Hospital de Base investe em capacitações para otimizar o atendimento a pacientes
O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, através do Núcleo de Educação em Saúde Permanente (NEPS), promoveu entre os dias 17 e 19, três capacitações voltadas para os profissionais da enfermagem e da farmácia.
A primeira foi sobre “Mantas Térmicas: Prevenção e Controle da Hipotermia no Perioperatório”. As Mantas Térmicas são equipamentos amplamente utilizados em centros cirúrgicos e UTI, cujo objetivo é aquecer o paciente. De acordo com a norma NBR -7256/2005, a temperatura deve ficar entre 18 e 22º C e a umidade relativa entre 45 e 55%.
A coordenadora do NEPS, Fabiana Souza, comentou que a intenção foi ensinar à equipe como proporcionar o equilíbrio hemodinâmico em pacientes das UTIs e do Centro Cirúrgico. “O paciente perde calor por diversos motivos, a começar pelo ambiente refrigerado e frio dos centros cirúrgicos e as mantas são muito importantes durante o período perioperatório, que compreende o pré e pós-cirúrgico”, explicou.
A segunda capacitação sobre “Coleta de Exames Laboratoriais” que, segundo Fabiana, foi importante para o envolvimento entre equipes de enfermagem e laboratório no sentido de tornar mais rápido o atendimento dos pacientes da Emergência do Hospital de Base. “A humanização da assistência ao paciente é uma prioridade. Partindo dessa premissa, o hospital, através do NEPS, está sempre promovendo essas capacitações”, completou.
A terceira abordagem foi direcionada aos profissionais da farmácia sobre a “Qualidade do Medicamento”, com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre a importância de manter a temperatura adequada, tanto do ambiente da farmácia, quanto da geladeira.
“Isso implica na redução de perdas de medicamentos, evita o desperdício e garante a integridade química, física e microbiológica dos medicamentos que temos na farmácia”, concluiu Dioney Guimarães, coordenadora do setor.
O diretor-presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), que administra o Hospital de Base de Itabuna, Roberto Pacheco Jr, reforça que a diretoria executiva “busca constantemente capacitar a equipe assistencial da unidade hospitalar para oferecer um atendimento de excelência aos seus pacientes”.
Feirantes serão transferidos para antiga fábrica de calçados, com a reforma da feira livre do São Caetano
Com o início das obras de requalificação da feira livre do São Caetano, os feirantes serão realocados para a área onde funcionou a antiga fábrica de calçados Kildare, no prolongamento da Avenida Manoel Chaves, no mesmo bairro.
A reforma da feira era uma antiga reivindicação de comerciantes e consumidores, conta com projeto técnico da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e a execução das obras será de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER). Serão investidos cerca de R$ 12 milhões, por meio da parceria da Prefeitura de Itabuna com o Governo do Estado.
O secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Humberto Mattos, já discutiu o processo de transferência de local para que as obras sejam iniciadas com os feirantes em pelo menos três encontros.
“Mantivemos e estamos mantendo contato permanente com os comerciantes e chegamos a um denominador comum de que a área da antiga fábrica de calçado é um espaço adequando para acolher temporariamente tanto os feirantes, quanto os consumidores durante as obras”, salienta.
PROJETO ESPORTIVO
De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Alcântara Pellegrini, no espaço que provisoriamente vai abrigar a feira, há um projeto esportivo de caráter social com 16 atletas de handebol e também é usado para partidas de futebol por pessoas da comunidade.
“Essas atividades esportivas não sofrerão nenhum prejuízo. O projeto do handebol terá continuidade na Vila Olímpica enquanto os praticantes do futebol farão uso de outras praças e quadra poliesportivas, a exemplo da Areninha Esportiva na Avenida Fernando Cordier, que foi recentemente inaugurada”, afirmou Pellegrini. Ele acrescenta que já manteve contatos com as pessoas envolvidas tanto no projeto do handebol como “boleiros” e ninguém será prejudicado.
A obra de requalificação da feira livre do São Caetano está prevista para começar nas próximas semanas. Além da feira do São Caetano, o prefeito Augusto Castro (PSD) também apresentou ao governador Rui Costa projeto para a recuperação da feira livre do Bairro Califórnia, que está sendo avaliada por técnicos da CONDER.
Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo realiza melhorias na rua do Tiro de Guerra
A semana já começou com melhorias nas ruas do Bairro Jardim Grapiúna executadas pela Prefeitura de Itabuna. Nesta segunda-feira, dia 22, uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) faz o cascalhamento da rua D, onde fica localizado o Tiro de Guerra 06/007.
Os técnicos e equipamentos pesados recuperaram a via que estava cheia de buracos o que era motivo de reclamação dos moradores. “Houve uma solicitação pelos moradores prontamente atendida pelo prefeito Augusto Castro”, disse o superintendente de Serviços Públicos, Sousa Lino.
Além do Jardim Grapiúna, operários de campo e máquinas estão na Rua Josefa Soares, no Daniel Gomes, segundo o diretor de Obras da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Franklin Pereira. O trabalho lá é a preparação da base para o asfalto, com cascalho, patrolamento e brita graduada simples (BGS). “Os reparos serão realizados durante todo o dia e devem seguir até amanhã”, explicou.
A pavimentação dos bairros de Itabuna é um compromisso do prefeito Augusto Castro para dar mais condições de tráfego à população. Recentemente, algumas ruas do Daniel Gomes, São Pedro e Pedro Jerônimo foram asfaltadas o que devolveu a esperança de viver em uma cidade com mais infraestrutura aos moradores como diz o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr.
Secretaria Municipal de Saúde divulga cronograma da vacinação nesta semana
A 5Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulgou o calendário de vacinação nesta semana em Itabuna. Para a imunização contra o Covid-19 de adultos e idosos nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, a primeira, segunda e terceira dose será aplicada na terça e quinta-feira, dia 25, das 8 as 11 e das 13 às 16 horas. Vale destacar que as ampolas são abertas até às 15h a fim de evitar desperdício de doses.
Adultos de 18 a 29 anos sem imunossupressão e/ou comorbidades são imunizados com a primeira ou segunda ou terceira dose (Oxford, Pfizer e Coronavac). Adultos a partir de 30 anos sem imunossupressão já podem receber a quarta dose contra o Covid-19, que assim como a terceira dose, segue o princípio da intercambialidade (vacinas diferentes da D1 e D2). Já os adultos a partir de 18 anos com imunossupressão poderão ser imunizados da primeira à quarta dose (Oxford, Pfizer e Coronavac).
CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Até o dia 9 de setembro acontece em todo o Brasil a Campanha Nacional de Multivacinação Infantil em paralelo à Covid-19, Influenza e vacinação contra a Poliomielite. As imunizações acontecem na segunda, quarta e sexta-feira nas UBS e USF das 8 as 11 e das 13 às 16 horas.
MULTIVACINAÇÃO
A Campanha de Multivacinação que visa imunizar crianças e adolescentes com todas as vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunização para crianças a partir do nascimento a adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).
São oferecidas todas as vacinas para este público, principalmente as que faltam para completar seu esquema vacinal da caderneta de vacina após avaliação do enfermeiro (a) da unidade.
VACINAÇÃO POLIOMELITE
Também na segunda, quarta e sexta-feira, em paralelo à Multivacinação, acontece a vacinação contra a Poliomielite. O público-alvo crianças de maiores de 1 ano e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).
VACINAÇÃO COVID-19
Prossegue a vacinação contra o Covid-19 de primeira ou segunda dose para crianças de 3 a 11 anos. Nesta semana, ocorre na segunda, quarta e sexta-feira, dia 26, acompanhando o cronograma da Multivacinação nas UBS e USF das 8 as 11 e das 13 às 16h.
MENINGITE C
Também prossegue a vacinação contra a meningite C na segunda, quarta e sexta-feira, dia 26. O público crianças de 1 ano de idade a 19 anos, 11 meses e 29 dias NÃO vacinadas com meningo C.
A documentação necessária para vacinação da criança e adolescente é o RG ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão do SUS e cartão de vacina da criança/adolescente que deve estar acompanhado do seu responsável.
AÇÃO REDE DE FRIO PARA VACINAÇÃO DE ADULTOS
Na quarta-feira, dia 24, das 16 às 20 horas haverá ação especial no pátio da Rede de Frio para vacinação de adultos contra o Covid-19.
Adultos de 18 a 29 anos sem imunossupressão e/ou comorbidades são imunizados com a primeira ou segunda ou terceira dose do covid-19 (Oxford, Pfizer e Coronavac).
Adultos a partir de 30 anos sem imunossupressão já podem receber a quarta dose contra o covid-19, que assim como a terceira dose, segue o princípio da intercambialidade (vacinas diferentes da D1 e D2).
Já os adultos a partir de 18 anos com imunossupressão poderão ser imunizados da primeira à quarta dose contra o Covid-19 (Oxford, Pfizer e Coronavac).
A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores
Escola Profissionalizante supera expectativas e inicia aulas com público recorde
Começaram na manhã desta segunda-feira, dia 22, as aulas dos dez cursos técnicos e profissionalizantes oferecidos, gratuitamente, pela Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro. Depois de dois anos de paralisação, por conta da pandemia, as aulas estão acontecendo na própria unidade, inicialmente nos turnos matutino e vespertino.
A procura pelas vagas superou a expectativa da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS). De acordo com a coordenação da Escola, foi a primeira vez que houve lista de espera e, por isso, houve uma ampliação no número de vagas para atender a uma quantidade maior de pessoas saindo, inicialmente, de 485 para 720 vagas no total.
“As pessoas estavam aguardando com muita expectativa essa oportunidade de se capacitar, profissionalizar e garantir uma renda futura. E, para que a gente pudesse atendê-las, ampliamos o número das vagas”, comentou a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro.
Segundo ela, “para o curso de Cabeleireiro, por exemplo, tínhamos previsto 100 vagas iniciais e duplicamos para 200. O mesmo aconteceu com o Curso de Informática que tínhamos 80 vagas e ampliamos para 150. Fomos ao limite da capacidade por turma”, informou a titular da SEMPS.
Os cursos oferecidos pela Escola Profissionalizante são de Artesanato, Arte Culinária, Bordado à mão, Cabeleireiro, Corte e Costura, Crochê, Estética, Informática, Manicure e Pintura. Um total de 50% das vagas são destinadas aos beneficiários de programas federais, com todo o material cedido gratuitamente pela Prefeitura de Itabuna.
Boletim Covid-19
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do
Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 3.427 pacientes curados, 3.453 confirmados, sendo 11 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 11, e óbitos descartados, 04.
Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 3.427 pacientes curados, 3.453 confirmados, sendo 11 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 11, e óbitos descartados, 04.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável