segunda-feira, 25 de abril de 2022

ITABUNA EM FOCO: MP-BA recomenda e Prefeitura anuncia a ambulantes reordenamento do comércio informal

A Prefeitura de Itabuna promoveu um reunião vendedores que trabalham com o comércio informal de alimentos na área central da cidade para anunciar o reordenamento recomendado pelo Ministério Público estadual. O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SEOP), o encontro teve como objetivo apresentar a recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) para que a Prefeitura intensifique as ações de controle e ordenamento do uso do solo na cidade.

A recomendação é de que num prazo de até 45 dias seja reordenado o segmento que trabalha com alimentos.  Em até  90 dias, os demais setores do comércio informal. “Nosso foco é o diálogo para que possamos encontrar uma solução. Sabemos que o comércio informal é útil e saudável para Itabuna”, frisou o secretário Humberto Mattos, reforçando que o reordenamento será por etapas. 

“Começamos com o setor de alimentos  porque também envolve a necessidade do cumprimento de normas sanitárias. Depois serão os bares e posteriormente os demais segmentos”, completou. 

A ação do MP-BA que resultou na assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta foi motivada pela Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Determina que a Prefeitura cumpra o Código de Posturas do Município. 

“Nosso segundo passo será a visita in loco para fiscalização de cada caso e a recomendação das adequações necessárias no que diz respeito a local, tipo de carro, alimento ou a proibição em determinadas situações”, explicou o titular da SESOP. O secretário completou que “essas são medidas emergenciais até que a Prefeitura apresente um Plano de Ação definitivo para o comércio informal da cidade”.

O presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Itabuna (AVAI), Márcio Higino, se mostrou otimista com a iniciativa. “Acredito que será melhor para todos. Quem precisar se adequar fará isso e a Prefeitura dará esse suporte direcionando esses trabalhadores para um local adequado” 
finalizou.

Secretaria Municipal de Saúde divulga calendário vacinal da última semana de abril

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde divulga calendário de vacinação que contempla a última semana de abril em Itabuna.

Para a vacinação contra o Covid-19 nas Unidades Básicas e  de Saúde da Família a primeira, segunda e terceira dose contra  será aplicada desta segunda a quinta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas. 

PRIMEIRA DOSE

Para a primeira dose, o público maiores de 12 anos. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência.

SEGUNDA DOSE 

Para a segunda dose, o público são as pessoas que estão com data de retorno até o dia 29/04 para uso das vacinas 
Coronavac  Oxford ou Pfizer.
Vale destacar que está liberado para todos os serviços a antecipação da 2ª dose Pfizer para 60 dias. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e cartão com registro da primeira dose. 

TERCEIRA DOSE 

Para a terceira dose, serão imunizadas pessoas maiores de 18 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de 4 meses (a partir da data da segunda dose).


DOSE DE REFORÇO JANSSEN,  

Nas UBS e USF, pessoas maiores de 18 anos, que tenham um intervalo entre 2 e 6 meses após a primeira aplicação já podem receber sua dose de reforço da vacina Janssen. 

A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão do SUS, Comprovante de Residência e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

QUARTA DOSE 

Também desta segunda a quinta-feira, dia 28, será aplicada a quarta dose contra o  Covid-19 nas Unidades Básicas e de Saúde da Família.

O público-alvo pessoas vivendo com HIV,  pessoas em tratamento oncológico, pacientes transplantados (medula ou órgãos sólidos)

Além destes, pessoas em
tratamento imunossupressor (autoimunes como Lupus, artrite
reumatoide Doença de Crohn,
anemia hemolítica, espondiloartrites, artrite psoriásica, esclerose sistêmica (esclerodermia), síndrome de Sjögren, miopatias inflamatórias e as vasculites) 
e idosos maiores de 80 anos.

A documentação é o RG, CPF ou Cartão do SUS, cartão de vacina
com registros anteriores.

VACINAÇÃO INFANTIL 

Esta semana, a vacinação infantil acontece na quarta-feira, dia 27 , na Rede de Frio, em anexo à UBS José Maria de Magalhães Neto, Centro (Antigo SESP) das 8 às 11 e das 13 às 16 horas.

São imunizadas crianças com comorbidade/deficiência permanente de 5 a 11 anos com a Pfizer Pediátrica. Já as crianças sem comorbidade serão vacinadas aquelas de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer Pediátrica e de 6 a 11 anos com a vacina da Coronavac ou Pfizer Pediátrica. 

SEGUNDA DOSE CRIANÇAS

Crianças de 6 a 11 anos sem comorbidade que foram imunizadas com a Coronavac e completaram os 28 dias da primeira dose, já poderão receber a segunda aplicação. E também, crianças de 5 a 11 anos que receberam a vacina Pfizer também já podem receber sua segunda dose após completar o prazo de 60 dias. 

Algumas ressalvas precisam ser seguidas na imunização deste grupo infantil como a apresentação de um documento da criança e do cartão de vacina infantil. Para crianças com comorbidade, deverá ser apresentado também o relatório médico que ficará retido. Ademais, a criança deverá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de não ser os pais, o responsável deverá levar uma cópia do documento do pai ou da mãe e autorização por escrito assinada). Os pais ou responsaveis deverão apresentar documento pessoal com     foto.

Outro ponto é que a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores. Os pais poderão optar qual a vacina para as crianças sem comorbidade de 6 a 11 anos (Coronavac ou Pfizer Pediátrica). Já para àquelas com 5 anos e àquelas com comorbidade, a orientação é a Pfizer Pediátrica. 

As doenças que são consideradas comorbidades são Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Doenças Cardiovasculares; Doenças cerebrovasculares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática. Já as deficiências permanentes consideradas prioridades são a Auditiva, visual, física e intelectual (crianças autistas estão inclusas nesta última categoria).

*CAMPANHA DE VACINAÇÃO DA INFLUENZA E TRÍPLICE VIRAL* 

A Campanha de Vacinação da Influenza (gripe) e Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola acontece nas Unidades Básicas e de Saúde da Família e as vacinações ocorrem em paralelo à vacinação contra a Covid-19. 

Nesta semana, a vacinação acontece de segunda a quinta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas. Neste primeiro momento, para a vacinação da Influenza que ocorre de forma escalonada, o público-alvo são idosos maiores de 60 anos e trabalhadores da Saúde.

Já para a vacinação da Tríplice Viral, nesta primeira fase,  o grupo são profissionais de Saúde. A documentação necessária para vacinação da Influenza e Tríplice Viral é o RG, CPF ou Cartão do SUS, cartão de vacina com registros anteriores.

Além disso, são ressaltadas algumas informações importantes a exemplo da apresentação de documento de comprovação de vínculo ativo, tais como: contracheque atual e documento oficial com foto; carteira de trabalho, carteira do conselho, etc.

Trabalhadores de saúde: veterinários, odontólogos, auxiliar de saúde bucal, farmacêuticos, atendentes de farmácia, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, educador físico, assistente social, estudantes de saúde que estejam estagiando em serviços de saúde.

AÇÃO DE VACINAÇÃO REDE DE FRIO

Nesta semana, a Rede de Frio realizará ação de repescagem para vacinação da Influenza e Tríplice Viral. 

Na terça-feira, dia  26, das 10 às 15 horas, a Rede de Frio realiza imunização da Influenza e Tríplice Viral para repescagem dos trabalhadores de Saúde da Vigilância em Saúde, Atenção Primária, Média e Alta Complexidade, Central de Regulação e Secretaria de Saúde que não conseguiram se imunizar nas semanas anteriores. 

A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacina com o registro vacinal. É necessário também apresentar documento de comprovação de vinculo ativo,  tais como: contra cheque atual e documento oficial com foto; carteira de trabalho, carteira do conselho, etc.

Prefeito Augusto Castro faz entrega oficial da Creche Elzo Pinho de Magalhães


“Agora posso trabalhar sossegada, porque sei que meu filho vai receber  uma educação de qualidade e estará seguro”, comemorou a faxineira Maria Melba Castilho, durante a entrega oficial da Creche Elzo Pinho de Magalhães, nesta segunda–feira, dia 25, pelo prefeito de Itabuna, Augusto  Castro (PSD). O espaço, localizado na Nova Mangabinha, passou por adequações na estrutura física, ganhou novo telhado e um  banheiro infantil.

A inauguração marca o início da entrega de outros prédios escolares da rede municipal que passaram por obras de requalificação depois de anos de abandono. “Nosso projeto é reformar 100% das nossas escolas. Iniciamos a gestão com quase 95 escolas destruídas. Agora, vamos entregar todas elas reformadas”, anunciou o prefeito Augusto Castro. 

A secretária municipal da Educação, Janaína Araújo, disse que 36 escolas já foram entregues recuperadas. “É uma satisfação  fazer parte desse momento. A primeira entrega oficial de uma unidade escolar”, declarou.

No discurso, ele lembrou que a Creche Elzo Pinho de Magalhães também é resultado do empenho da Secretaria Municipal de Educação  (SEDUC) e destaca a importância de dar um futuro melhor às crianças que ali serão atendidas. “Nossa meta é fazer uma educação diferente. Aqui, os estudantes terão diversas atividades que vão elevar o aprendizado”, disse.

Em meio a alegria de pais, mães e de pessoas da comunidade do Nova Mangabinha, o prefeito Augusto Castro anunciou que conseguiu viabilizar junto ao  Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) três convênios para a construção de mais creches. A gestora da Creche Elzo Pinho de Magalhães, Keila Gilvânia Bonfim, falou que o espaço  é fundamental para a comunidade. 

“É a única creche  de Itabuna que atende a crianças de 1,5 ano de idade até três anos e onze meses”, ressaltou.  A Creche Elza Pinho de Magalhães reúne 20 profissionais e as obras de requalificação eram esperadas com ansiedade por toda a equipe. “A entrega é motivo de alegria não só pra mim, mas para toda comunidade do Nova Mangabinha” celebra Keila Bonfim..

Secretaria Municipal de Saúde adverte a população sobre alerta vermelho para a dengue 
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, adverte a população de Itabuna sobre o alerta vermelho para a dengue no município. Há quatro semanas consecutivas, as notificações de casos de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya) têm aumentado consideravelmente, o que tem preocupado quanto a iminência de um quadro de epidemia na cidade. 

Segundo dados da Vigilância em Saúde, de janeiro até a quarta-feira passada, dia 20, foram notificados 449 casos para dengue, 60 para chikungunya e 8 para zika. No mesmo período do ano passado eram 154 casos. O aumento das notificações reflete a elevada procura e de casos novos com sintomas para essas doenças. 

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes,  a equipe têm se preparado para evitar uma epidemia em Itabuna, realizando reuniões com os demais departamentos a fim de montar um plano de contingência para enfrentar as arboviroses.

“Nos reunimos com todos setores da Vigilância em Saúde, bem como com demais departamentos, a exemplo da Atenção Primária, Regulação, Média e Alta Complexidade, para traçar uma força-tarefa na execução do plano de contingência. Os agentes de endemias têm atuado diariamente, mas é preciso que a população contribua nesse processo” alertou. 

Atualmente, o índice predial na cidade é de 6,64%. Em 2021, a Secretaria Municipal de Saúde encontrou o cenário de 8,2% de índice, baixando esse resultado para 3,4% no final do ano. Alguns bairros se encontram com índices alarmantes, a exemplo do Novo São Caetano ondde 74% dos imóveis vistoriados, 16% estão com foco do mosquito. 

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, orienta a população a buscar por uma unidade de saúde em casos de sintomas. “Em caso de febre alta, dores musculares e nas articulações, náusea e coceira, o paciente deve procurar uma unidade para atendimento médico, na qual, o profissional solicitará o exame para constatação da dengue.” afirmou. 

O exame é coletado no laboratório da Vigilância Epidemiológica, no anexo ao antigo SESP. O material é enviado ao Laboratório Central de Saúde  Pública (LACEN), em Salvador,  para confirmação. 

A Divisão de Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde ressalta a importância da sensibilização da população e acolhimento aos agentes de endemias para que os profissionais possam atuar na contingência da proliferação do mosquito. 

Para contribuir, a população deve tampar e limpar ralos, caixas d’água e lixeiras, bem como não permitir o acúmulo de água em vasos de planta, lixos e calhas. Também deve cobrir piscinas, cisternas e reservatórios de água, além de outros cuidados. O Disk Dengue para denúncias é o (73)  3612-8324 ou ainda no instagram: @endemiasemfoco.

Prefeitura realiza serviços de roçagem e limpeza em diversas áreas da cidade


A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), iniciou a semana com a execução de serviços de roçagem, limpeza e remoção de entulho em vias públicas, escolas, praças, viaduto Paulo Souto, Hospital de Base, Teatro Candinha Dórea, Cread e Bairro São Judas Tadeu.

Dentro da programação está também a remoção de entulhos pela empresa Biosanear nas proximidades da USEMI, do Itabuna Esporte Clube e da área da Prefeitura. Na semana passada, diversos pontos da cidade foram contemplados com o trabalho de roçagem, como Avenida Garcia (centro), Amélia Amado, Inácio Tosta Filho, proximidades da Câmara de Vereadores e Rua Almirante Tamandaré (Centro). 
   
“Muitas pessoas ainda insistem em descartar lixo em locais indevidos. Mas, os nossos agentes estão empenhados para manter a cidade limpa e organizada. Trabalhamos diariamente para que os serviços de limpeza pública cheguem a todas as áreas da cidade” reforça o diretor de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos,
Lázaro Pellegrini,.

O serviço de zeladoria em bairros e no centro da cidade tem como objetivo  preservar espaços públicos, ajudar o meio ambiente e também proporcionar melhor qualidade de vida para a população. A Limpeza Pública recomenda que não haja descarte de lixo em locais inapropriados para que pragas, como roedores e animais peçonhentos sejam evitados.
Boletim Covid-19 


O Boletim do Covid-19 divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em

Saúde da Secretaria Municipal de Saúde traz as seguintes informações. Com dados referentes aos últimos sete dias, Itabuna registra 01 paciente curado, 01 confirmado, sendo 00 caso ativo; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 08; óbitos confirmados 00 e 00 óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Em ambientes abertos, liberado uso de máscaras. Já em locais fechados use máscara.

Ascom//Prefeitura de Itabuna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Após desgaste, governo recua e diz que vai revogar fiscalização do pix

Em derrota para Haddad, Receita Federal desiste da nova regra de monitoramento de transações superiores a R$ 5 mil Do -  Diário do Poder - ...