Eleição para Conselhos Escolares agitou a Rede Municipal de Ensino
Nesta quarta-feira, dia 27, em meio às aulas presenciais e mesmo atividades remotas, por conta das obras de requalificação em algumas escolas, o clima foi de eleição para escolha dos membros dos Conselhos Escolares na Rede Municipal de Ensino. A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria da Educação promoveu a renovação dos integrantes destas instituições.
São quatro segmentos representados no Conselho de cada escola: pais, alunos, professores e funcionários. No Grupo Escolar Everaldo Cardoso, no Bairro São Caetano, por exemplo, a vice-diretora Ângela Maria Bispo estava muito satisfeita com a participação dos representantes dos segmentos. “É um momento democrático muito importante. Todos têm vontade de dar a sua contribuição”, disse, acrescentando que a escola tem cerca de 700 alunos.
Com o mesmo pensamento, a professora Geni Neves de Jesus ressaltou a importância do voto: “É o momento de fazer valer o nosso direito para fortalecer as ações da escola”, declarou. Já na Escola Margarida Pereira, no Bairro Maria Pinheiro, a estudante Ana Luíza Rodrigues, 15 anos, não escondeu sua ansiedade ao votar pela primeira vez para eleger representantes no Conselho Escolar.
“Analisei direitinho o perfil dos candidatos. Agora, vou votar. Acredito que a minha escolha é a melhor”, disse Ana Luíza, estudante do 8º ano do Ensino Fundamental. A vice-diretora Gicélia Maria Costa lembrou que a unidade de ensino está tendo uma movimentação muito grande em razão das atividades. Por conta disso, “pais e alunos estão aproveitando para também votar”.
A gerente de Acompanhamento aos Conselhos Escolares do Departamento da Educação Básica (DEB) da Secretaria Municipal de Educação, Inês Sobrinho, frisa que o Conselho Escolar cumpre um importante papel no ambiente escolar, por desempenhar funções consultivas, deliberativas e de fiscalização. Ela informa que os eleitos terão um mandato de dois anos (2022-2024). A posse será nesta sexta-feira, dia 29, em cada unidade.
Reunião de proprietários de bares e restaurantes para reordenamento
A Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) reuniu na manhã desta quarta-feira, dia 27, proprietário de bares e restaurantes, na sede da subsecção da OAB – Itabuna, com o objetivo de dialogar sobre a necessidade de reordenamento do setor.
A medida segue a mesma linha de um encontro realizado na segunda-feira passada com vendedores ambulantes que trabalham com o comércio de alimentos para que a Prefeitura de Itabuna atenda à recomendação do Ministério Público estadual.
O secretário de Segurança e Ordem Pública, Humberto Mattos, responsável pela coordenação das ações, informou que a recomendação do MP-BA foi formalizada por meio da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) a pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI). “Por etapas, em meio ao diálogo, vamos resolvendo os problemas até conseguirmos atender as recomendações do MP”, comentou.
O titular da SESOP explicou que atendendo a uma determinação do prefeito Augusto Castro, o diálogo tem sido exercitado desde o primeiro momento, aliado à cautela e bom senso. “Todas as recomendações ministeriais têm como base o Código de Postura do Município, cuja última atualização se deu em 2013, justamente para ordenar as relações e comportamentos sociais”, informou.
Entre os principais problemas relativos às atividades de bares e restaurantes que precisam ser fiscalizados e corrigidos, segundo o Secretário Humberto Matos, estão a perturbação do sossego público (Art. 127) e uso de mesas e cadeiras em passeios, ruas e praças (Art. 151) do Código de Posturas. Além disso, também há desrespeito à Lei Ambiental (som abusivo).
O segmento esteve representado pela Associação dos Bares e Restaurantes de Itabuna. Muito atentos às recomendações, todos os empresários tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas. Segundo informou o secretário, agora cada caso será avaliado para que sejam identificadas as necessidades de correções e adequações da atividade diária à legislação.
Prefeitura e Fecomércio Bahia discutem implantação de Unidade do Sesc/Senac
Avançam os entendimentos entre a Prefeitura de Itabuna e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (FECOMÉRCIO BA) visando a implantação de unidade do SESC/SENAC no município. Pelo projeto, a cidade pode ganhar um centro esportivo com mini-ginásio, academia de musculação e dança, salas para a prática de capoeira e até gabinete odontológico para atender os comerciários e a população.
Na terça-feira passada, dia 26, o professor de Educação Física Paulo Roberto Rezende, o Paulão, se reuniu com o presidente da FECOMÉRCIO, Carlos de Souza Andrade, que também é presidente do Conselho Regional do SESC – BA, o diretor regional José Carlos Bulhosa Baqueiro e o conselheiro Jehorvan Melo quando o tema foi debatido. Ficou definido que um representante da instituição virá a Itabuna nos próximos dias para audiência com o prefeito Augusto Castro (PSD).
A visita servirá para que sejam definidas áreas onde o centro esportivo seja construído para que a oferta de atividades e programas esportivos para crianças, adolescentes, jovens e adultos seja ampliada. “Há anos a cidade carece de espaços para a prática de esportes que é fundamental para o desenvolvimento esportivo, sociocultural e intelectual das pessoas. Daí, a importância da chegada do SESC cuja expertise é reconhecida”, disse o professor Paulão.
Segundo ele, a oportunidade surgiu depois de a CNC-FECOMÉRCIO ter doado uma carreta de alimentos em dezembro passado para famílias vítimas das cheias e enchentes do Rio Cachoeira. “O conselheiro Jehorvan Melo, natural de Itabuna, disse aos técnicos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL) do seu desejo de incluir a cidade entre aquelas onde o SESC atua na formação esportiva e intelectual de crianças e adolescentes. Como itabunense, embora more fora, ele disse que ficaria feliz se isto se tornasse realidade. Parece que a hora chegou”, afirmou.
Prefeito Augusto Castro entrega Escola Novo Horizonte 100% reformada
Alunos, professores e a comunidade do bairro receberam em clima de festa a entrega da Escola Novo Horizonte que passou por obras de requalificação executadas pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Educação. As crianças e adolescentes expressam a maior felicidade em contar com uma nova escola.
“Antes estava tudo quebrado. Agora, melhorou bastante, graças a Deus”, falou a dona de casa Juliana Soares Ferreira, que foi aluna da escola e atualmente tem um sobrinho matriculado. Ela não escondia sua satisfação pela execução das obras.
“Tenho confiança que vamos mudar a realidade da Educação em Itabuna”, disse o prefeito Augusto Castro (PSD), ao discursar no final da tarde de terça-feira, dia 26, durante reinauguração da Escola Municipal Novo Horizonte. O prédio foi 100% reformado e é a terceira unidade escolar a ser entregue nesta segunda etapa das obras nos prédios escolares da Rede Municipal de Ensino.
Na ocasião, o prefeito Augusto Castro (PSD), fez um balanço das entregas de escolas até agora. Para ele, Educação é fundamental. “Estamos fazendo o que mais importa, que reformar escolas, unidades de saúde e melhorar a infraestrutura da cidade, apesar das dificuldades, São essas entregas que a comunidade deseja”, disse.
Ele lembrou que a entrega das reformas é só o começo das melhorias na área da Educação pública. “É necessária uma mudança que abranja o pedagógico, a infraestrutura, o transporte, a alimentação e a qualidade do ensino. Temos uma rede com cerca de 20 mil alunos e quase 90 escolas na zona urbana e no campo. Então é preciso humanizar o ambiente onde o aprendizado ocorre”, discursou.
Para a secretária municipal da Educação, Janaína Araújo, por falta de manutenção ao longo dos anos, a escola esteve entre as mais deterioradas de toda a rede pública municipal. “Basta olhar as fotografias antigas, para se ver como era esta escola”, afirmou, em uma referência à situação degradante do imóvel, inclusive, com um esgoto passando na parte interna.
A diretora da Escola Municipal Novo Horizonte, Maria das Neves, disse que o momento é de muita gratidão. Ela recorda que o telhado estava destruído e, quando chovia, a escola ficava alagada. “Os banheiros não tinham nem portas”, lembra. Atualmente, a unidade tem 200 alunos do nível fundamental l.
Durante as obras, todo o telhado foi substituído, a cozinha e os banheiros precisaram ser reformados e o piso trocado. “Pela primeira vez, o professor e a coordenação pedagógica têm uma sala para reuniões e atividades coletivas”, frisou a secretária Janaína Araújo.
Prefeitura remove mais de 30 toneladas de lixo de pontos viciados
Por meio da ação de várias equipes, com o suporte de pás carregadeiras e caçambas, a Prefeitura de Itabuna efetuou na manhã desta quarta-feira, dia 27, uma operação de remoção de mais de 30 mil quilos de lixo e de entulhos descartados em locais inapropriados em toda a cidade. A ação de combate aos “pontos viciados” necessita contar com o apoio da população, como enfatiza o superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura, Francisco de Sousa Lino Filho.
Segundo ele, nos locais onde há diariamente a coleta domiciliar as pessoas precisam descartar o lixo pelo menos uma hora antes da passagem dos caminhões compactadores. “Muita vezes, por não conseguir adequar seus horários cotidianos à passagem dos veículos da empresa responsável por este serviço, há o descarte em terrenos baldios, nas ruas, avenidas ou outros espaços públicos o que acaba prejudicando toda a comunidade”, diz Sousa Lino
Este é o caso que se registra semanalmente na Travessa Querubim Oliveira, no Pontalzinho, onde há contaminação do meio ambiente, ação de animais que destroçam os sacos de lixo e sujam tudo, além da criação vetores para roedores e animais peçonhentos. “Os moradores da área precisam cooperar com os esforços da limpeza pública, pois há coleta domiciliar diária de lixo pelos caminhões compactadores”, reafirmou o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pelegrini.
O mesmo fato acontece às margens do semianel rodoviário de onde somente nesta quarta-feira haviam sido removidas até as 11 horas mais de 20 mil quilos de entulhos e lixo. “A gente espera a contribuição de todos no trabalho de manter a cidade limpa. É preciso conscientização das pessoas que atuam no transporte de entulhos e dos bairros e comunidades. Numa cidade limpa, as pessoas adoecem menos e têm vida saudável”, finaliza
Boletim Covid-19
O Boletim do Covid-19 divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde traz as seguintes informações. Com dados referentes aos últimos sete dias, Itabuna registra 01 paciente curado, 01 confirmado, sendo 00 caso ativo; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 01; leitos clínicos disponíveis, 07; óbitos confirmados 00 e 00 óbitos descartados, 00.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Em ambientes abertos, liberado uso de máscaras. Já em locais fechados use máscara.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável