é possível promover a oferta do atendimento educacional especializado, de forma não substitutiva à escolarização.
Entregues 430 alvarás para mototaxistas regulamentados
A Prefeitura de Itabuna realizou na manhã desta quarta-feira, dia 3, solenidade para a entrega de 430 alvarás de licenciamento para mototaxistas regulamentados, que atuam na cidade. Coordenado pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SETTRAN), o evento ocorreu no auditório do SEST/SENAT, contando com a presença do secretário Thales Silva e do diretor de Transportes, Wellington Santana Souza, e da secretária de Governo, Fernanda Ludgero.O titular da SETTRAN explica que o objetivo não apenas fiscalizar “mas também capacitar e entender, por meio do diálogo, as necessidades da categoria para que possamos adequar, por meio de uma gestão participativa”. O secretário Thales Silva informa que a partir desta semana serão intensificadas as fiscalizações em toda a cidade.
“Precisamos ter profissionais capacitados para transportar passageiros de forma segura. A partir destas fiscalizações vamos dar o direito de quem está regular trabalhar de forma segura. Quem não está terá a oportunidade de se regularizar”, completou.
O presidente da Cooperativa de Mototaxistas de Itabuna, Sanderson Girard, destaca a necessidade de os mototaxistas preencherem os pré-requisitos que regulamentam a atividade profissional. “Além de os documentos da moto e a CNH estarem atualizados, a renovação de alvará gera maior segurança aos usuários, porque sabem que o veículo passou por uma avaliação geral, assim como nós profissionais passamos por capacitação”, encerrou.
Secretário recomenda a população para colaborar com o Censo 2022
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), vai dar o suporte necessário ao Censo 2022 que está sendo executado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a exemplo do que acontece em todo o país. Afirmou hoje, dia 3, o secretário de Relações Institucionais e Comunicação, José Alcântara Pellegrini, depois de se reunir com os coordenadores regional e local do IBGE, Luiz Mafra e Marcos Breno Almeida dos Santos, respectivamente.O secretário reforçou a necessidade de a população cooperar com as ações de campo dos recenseadores que desde segunda-feira, dia 1º, estão nas ruas de Itabuna e demais cidades brasileiras recolhendo dados populacionais. Nos próximos três meses, segundo o coordenador Marcos Breno, 194 recenseadores vão atuar na cidade sob a coordenação de 17 supervisores distribuídos em 379 setores censitários, dos quais 12 rurais.
Antes do trabalho de campo, de acordo com o coordenador regional Luiz Mafra, os supervisores executaram pesquisa urbanística de entorno dos domicílios, identificando a existência ou não de serviços públicos como iluminação, pavimentação, arborização, bueiro/boca de lobo, lixo acumulado, esgoto a céu aberto, meio-fio ou guia, bem como calçada e rampa para cadeirante, além de informações sobre os domicílios particulares.
No encontro, os coordenadores revelaram que em cada um dos setores censitários há entre 250 e 300 domicílios que serão visitados, daí a importante de os recenseadores serem bem recebidos bastando que sejam identificados, além do colete e do crachá, com um boné do IBGE. Também estará se utilizando do chamado dispositivo móvel de coleta (DMC), uma espécie de smartphone que contém o questionário do Censo
Ascom/Prefeitura de Itabuna


.jpg)


Nenhum comentário:
Postar um comentário