Secretaria Municipal de Saúde divulga aumento de atendimentos na UPA do Monte Cristo para síndromes gripai
Casos de síndromes gripais têm aumentado consideravelmente em todo o país, desde o início de junho, com a chegada do clima mais frio. Em Itabuna, a realidade não é diferente. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde tem divulgado o aumento nos casos e atendimentos para sintomas gripais, bem como ampliado as estratégias de conscientização da população.
Uma das unidades em que mais têm registrado aumento de atendimentos é a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, no Bairro Monte Cristo. Segundo dados de atendimentos do último mês até a última semana na UPA, foi constatado aumento de cerca de 50% nos atendimentos gerais. Somente na última semana, a unidade registrou 340 atendimentos em um único dia e deste número, 265 eram somente para síndromes gripais.
A coordenadora da UPA Monte Cristo, Rafaela Caldas, afirma que estratégias para garantir melhor assistência aos pacientes já são aplicadas na unidade, a exemplo da entrada exclusiva pela frente para pacientes com sintomas gripais, enquanto que pacientes para os quadros clínicos entram pelos fundos.
Além disso, com o aumento dos casos de gripe, um Centro de Testagem para detecção do Covid-19 voltou a funcionar no Espaço Cultural Josué Brandão, no Bairro Conceição, por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde.
No andar térreo do imóvel onde também funciona a Câmara de Vereadores das 8 às 15h há melhor acompanhamento e monitoramento dos casos de síndromes gripais pelo departamento de Vigilância em Saúde.
A secretária de Saúde, Lívia Mendes, pede a conscientização da população e aumento dos cuidados nesta época do ano. “Com o clima mais frio, é comum o aumento dos sintomas respiratórios. Mas, não podemos banalizar o retorno de casos Covid-19 em nosso município”, afirmou.
“Por isso, nossas equipes têm se empenhado para prestar atendimento a todos, mas precisamos contar com a colaboração da população com relação aos cuidados no uso da máscara, distanciamento e higienização das mãos,” finalizou.
Uma captação de múltiplos órgãos foi realizada na quinta-feira passada, dia 7, no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. A instituição, que tem como mantenedora a Fundação de Atenção à Saúde (FASI), recebeu o “SIM” para doação de uma família.
A Central Estadual de Transplantes (CET), responsável pela captação, foi notificada e a, partir daí começou toda a logística da equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) Sul, com a equipe multidisciplinar do HBLEM (CTI, Centro Cirúrgico, Enfermagem, Serviço Social e Psicologia), além da direção do hospital.
O procedimento foi realizado no Centro Cirúrgico do HBLEM por uma equipe da CET, sendo captados coração, rins, fígado e córneas do doador, totalizando cinco órgãos.
“O ato de amor dessa família renova a esperança no coração daqueles que aguardam na fila de espera pelo transplante de um órgão”, declarou Silvana Batista, enfermeira e coordenadora da Organização de Procura de Órgãos (OPO) Sul, lotada na unidade.
No mês passado, cinco famílias disseram SIM à doação de córneas, beneficiando 10 pessoas que estavam na fila de transplantes, pois, cada córnea foi destinada a um receptor.
Não é todo dia que ocorre a doação de múltiplos órgãos no Hospital de Base. Quando isso acontece, existe uma negativa muito grande por parte das famílias no estado da Bahia, segundo Silvana. Em 2019, 56% dasfamílias disseram NÃO à doação na unidade hospitalar e após a pandemia, esse número cresceu para 70%.
“Atribuímos isso à falta de conhecimento sobre a importância da doação. Realizamos um cronograma anual de eventos voltados para a comunidade com o objetivo de conscientizar sobre a importância desse ato de esperança e amor. Fazemos também alguns trabalhos externos nas universidades, faculdades e escolas técnicas”, pontuou.
Silvana se disse grata à família do doador e declara que, mesmo diante de todo o sofrimento de perder um ente querido, essa família entendeu que poderia salvar outras vidas. “Tenho certeza que se os receptores pudessem falar alguma coisa para essa família, seria ‘gratidão eterna’”, completou.
Educadores comemoram novo local da Escola Castelo Branco no Califórnia
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação, garantiu um espaço seguro e confortável para os alunos, com idades entre três e cinco anos, da Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, da Rede Municipal de Ensino, no Bairro da Califórnia.
Desde o dia 5 deste mês, quando ocorreu o início das aulas presenciais, que os alunos têm atividades no prédio anexo da Igreja Adventista do Sétimo Dia, no mesmo bairro. A mudança de local se deu graças à parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a direção da igreja. Além de um novo espaço, a escola também recebeu móveis e equipamentos novos.
“Estamos dando o melhor com a nossa equipe técnica para que tenhamos maior número de escolas na presencialidade, depois de dois anos de pandemia e das obras de requalificação, mesmo que tenhamos que alugar espaços e adequá-los”, afirmou o secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior. Ele destacou o apoio do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), para que haja o retorno das aulas.
A diretora da Escola Castelo Branco, professora Valdeir Almeida dos Santos, não esconde a alegria e empolgação ao afirmar que o sentimento é de gratidão. “A Deus, por ter ouvido as preces de toda a equipe da escola, e ao prefeito Augusto Castro, e ao secretário da Educação Josué Brandão Júnior, pelo olhar cuidadoso com a educação pública de Itabuna”, contou.
A diretora informou que o prédio da Escola Marechal Castelo Branco pertence ao Governo do Estado e, desde a sua fundação, em 1968, nunca passou por reformas. A professora Valdeir dos Santos afirma que o local era insalubre, não oferecia segurança para alunos, professores e funcionários e a situação piorou com a queda do muro em outubro do ano passado com vítimas fatais.
“Desde aquele momento, formos orientados a procurar um novo espaço onde pudéssemos abrigar nossas crianças com dignidade, respeito e segurança, dentro da própria comunidade. Graças a Deus, conseguimos”, comemora a diretora.
A professora Sandra Domiciano dos Santos também confirmou sua alegria pelo novo espaço e afirmou que houve um grande esforço da diretora Valdeir e da vice Maria Eunice Alves. “Também houve sensibilidade da gestão municipal. Hoje, estamos num ambiente adequado e seguro para nossos alunos”, acrescentou.
A unidade escolar conta com 246 alunos, distribuídos em dois turnos, além de oito professores, dois coordenadores, duas merendeiras, duas cozinheiras e pessoal de apoio.
Somente nesta segunda-feira, dia 11, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), recebeu das Associações de Agricultores Familiares um carregamento de 500kg de produtos hortigranjeiros. Equivalente a meia tonelada de alimentos foram entregues banana, limão, laranja, tangerina, aipim, couve, alface, cheiro verde in natura, coentro, cebolinha, etc.
Ao todo 145 agricultores familiares foram contemplados com a primeira fase do Programa Alimenta Brasil (PAB), do Governo Federal, que facilita a compra da produção para a doação às entidades filantrópicas e assistenciais do município. A produção foi proveniente das associações de Jacareci, Mutuns, Roça do Povo e Bela Flor.
O presidente da Associação de Agricultores Familiares de Jacareci, Hamilton Pereira Filho, destacou a importância dessa ação da Prefeitura, via PAB, na vida dos agricultores. “Essa ação é muito importante para todos os 36 agricultores da nossa associação. A renda nos ajudará muito, para que possamos investir também nos materiais de trabalho e comprar eletrodomésticos para nossas casas ”, disse.
“É um momento de felicidade para todos nós. Depois de dois anos de paralisação por conta da pandemia, a Prefeitura está comprando a produção dos agricultores familiares. Dessa forma, estamos favorecendo as entidades e instituições do município que dão suporte a esse segmento importante da economia local”, destacou o gerente de Agricultura, Associativismo e Cooperativismo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Miranildo Araújo Góes.
Segundo ele, foram disponibilizados R$ 500 mil, que é verba do Governo Federal que beneficiará 17 associações de agricultores familiares itabunenses. As próximas entregas ocorrerão na terça, dia 12 e quarta-feira, dia 13, na sede .do Programa Alimenta Brasil (PAB), situada anexa ao núcleo do DNIT, no São Caetano.
Nesta terça-feira, dia 12, às 15 horas, uma audiência pública promovida no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, discutirá o Projeto de Concessão do Serviço de Transporte Coletivo Público do Município. O evento, aberto ao público, é promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN).
O objetivo da audiência pública é apresentar o projeto e abrir espaço para que a sociedade civil organizada e usuários do sistema proponham mudanças e adequações ao projeto de concessão. A proposta é melhorar o serviço de transporte coletivo da cidade, com a colaboração dos próprios usuários do sistema.
importante lembrar que o projeto servirá de base para o processo licitatório que será realizado pela Prefeitura de Itabuna para contratação de nova empresa que vai operar o transporte público da cidade.
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito reforça que a importância de a comunidade ter acesso ao projeto, inclusive podendo sugerir alterações no projeto que serão acrescentadas ao Edital da Licitação que será brevemente publicado no Diário Oficial do município.
Prefeitura vai exigir Alvará de Sonoridade a partir desta quarta-feira
A partir desta semana, eventos privados, restaurantes, bares e estabelecimentos congêneres que fazem uso de equipamentos sonoros, devem apresentar Alvará de Sonoridade, conforme Decreto de nº 14.982, publicado há um mês, no dia 13 de junho, pela Prefeitura de Itabuna no Diário Oficial do município.
Em cumprimento ao Código de Posturas do Município, o Alvará de Sonoridade estabelece limites e regulamenta níveis de som acústicos, percussivos e eletrônicos durante shows, eventos e bares e restaurantes. Esta medida também será aplicada no exercício das atividades comerciais, industriais, religiosas, sociais e recreativas.
A expedição do Alvará fica a cargo da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SESOP), que deverá emitir o documento num prazo de até cinco dias, após solicitação. Desde a publicação do Decreto, a fiscalização vinha sendo educativa para orientar as pessoas quanto à necessidade de se adequar às exigência legais.
“A partir desta semana o alvará será exigido. Por isso, bares e estabelecimentos congêneres que devem apresentar o Alvará de Sonoridade. Em caso de não apresentar o documento durante a fiscalização poder será autuado, todos equipamentos apreendidos e ainda será cobrada multa diária pelo material retido no depósito da Prefeitura”, alerta a SESOP.
É importante lembrar que a multa diária custa 1 UFM (Unidade Fiscal Municipal), o que atualmente corresponde a R$ 140,64.
PASSO A PASSO
Para obter o Alvará de Sonoridade, o interessado deverá protocolar requerimento na SESOP anexando fotocópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica(CNPJ), comprovante de endereço e documento pessoal, além do Alvará de Funcionamento do estabelecimento. A emissão do documento incidirá no pagamento de 0,5 Unidade Fiscal Municipal (UFM).
Já a expedição do Alvará se dará após inspeção do local e emissão de laudo comprovando ou não condições acústicas necessárias para preservar os limites para emissão de sons e ruídos, como estabelecidos no artigo 78 da Lei Municipal, n º 2.195, de 27 de junho de 2011, para cada atividade
Prefeitura tem vagas disponíveis para médicos clínicos nas UBS e USF
Mesmo tendo recebido mais dois profissionais, um pelo Programa Médicos pelo Brasil e outro por contratação na sexta-feira passada, dia 8, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dispõe de ao menos cinco novas vagas para médicos que tenham disponibilidade para 40 horas semanais. As vagas são decorrentes da saída para residência médica em outros estados ou mudança de município por aprovação no programa que substituiu o Mais Médicos.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, confirmou que há disposição para a contratação de médicos clínicos para suprir vagas abertas nas Unidades de Saúde da Família para que se mantenha o propósito de oferecer serviços à população. “Estamos buscando contratações, mas há falta de médicos disponíveis”, justificou.
“É falsa a informação de que a Prefeitura tenha demitido profissionais da Unidade Básica de Saúde José Édites dos Santos, no São Caetano, já que os médicos que deixaram o posto foram aprovados em concurso para residência médica e para outro município pelo Programa Médicos pelo Brasil”, afirmou a enfermeira Alessandra Lopes, diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo explicou, há uma vaga para a USF Fátima I, outra para a UBS Dilson Cordier e três para a UBS José Édites dos Santos, no Programa Saúde da Família (PSF).
NOTA
Desabastecimento de vacina BCG no país leva à racionalização de doses
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, comunica que em virtude do desabastecimento da vacina BCG em todo o país, sua administração nas UBS e USF deverá ser racionalizada nos municípios, conforme Nota Técnica n° 34 -2022 emitida pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).
Segundo a Nota, “considerando a disponibilidade limitada da vacina BCG nos próximos meses, com redução do quantitativo de doses a serem distribuídas aos estados, conforme Ofício Circular Nº 80/2022 emitido pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) [...] a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), orienta que os 417 municípios baianos adotem ações estratégicas para o uso racional do imunizante”.
Por isso, a Rede de Frio da Prefeitura de Itabuna comunica que a vacinação para BCG acontecerá de forma centralizada para melhor organização e aplicação das doses. Assim, toda semana, ocorrerá um dia para ação de vacinação BCG com agendamento prévio já realizado pelas Unidades. Nesta semana, será na quarta-feira, dia 13, das 8 às 12 horas na UBS José Maria de Magalhães Neto (antigo SESP) com atendimento para 30 crianças.
Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulgou o calendário de vacinação nesta semana em Itabuna contra o Covid-19.
Nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, a vacinação da primeira, segunda e terceira dose será aplicada desta segunda a quinta-feira, dia14, das 8 as 11 e das 13 às 16 horas. As unidades funcionam até às 16 h, mas as ampolas são abertas até às 15h a fim de evitar desperdício de doses.
PRIMEIRA DOSE
Para a primeira dose, o público são pessoas maiores de 12 anos. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência.
SEGUNDA DOSE
Para a segunda dose, pessoas que estão com data de retorno até o dia 15/07 para uso das vacinas
Coronavac, Oxford e Pfizer.
Vale destacar que está liberado para todos os serviços a antecipação da 2ª dose Pfizer para 60 dias. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e cartão com registro da primeira dose.
TERCEIRA DOSE
Para a terceira dose, serão imunizadas pessoas maiores de 12 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de 4 meses (a partir da data da segunda dose).
DOSE DE REFORÇO JANSSEN
Nas UBS e USF, pessoas maiores de 18 anos, que tenham um intervalo entre 2 e 6 meses após a primeira aplicação já podem receber sua dose de reforço da vacina Janssen.
A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão do SUS, Comprovante de Residência e cartão de vacina com registro das doses anteriores.
QUARTA DOSE
De segunda a quinta-feira, também será aplicada a quarta dose contra a Covid-19 nas Unidades Básicas e de Saúde da Família.
O público-alvo, pessoas maiores de 40 anos, que fizeram uso do reforço há mais de 4 meses, pessoas vivendo com HIV ou em tratamento oncológico, pacientes transplantados (medula ou órgãos sólidos)
Além destes, pessoas em tratamento imunossupressor (autoimunes como Lúpus, artrite reumatoide Doença de Crohn, anemia hemolítica, espondiloartrites, artrite psoriásica, esclerose sistêmica (esclerodermia), síndrome de Sjögren, miopatias inflamatórias e as vasculites).
A documentação é o RG, CPF ou Cartão do SUS, cartão de vacina com registros anteriores.
VACINAÇÃO INFANTIL
A vacinação infantil ocorrerá na sexta-feira, dia 15, nas UBS e USF das 8 as 11 e das 13 às 16 horas.
Serão imunizadas crianças com comorbidade/deficiência permanente de 5 a 11 anos com a Pfizer Pediátrica. Já as crianças sem comorbidade serão vacinadas aquelas de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer Pediátrica e de 6 a 11 anos com a vacina da Coronavac ou Pfizer Pediátrica.
SEGUNDA DOSE CRIANÇAS
Crianças de 6 a 11 anos sem comorbidade que foram imunizadas com a Coronavac e completaram os 28 dias da primeira dose, já poderão receber a segunda aplicação. E também, crianças de 5 a 11 anos que receberam a vacina Pfizer também já podem receber sua segunda dose após completar o prazo de 60 dias.
Algumas ressalvas precisam ser seguidas na imunização deste grupo infantil como a apresentação de um documento da criança e do cartão de vacina infantil. Para crianças com comorbidade, deverá ser apresentado também o relatório médico que ficará retido.
Ademais, a criança deverá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de não ser os pais, o responsável deverá levar uma cópia do documento do pai ou da mãe e autorização por escrito assinada). Os pais ou responsáveis deverão apresentar documento pessoal com foto.
Outro ponto é que a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores. Os pais poderão optar qual a vacina para as crianças sem comorbidade de 6 a 11 anos (Coronavac ou Pfizer Pediátrica). Já para àquelas com 05 anos e àquelas com comorbidade, a orientação é a Pfizer Pediátrica.
As doenças que são consideradas comorbidades são Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Doenças Cardiovasculares; Doenças cerebrovasculares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática. Já as deficiências permanentes consideradas prioridades são a Auditiva, visual, física e intelectual (crianças autistas estão incluídas nesta última categoria).
*AÇÃO DA REDE DE FRIO PARA QUARTA DOSE DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE*
Nesta semana, de terça a quinta-feira, dia 14, a Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde realizará o cronograma de vacinação da quarta dose contra o Covid-19 para profissionais de Saúde em suas respectivas unidades de atuação.
Na terça-feira, dia 12, a vacinação acontece das 9 às 12h para os profissionais da Policlínica Municipal 2 de Julho, e a tarde, das 14 às 16h para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.
Na quarta-feira, dia 13, a ação ocorre pela tarde das 13h30min às 15h para os Agentes de Endemias no antigo SESP. No mesmo período, também ocorrerá vacinação à tarde, das 13h às 16h para os profissionais da Policlínica Regional.
Já na quinta-feira, dia 14, das 9 às 14h, a vacinação ocorrerá para todos os profissionais de saúde, seja da rede pública ou privada, na UniFTC.
A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão do SUS, cartão de vacina com registro das doses anteriores e comprovação de atuação profissional (contracheque, declaração ou crachá).
*PRORROGAÇÃO CAMPANHA DE VACINAÇÃO DA INFLUENZA E TRÍPLICE VIRAL*
A prorrogação da Campanha de Vacinação da Influenza (gripe) e Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola acontece nas Unidades Básicas e de Saúde da Família e as vacinações ocorrem simultaneamente à vacinação contra a Covid-19.
vacinação acontece de segunda a quinta-feira, dia 14, das 8 as 11 e das 13 às 16h nas UBS e USF. Nesta prorrogação da segunda fase, para vacinação da Influenza que ocorre de forma escalonada, o público-alvo são idosos maiores de 60 anos, trabalhadores da Saúde, professores, gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
Além disso, portadores de comorbidades ou deficiência permanente, profissionais das forças de segurança ou salvamento, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário, caminhoneiros , população privada de liberdade e profissionais do sistema de privação de liberdade, pessoas de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Já para a vacinação da Tríplice Viral, nesta segunda fase o grupo são os profissionais de Saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A documentação necessária para vacinação da Influenza e Tríplice Viral é o RG, CPF ou Cartão do SUS, cartão de vacina
com registros anteriores.
Além disso, são ressaltadas algumas informações importantes, a exemplo da apresentação de documento de comprovação de vínculo ativo, tais como: contracheque atual e documento oficial com foto; carteira de trabalho, carteira do conselho, etc.
AÇÃO DE VACINAÇÃO MENINGOCÓCICA REDE DE FRIO
Nesta semana, a Rede de Frio realizará ação de intensificação vacinal com a vacina Meningocócica C (Conjugada). A vacinação ocorre de segunda a quinta-feira, dia 14, nas Unidades Básicas e de Saúde da Família.
O público-alvo são profissionais de saúde e pessoas a partir de 1 ano de idade até 19 anos, 11 meses e 29 dias que não tenham tomado a vacina meningo C ou ACWY.
Vale destacar que a vacina contra Meningite ACWY só é liberada para adolescentes de 11 a 12 anos e para profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, veterinários, odontólogos, auxiliar de saúde bucal, farmacêuticos, atendentes de farmácia, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistente social, biomédicos).
A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS, cartão de vacina com o registro vacinal, e apresentação de documento de comprovação de vínculo ativo, tais como: contracheque atual e documento oficial com foto; carteira de trabalho, carteira do conselho etc.
Boletim Covid-19
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. Com dados referentes aos últimos sete dias, Itabuna registra 299 pacientes curados, 1.153 confirmados, sendo 854 casos ativos; leitos em UTI ocupados 01; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 07; leitos clínicos disponíveis, 01; óbitos confirmados 00 e 00 óbitos descartados, 00.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
.jpeg)
.jpeg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)

.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário