segunda-feira, 1 de agosto de 2022

ITABUNA EM FOCO

Atualizado às 19h20

Secretaria de Saúde divulga calendário de vacinação referente à 1ª semana de agosto

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulga o calendário de vacinação da primeira semana de agosto. Nesta semana, excepcionalmente na quarta-feira, dia 3, as Unidades Básicas e de Saúde da Família não realizarão vacinação contra a Covid-19 e de rotina em virtude de reunião dos vacinadores e enfermeiros para alinhar estratégias de nova campanha de vacinação. 

Vacinação acontece todos os dias
à exceção de quarta-feira.

Para a vacinação contra o Covid-19, nas Unidades Básicas de Saúde, a vacinação da primeira, segunda e terceira dose será aplicada desta segunda a quinta-feira,  dia 4, das 8 as 11 e das 13 às 16 horas. Vale destacar que as ampolas são abertas até às 15h a fim de evitar desperdício de doses. 

PRIMEIRA DOSE

Para a primeira dose, o público pessoas maiores de 12 anos. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência.

SEGUNDA DOSE 

Para a segunda dose, as pessoas que estão com data de retorno até o dia 05/08 para uso das vacinas 

Coronavac, Oxford e Pfizer.

Vale destacar que está liberado para todos a antecipação da 2ª dose Pfizer para 60 dias. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e cartão com registro da primeira dose. 

TERCEIRA DOSE 

Para a terceira dose serão imunizadas pessoas maiores de 12 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de 4 meses (a partir da data da segunda dose).

DOSE DE REFORÇO JANSSEN 

Nas UBS e USF pessoas maiores de 18 anos que tenham um intervalo entre 2 e 6 meses após a primeira aplicação já podem receber suas doses de reforço da vacina Janssen. 

A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão do SUS, Comprovante de Residência e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

QUARTA DOSE 

De segunda a quinta-feira, dia 4,  também será aplicada a quarta dose as Unidades Básicas e de Saúde da Família.

O público-alvo pessoas maiores de 40 anos que fizeram uso do reforço há mais de 4 meses, pessoas vivendo com HIV, pessoas em tratamento oncológico, pacientes transplantados (medula ou órgãos sólidos)

Além destes, pessoas em tratamento imunossupressor (autoimunes como Lupus, artrite reumatoide Doença de Crohn, anemia hemolítica, espondiloartrites, artrite psoriásica, 

esclerose sistêmica (esclerodermia), síndrome de Sjögren, miopatias inflamatóriase as vasculites).

A documentação é o RG, CPF ou Cartão do SUS, cartão de vacina com registros anteriores.

VACINAÇÃO INFANTIL REDE DE FRIO

Nesta semana, a vacinação infantil ocorrerá na sexta-feira, dia 5, das 9 às 14 horas na Rede de Frio. 

Crianças de 3 a 5 anos com ou sem comorbidade são imunizadas com a primeira dose da vacina Coronavac.  Crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidade/deficiência permanente são imunizadas com a Pfizer Pediátrica. Já as crianças de 6 a 11 sem comorbidade, os pais podem optar pela vacina Coronavac ou Pfizer Pediátrica. 

SEGUNDA DOSE CRIANÇAS

Crianças de 6 a 11 anos sem comorbidade que foram imunizadas com a Coronavac e completaram os 28 dias da primeira dose, já poderão receber a segunda aplicação. E também, crianças de 5 a 11 anos que receberam a vacina Pfizer também já podem receber sua segunda dose após completar o prazo de 60 dias. 

Algumas ressalvas precisam ser seguidas na imunização deste grupo infantil como a apresentação de um documento da criança e do cartão de vacina infantil. Para crianças com comorbidade, deverá ser apresentado também o relatório médico que ficará retido. 

Ademais, a criança deverá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de não ser os pais, o responsável deverá levar uma cópia do documento do pai ou da mãe e autorização por escrito assinada). Os pais ou responsaveis deverão apresentar documento pessoal com 

Outro ponto é que a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores. Os pais poderão optar qual a vacina para as crianças sem comorbidade de 6 a 11 anos (Coronavac ou Pfizer Pediátrica). Já para àquelas com 05 anos e àquelas com comorbidade, a orientação é a Pfizer Pediátrica. 

As doenças que são consideradas comorbidades são Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Doenças Cardiovasculares; Doenças cerebrovasculares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática. Já as deficiências permanentes consideradas prioridades são a Auditiva, visual, física e intelectual (crianças autistas estão inclusas nesta última categoria).

PRORROGAÇÃO CAMPANHA DE VACINAÇÃO DA INFLUENZA

A prorrogação da campanha de vacinação da Influenza (gripe) acontece nas Unidades Básicas e de Saúde da Família e as vacinações ocorrem concomitantemente à vacinação contra o Covid-19. 

Nesta semana, a vacinação acontece de segunda a quinta-feira, dia 4, das 8 as 11 e das 13 às 16h nas UBS e USF. Nesta prorrogação da segunda fase, para vacinação da Influenza que ocorre de forma escalonada, o público-alvo idosos maiores de 60 anos, trabalhadores da Saúde, professores, gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Além disso, portadores de comorbidades ou deficiência permanente, profissionais das forças de segurança ou salvamento, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário, caminhoneiros , população privada de liberdade e profissionais do sistema de privação de liberdade, pessoas de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

O público geral de pessoas com idade superior a 06 meses também já estão sendo acolhidos nas UBS para imunização da gripe. A documentação necessária para vacinação da Influenza é o RG, CPF ou Cartão do SUS, cartão de vacina com registros anteriores.

VACINAÇÃO MENINGOCÓCICA 

Nesta semana, a Rede de Frio realizará ação de intensificação  vacinal com a vacina Meningocócica C (Conjugada). A vacinação ocorre de segunda a quinta-feira,  dia 4, nas Unidades Básicas de Saúde.

O público-alvo profissionais de saúde e pessoas a partir de 1 ano de idade até 10 anos, 11 meses e 29 dias que não tenham tomado a vacina meningo C ou ACWY. 

A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS, cartão de vacina com o registro vacinal, e apresentação de documento de comprovação de vinculo ativo, tais como: contra cheque atual e documento oficial com foto; carteira de trabalho, carteira do conselho etc.

Projeto para concessão do AVCB do Hospital de Base é protocolado junto ao Corpo de Bombeiros

Engenheiros do Hospital de Base de Itabuna, Guilherme Malta, Sailon Souza e Pedro Silva, reunidos com a equipe da AMW Engenharia.


A Comissão Fiscalizadora que acompanha o processo de concessão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães recebeu na quarta-feira, dia 27, os projetos Contra Incêndio e Pânico e Sistema de Proteção a Descargas Atmosféricas.

Os documentos foram atestados pela comissão e protocolados pela AMW Engenharia, empresa escolhida através de licitação para elaboração do projeto, junto ao 4º Grupamento de Bombeiros Militares. Essa foi mais uma etapa cumprida do edital que busca atender todas as exigências da legislação e as normas de segurança.

O próximo passo é aguardar a análise técnica da corporação para aprovação do projeto. A partir daí, a instituição recebe da corporação o Atestado de Conformidade de Projetos (ACP) e avança para a segunda etapa, que é a da execução do projeto, seguido do AVCB.

O Auto de Vistoria é obrigatório para a regularização das edificações e áreas de risco, entre outras situações e certifica que uma edificação cumpre todas as condições de segurança e combate a incêndios, estando habilitada para a circulação e a permanência de pessoas.

Fazem parte da Comissão Fiscalizadora da Fundação de Atenção à Saúde (FASI), entidade mantenedora do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, quatro engenheiros (civil, ambiental, clínico e de segurança do trabalho), uma enfermeira do trabalho e um técnico de segurança do trabalho, com a finalidade de acompanhar todo o processo de elaboração.

Seminário para o setor moveleiro

A Prefeitura de Itabuna vai realizar um seminário para profissionais de marcenaria nesta quarta-feira, dia 3, às 19 horas, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI). No encontro, o secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, José Raimundo  Araújo, vai falar sobre a  importância da criação de um polo moveleiro em Itabuna  e apresentar o  potencial econômico deste segmento econômico.

 Titular da SICER  José Raimundo Araújo.
Foto: Pedro Augusto.

“Essa é uma demanda antiga do segmento que precisa ser organizado, inclusive com CNPJ, pois temos média de 120  marceneiros na cidade”, disse o secretário. Ele  frisou que  o  polo de fabricantes de móveis, gera R$ 5 milhões por  ano. Com  a estruturação do setor, é possível que  sejam gerados R$ 50 milhões em negócios nos próximos anos. “ Entre Itabuna e Ilhéus são mais 5 mil imóveis que necessitam do serviço”, lembrou. 

O seminário terá a participação de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e  Pequenas Empresas (SEBRAE), do construtor Eugênio Badaró e da professora Josefina Fontes.

Durante o evento  haverá palestras sobre inovação,  tecnologia e protocolo envolvimento social governança (ESG), além de  tratar das questões de governança, meio ambiente e social.

Operação Sossego apreende paredões e equipamentos de som no final de semana

Cinco paredões e aparelhos sonoros em estabelecimento comercial, espaço público aberto e até em residências foram apreendidos neste final de semana durante a Operação Sossego, coordenada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP). Os responsáveis responderão a processos administrativos junto a SESOP e conforme o caso até penal na Vara Crime Especial de Itabuna.

Na Operação estiveram atuando duas guarnições da  Rondas Ostensivas Municipal da Guarda Civil (ROMU), uma Guarnição do Grupamento de Proteção Ambiental (GOPA), uma guarnição da Secretaria de Transporte e Trânsito (SETTRAN), Guarnições da Polícia Militar e Polícia Civil, além de equipes das secretarias de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER) e da  Agricultura e Meio Ambiente.

A Operação Sossego percorreu dezenas de bairros da cidade, inclusive o Nova Ferradas e Nova Itabuna, fazendo abordagens educativas e orientadoras. Entretanto, em razão de reincidências pelo abuso e perturbação do sossego alheio ocorreram as apreensões.

A Operação Sossego foi criada com base no Decreto Municipal nº 14.480, de 13 de junho passado, que é amparado na Lei Municipal nº 1.331/1985, (Código de Postura Municipal) o qual no artigo 127, afirma que “é expressamente  proibido perturbar o sossego público, após as 22h, com ruídos ou sons excessivos[...]”. 

Baseado ainda na Lei nº 2.195, de 27 de junho de 2011, denominado Código Ambiental e do Equilíbrio Ecológico do Município de Itabuna, disciplina na Subseção II – Das Emissões Sonoras entre os artigos 76 a 95. 

E ainda por força do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público do Estado da Bahia e a Prefeitura Municipal de Itabuna, referido na Ação Civil Pública, sob tombo nº 0502803-40.2017.8.05.0113 que obriga o Município a criar, organizar, manter e adotar procedimentos de emissão e utilização de Alvará de Sonoridade

Técnicos discutem os riscos climáticos na Bahia numa palestra virtual nesta terça


Uma palestra virtual programada para esta terça-feira, dia 2, a partir das 10 horas, debaterá os riscos climáticos na Bahia, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). O evento promovido pelo Projeto Bahia, conta com o apoio da Prefeitura de Itabuna, Governo do Estado, Bahiagás, além de outros parceiros. 

A palestra será proferida pela cientista Mariana Vale, do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ecologia, Evolução e Conservação da Biodiversidade e será transmitida pelo link https://chat.whatsapp.com/GBGmlLGFFaMJ4XnvAWnxAX.  
Representantes das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente e de Planejamento confirmaram participação. 

De acordo com mestre em Planejamento Ambiental e representante da SEPLAN, Dielson Mendes, o encontro de amanhã é o sexto de uma série de 10 a serem realizados online e tem o objetivo de alertar os gestores para as alterações, especificamente no Nordeste, visando adaptar as cidades da região ao aquecimento climático. 

Segundo ele, durante o encontro especialistas em ciência e preservação ambiental apresentam aos participantes esclarecimentos sobre como enfrentar um problema dessa ordem, além de fornecer uma avaliação detalhada dos impactos, riscos e adaptação às mudanças climáticas nas cidades, onde mais da metade da população mundial viv, segundo o IPCC. 

Dielson destaca que até agora já foram discutidos importantes temas como “Riscos de Desertificação na Bahia”, “A Elevação do Mar na Bahia” e  “Soluções baseadas na Natureza”, dentre outros. Sobre a cientista Mariana Vale, Dielson informa que, além de professora e doutora em Ecologia pela Duke University (EUA), ela tem pesquisa sobre a conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos nos trópicos.

Boletim Covid-19 8



A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 2.481  pacientes curados, 2.782 confirmados, sendo 294 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 03; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados 06 e óbitos descartados, 01.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. de Itabuna
Ascom/PMI

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...