sábado, 16 de julho de 2022

Poeta Telmo Padilha: 25 anos de saudade

 POETA TELMO PADILHA TERÁ MONUMENTO EM ITABUNA 

Por Val Cabral

Neste sábado 16 de Julho completaram 25 anos da morte do poeta Telmo  Padilha, causada por um acidente autobilistico, na BR-101, entre Itabuna e Buerarema. 

O poeta Telmo Padilha, também, funcionario público federal (Ceplac), jornalista e advogado, foi quem mais traduziu a "poesia grapiúna" para outras línguas, numa época que não existia a Internet. Hoje, por causa desse sistema, tudo se tornou mais fácil.


Após o seu desaparecimento, o Clube do Poeta Sul da Bahia, do qual o poeta, era sócio, até  lutou para perpetuar seu nome, à uma rua, avenida ou praça, da cidade. O documento, chegou  até a tramitar na Câmara de Itabuna, através dos vereadores, à época, Luis Sena e o saudoso Carlito do Sarinha, com várias assinaturas, mas não foi à frente, ficando barrado nos anais daquela Casa Legislativa.

 Foram apontados os locais: as praças do Gois Calmon e a dos Eucaliptos, no Conceição.  Locais  esses, onde Telmo Fontes Padilha, residiu.
Homenagem aos poetas.


Assim, quando estávamos  escrevendo esse texto, recebemos informações, para a alegria e reconhecimento dos poetas de Itabuna, de que, o Prefeito Augusto Castro tem em mãos um projeto para isso! E,  está elaborando um monumento, conforme a foto, para homenagear Telmo Padilha, extensivo aos poetas da terra.

 
A data marcada para sua inauguração, será dia 20 de outubro, Dia do Poeta,  fazendo parte ainda dos 112 anos de emancipação, deste município, faltando encontrar o local, para instalar o monumento, que, segundo buscamos, firará à critério dos poetas, através de um convite do prefeito.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...