terça-feira, 12 de julho de 2022

JOAO ALMEIDA UM TALENTO DA MÚSICA DE ITABUNA

(Como muitos mo ostracismo de nossa cidade)

Especial - Joselito dos Reis - O compositor e cnntor João Almeida (João Cantor), é um dos muitos talentos de composições musicais de Itabuna e região, procurando seu espaço. Como outros, muitos músicos, desta cidade, está sempre na correira, com humilhacão e sem humilhacão, sempre levando o famoso "não!", nas portas que bate, na maioria das vezes, na sua peregrinação, nas portas certas de quem comando, faz a cultura ou a divulga, mas é insistente.

João Almeida tem todo o talento de um grande  compositor, um grande artista grapiúna, e com certeza, isso vai lhe fazer encontrar o seu espaço.
Talvez, não tendo encontrado, esse espaço, por ser uma pessoa muita tímida e humilde; qualidades dos verdadeiros talentos.
Cidadão morador do Bairro de Fátima, conterrâneo de Ely Marques, ou seja, do nesmo Bairro. 

É muito querido em seu meio, merece a atenção de todos nós. Ele é da nossa terra, e um artista, que deve ser reconhecido, pois capacidade para isso, ele tem; é completo! Assim como dezenas de outros artistas de Itabuna, e não lhe dão oportunidades. Visto recentemente na realização do evento: "Ita Pedro", nesta cidade.

João Almeida, ou João Cantor, sempre foi o responsável nas competições das músicas de campanhas políticas de Itabuna e região, um trabalho que na maioria das vezes, não revela o nome do  autor musical; um assunto que deveria ser debatido pelas autoridades do setor cultural e nossos cantores é compositores.

O extracismo dos nossos talentos, já vem de muitos anos. Prova disso, serão encontrados,  nas páginas do extinto jornal Diário de Itabuna, hoje como arquivo do CEDOC, na UESC. Resumo do que editávamos na página "Literatura" do referido veículo, quando lutamos para levar os nossos artistas à cantarem nos restaurantes e bares da cidade.

Senão, nos enganemos, a primeira dupla  "voz e violão", tratava-se, do nosso saudoso, Biba Mirando e Sérgio Sepúlvida, hoje empresário de eventos, que se apresentaram na Praça Olinto Leoni, no Bar e Restaurante do Soares. Foi quando fundamos o Clube do Poeta Sul da Bahia, hoje reconhecido como de Utilidare Pública Municipal, mas jogado, também, ao esquecimento dos nossos diretores e produtores municipais da cultura. 

A entidade em breve completará  33 anos. Ou seja, no dia 2 de Janeiro. Foi fundado, oficialmente, em 1991, e teve como seu primeiro presidente, o poeta, professor e jornalista, Juarez Vicente Silva de Carvalho. Que fique na história, de Itabuna, se ainda de fato a cidade resgata e conserva... a sua cultura.

Visite seu YOUTUBE: "João Almeida na pegada do axé".

Veja, aqui, a seguir algumas de suas composições musicada e cantadas por ele, quase sem recurso técnico  usando só seus instrumentos de improviso! Canções dedicada ao Rio Cachoeira, hoje um esgoto a céu aberto em Itabuna; musica dedicada ao craque Nrymar à Seleção Brasileira e a Copa do Mundo:




Sucesso, João Almeida!

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...