POETA TELMO PADILHA TERÁ MONUMENTO EM ITABUNA
![]() |
| Por Val Cabral |
Neste sábado 16 de Julho completaram 25 anos da morte do poeta Telmo Padilha, causada por um acidente autobilistico, na BR-101, entre Itabuna e Buerarema.
O poeta Telmo Padilha, também, funcionario público federal (Ceplac), jornalista e advogado, foi quem mais traduziu a "poesia grapiúna" para outras línguas, numa época que não existia a Internet. Hoje, por causa desse sistema, tudo se tornou mais fácil.
Após o seu desaparecimento, o Clube do Poeta Sul da Bahia, do qual o poeta, era sócio, até lutou para perpetuar seu nome, à uma rua, avenida ou praça, da cidade. O documento, chegou até a tramitar na Câmara de Itabuna, através dos vereadores, à época, Luis Sena e o saudoso Carlito do Sarinha, com várias assinaturas, mas não foi à frente, ficando barrado nos anais daquela Casa Legislativa.
Foram apontados os locais: as praças do Gois Calmon e a dos Eucaliptos, no Conceição. Locais esses, onde Telmo Fontes Padilha, residiu.
Homenagem aos poetas.
Assim, quando estávamos escrevendo esse texto, recebemos informações, para a alegria e reconhecimento dos poetas de Itabuna, de que, o Prefeito Augusto Castro tem em mãos um projeto para isso! E, está elaborando um monumento, conforme a foto, para homenagear Telmo Padilha, extensivo aos poetas da terra.
A data marcada para sua inauguração, será dia 20 de outubro, Dia do Poeta, fazendo parte ainda dos 112 anos de emancipação, deste município, faltando encontrar o local, para instalar o monumento, que, segundo buscamos, firará à critério dos poetas, através de um convite do prefeito.

Nenhum comentário:
Postar um comentário