Uma grande história da fotografia na região do cacau
Atualizado em 11.07.2022 às 10h23
![]() |
| Aqui, Waldyr Gomes, Mário Queiroz, Pedro Benevides, feras da fotografia no sul da Bahia, e o modo saudoso Robson, que mos deixou, devido à pandemia. (Foto, Joselito dos Reis). |
Por - Jodelito dos eis - No final dos anos 70, chegou a Itabuna, procedente da grande cidade de Jequié, o profissional da fotografia Waldyr Gomes. Aqui, primeiramente foi trabalhar no tradicional "Lambe-Lambe" que era uma espécie de escola dos grandes fotógrafos deste município, e ficava localizado na Praça José Bastos, centro do maior movimento de Itabuna, devido à Feira Livre, e da agência e garagem da "Maria Fumaça", que transportou muita gente, entre Ilhéus e Itabuna, até 1971.
![]() |
| Aqui, Waldyr, com alhuns dos seus colegas de comunicação do municipio; homenagem ao seu aniversário. Gestão anterior. |
Do "Lambe-Lambe", o nosso grande "Waldyr Fotógrafo" já, assim, chamado! No início dos anos 80, foi convidado a prestar seus serviços laboratoriais à Prefeitura Mumicipal, através do prefeito Fernando Gomes. Devido ao afastamento dele, para concorrer à Assemblélia Legislativa, foi substituído, pelo vice da época, o nossos saudoso, Fernando Barreto, já que o prefeito tinha que obedecer a Lei Eleitoral, vigente, se afastou! Eleição, essa, que ele, não logrou êxito! Neste pleito, Waldyr Gomes foi o fotografo oficial.
Na gestão seguinte, já como profissional, Waldyr Gomes, continuou prestando seus serviços ao município, na gestão da "Equipe Ubaldo Dantas", assim chamado, e Ubaldo Dantas, se tornou8 o maior gestor de saneamento básico do município, tendo como titular da pasta, o nosso querido amigo, engenheiro Ronald Kalid.
Saindo do município, já como um repórter-fotográfico, reconhecido, inclusive, conseguindo o seu registro profissional (DRT), através do Sindicato dos Jornalistas/Ministério do Trabalho, trabalhou em vários veículos de comunicação. Qualificado passou - entre muitos - pelos jornais: Tribuna da Bahia, Correio da Bahia e Jornal A Tarde, quando nessa época ganhou um "prêmio de fotografia internacional", com uma fotografia (naquela época, novidade!) de um humano, puxando uma carroça, transportando lixo, pelas ruas; um grande reconhecimento à sua capacidade e sensibilidade de um homem/fotógrafo, no momento certo, na hora certa, para clicar a imagem.
Nesta participação, ele concorreu com centenas de outros profissionais do país e de fora. Mais tarde contratado, pelo jornalista/empresário, José Adervan de Oliveira, proprietário do jornal Agora, veio a sua consolidação de vez, dentro de uma grande amizade com Jose Adervan, na evolução e transformação da fotografia "Analógica para o Digital". Mudança essa, quando aconteceu antes, fotografia, "preto e branco para a policromia", ou seja, colorida.
Com cerca de 40 anos, no setor, viveu e vive na fotografia os seus maiores momentos de transformação "da era digital" e, hoje, mantém o seu site: Costa do Cacau, com um prenúncio de muito sucesso.
No momento ainda prestando serviços, ao município, após algumas interrupções, devido às questões políticas, onde os homens do poder, "não sabem separar o jóio do trigo", se tornou referência de fotografia em todo o Estado e, porque não, no Brasil!.
Mas com todas essas qualidades, o grande profissional Waldyrde Jesus Gomes, aniversariante do dia 8 de outubro, nunca foi lembrado para ser reconhecido, em uma das muitas honrarias existentes em Itabuna, através de empresários, ou dos gestores e legisladores deste município.
"Às vezes, a razão, tem razão que a própria razão desconhece!" Waldyr Gomes
Joselito dos Reis - Poeta e Jornalista.
Numa homenagem especial, ao amigo Waldyr Gomes.
"O futuro a Deus pertence!".

.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário