sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

ITABUNA EM FOCO (ONTEM): Prefeitura realiza pré e Jornada Pedagógica 2022 para abertura do ano letivo em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai realizar a pré-jornada nos dias 16 e 17, a partir das 8 horas. O evento antecede a XXXIV Jornada Pedagógica, que acontece na próxima segunda-feira, dia 21, no Teatro Municipal Candinha Dória. O objetivo é levar conhecimentos específicos a diretores de escolas, vice-diretores e coordenadores e direcionar os trabalhos.  

Após a abertura oficial da pré-jornada, será feita uma avaliação do Ano letivo 2020/2021 com destaque para as diretrizes  e  estratégias  que garantem o direito  de aprender de todos os estudantes.  Os pontos  a serem trabalhados serão: o bloco de atividades, currículo mínimo, avaliação e aprovação dos  alunos, Direção do Departamento de Educação Básica, além dos balanço do número de matrícula, índice de aprovados, reprovados  e desistentes de 2021.

Na parte da tarde, haverá apresentação de dança com alunos público-alvo da Educação Especial e  orientação para as eleições do Conselho Escolar 2022. Já no dia 17,  o mesmo público vai se reunir na UniFTC, na Avenida Inácio Tosta Filho, onde serão debatidas as questões de biossegurança por causa da pandemia do novo coronavírus. Também haverá falas de nutricionistas sobre alimentação saudável, armazenamento de alimentos, cardápios e orientações legais.

Ainda na UniFTC,  será feita apresentação e análise de Documento de Orientações Pedagógicas do ano letivo de 2022, o que inclui períodos letivos, avaliação, recuperação da aprendizagem, currículo, matriz curricular, avaliações internas da Rede,  dentre outros, além da Coordenação de Ensino.

JORNADA PEDAGÓGICA

No dia 21 de fevereiro, vai acontecer a Jornada Pedagógica 2022, no Teatro Municipal Candinha Dória, reunindo os profissionais da Rede Municipal de Ensino, dentre eles, diretores, coordenadores e professores, que serão recebidos pela Orquestra da Guarda Civil Municipal. Haverá um Momento Cultural, com  a Biblioteca Itinerante  e a Escola de Dança Municipal, integrada por alunos da rede.

Na abertura, a presença do prefeito de Itabuna,  Augusto Castro (PSD), das secretárias municipais de Educação, Janaína Araújo,  e de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, do presidente da Câmara de Vereadores, Erasmo  Ávila,  além de representantes do Sindicato dos Professores e  do Conselho Municipal de Educação (CME).

Nesse ano, a Jornada Pedagógica 2022 aborda o tema: “Educação na Perspectiva da PHC: Um Olhar sobre a Totalidade do Sujeito”. Segundo a secretária municipal  de Educação, Janaína Araújo, a Pedagogia Histórico Crítica(PHC) norteia o trabalho da Rede Municipal de Ensino. “A totalidade do sujeito  trabalha  o indivíduo  nas vertentes biopsicossocial”, explicou.

Para evitar aglomerações, serão admitidas no teatro 300 pessoas pela manhã e 300 pessoas à tarde. O evento terá transmissão online para facilitar a participação.  

A Jornada terá uma  palestra motivacional com o tema: “Retorno à Presencialidade: Desafios e Possibilidades”.  O encontro também vai apresentar assuntos relacionados  à “Educação na Perspectiva da PHC: Um Olhar sobre a Totalidade do Sujeito”,  que será  tema  da palestra Magna da  jornada

Prefeitura começa a entregar escolas municipais reformadas

Assegurar a alunos, professores e demais profissionais da comunidade escolar um espaço educacional mais digno, seguro e humanizado. É com este objetivo que a Prefeitura de Itabuna inicia no próximo dia 20 a entrega das primeiras unidades educacionais da Rede Pública Municipal de Ensino que foram reformadas, após longo período sem intervenção de requalificação ou de manutenção na infraestrutura.


A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) traçou um cronograma com a entrega à comunidade de 12 escolas. As primeiras unidades que integram o atual pacote da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) são: as escolas Novo Horizonte, João Alves Araújo, Maria Pinheiro, Professora Florípedes de Oliveira, além da Escola Creche Elzo Pinho de Magalhães. Para o dia 25 está programada a conclusão da reforma do Grupo Escolar Everaldo Cardoso Silva, da Escola Pedro Lemos e da Creche Pequeno Aprendiz.

Para o dia 30 de março, está prevista a conclusão das obras de reforma das escolas municipais Heribaldo Dantas e Amélio Cordier. Finalizando a primeira etapa do Programa de Requalificação das Escolas Municipais, no dia 15 de abril, é esperada a conclusão das obras no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam) e do Centro Psicossocial de Educação Inclusiva (Cepei).

Uma das ações fundamentais do prefeito Augusto Castro para este segundo ano de governo é o Programa de Requalificação das Escolas Municipais, que tem exigido um esforço por parte da Secretaria Municipal da Educação. Por isso, o Departamento de Infraestrutura da Seduc produziu um relatório situacional e vem acompanhando o trabalho da empresa responsável pela execução das obras, depois de vencedora da concorrência pública.

De acordo com o diretor de Infraestrutura da Secretaria da Educação, Eugênio de Abreu Júnior, era urgente promover intervenções em mais de 80% dos 92 prédios que funcionam como escolas ou creches municipais. O diagnóstico foi feito a partir das vistorias dos engenheiros nas unidades escolares, considerando as notificações encaminhadas  pela infraestrutura da Seduc, além das informações passadas por gestores e colegiados escolares.

Abreu Júnior acrescenta que, para além das 12 escolas agora reformadas, o governo municipal também investiu em pequenas intervenções e reparos em outras 12 unidades escolares e creches para assegurar de condições de retorno às aulas presenciais para o ano letivo de 2022.

O diretor disse ainda que o Programa de Requalificação das Escolas Municipais, mais que uma reforma, implica na total requalificação considerando aspectos que vão desde aproveitamento da iluminação natural às cores que devem tornar mais harmonizados e humanizado os espaços educativos.
Fevereiro Laranja: Secretaria de Segurança esclarece dúvidas sobre leucemia, doação de sangue e medula óssea

Em referência à Campanha Fevereiro Laranja, mês de conscientização sobre a leucemia, doação de sangue e medula óssea, a médica Onco-hematologista Regiana Quinto participará nesta sexta-feira, dia 11, do quadro Saúde Responde da Secretaria Municipal de Saúde na rede social Instagram desta semana.


A oncologista Regiana Quinto atua no ambulatório pediátrico para  crianças com câncer. Ela participará do quadro de perguntas e respostas do Instagram oficial da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itabuna. O objetivo é esclarecer as dúvidas da população acerca do fluxo de  
tratamento dessas doenças pelo SUS e as demais dúvidas sobre a oncologia e hematologia.  

As perguntas podem ser enviadas a partir desta quinta-feira, dia 10, por meio da caixinha de perguntas nos stories do instagram da Secretaria Municipal de Saúde @sec.saudeitabuna. Na sexta-feira,  a especialista responderá os principais questionamentos por meio de vídeo que, posteriormente, ficará salvo nos destaques para acesso de todos.

O “#SaúdeResponde” acontece sempre às sextas-feiras e tem a finalidade de responder às principais dúvidas dos internautas sobre temas de especialidades médicas e da saúde pública do município, aproximando a gestão da população por meio do ambiente digital.


Distribuição de 80 mil alevinos de tilápias beneficia 600 agricultores familiares 

Cerca de 600 famílias da agricultura familiar de Itabuna foram beneficiadas na manhã desta quinta-feira, 10, com a doação de 80 mil alevinos de tilápias por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Itabuna, a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Abastecimento (Seagri), via Bahia Pesca e a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA). O evento aconteceu na União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi).

O ato de entrega que deu o pontapé inicial no projeto de Piscicultura da Agricultura Familiar da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima),  contou com a presença do secretário Moacir Smith Lima, do assessor especial da Seagri-BA, Thiago Guedes Viana, que representou o secretário João Carlos Oliveira, e da representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Maria Cristina Vitória.

O secretário municipal de Gestão e Inovação, José Alberto de Lima Filho, representou o prefeito Augusto Castro (PSD), que cumpre agenda de trabalho em Brasília. “Este é mais um compromisso do prefeito Augusto Castro que está sendo cumprido para incentivar e apoiar a agricultura familiar do município, fornecendo meios para a subsistência, a segurança alimentar dessas famílias, e com o excedente ainda gerar renda a partir da comercialização dos peixes”, comentou Lima Filho.

Titular da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o secretário Moacir Smith Lima lembrou que hoje foi entregue o primeiro lote de alevinos de um total de 230 mil doados ao município pela Seagri-BA e a Bahia Pesca por intervenção da deputada Lídice da Mata. “As associações beneficiadas são aquelas que têm propriedades estruturadas do ponto de vista técnico para receber os alevinos. À medida que as demais forem se estruturando, faremos a distribuição gradativa”, disse.
 
O assessor especial da Seagri - BA, Thiago Guedes, ressaltou que também estão previstos cursos de capacitação para os agricultores e equipe técnica da Seagrima para o manejo dos alevinos, além do investimento na distribuição dos filhotes de tilápias. “Essa é uma parceria que vem dando certo e a nossa intenção é investir ainda mais, não só com capacitações, mas para além do pescado com outras culturas, a exemplo da lavoura do cacau e doação de equipamentos”, afirmou.

O presidente da Associação Jacareci – Água Boa, Humberto Pereira Filho, demonstrou satisfação em receber cerca de 4 mil alevinos para os agricultores que representa. “Eu já trabalhava com piscicultura, com uma pequena quantidade de peixes. Mas, agora com essa ajuda estou muito otimista. Além disso, outros agricultores que ainda não tinha contato com a piscicultura iniciarão nesta atividade muito importante”, declarou.

Um total de 14 associações de agricultores familiares foi beneficiada: Agrafam, Alemita – Nova Vida,  Agrovila Bela Flor,  Assgribahia, Horteiros de Ferradas, Jacareci – Água Boa, Itamaracá, Manoel Chinês, Morumbi, Mutuns, Riachão Piaçaveira, Roça do Povo, Serrado e Ribeirão Seco.

O tempo médio de engorda dos peixes varia de quatro a oito meses. Para dar apoio técnico a estes agricultores rurais, muitos dos quais somente agora estão iniciando nesta atividade, profissionais da Seagrima participaram de um curso de capacitação ano passado, na Estação Experimental do Almada, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), oferecido pelo Governo do Estado.

Prefeitura vai recolher animais que ainda permanecem no antigo lixão

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, vai disponibilizar um espaço para abrigar os animais que ficaram no antigo lixão. Uma média de 60 cães ainda está no local, mas continuam recebendo alimento  e água até que sejam remanejados.

Nesta quinta-feira, dia 10, a diretora da Vigilância em Saúde do município, Maristella Antunes, se reuniu  com representantes da  Ong Bicharada para debater  questões relacionadas à castração e ao novo abrigo.  “Na próxima semana, vamos visitar o local onde os animais de grande porte recolhidos das vias públicas ficam para avaliar se os cães  poderão ficar abrigados”, disse.

Ela falou que desde o segundo semestre de 2021, a Prefeitura vem assumindo os cuidados com os animais deixados no antigo lixão. “Em nove meses já doamos 12,150 kg de ração para os cães. Além disso, também já vacinamos alguns, enquanto outros foram recolhidos pela Ong e uma parte está abrigada no Centro de Controle de Zoonoses”, afirmou Maristella Antunes.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde destaca a importância da castração dos animais, que já começou, mas com prioridade para aqueles que permaneceram no antigo lixão. “Desde dezembro, estamos realizando o procedimento e atendendo todas as  demandas relacionadas  aos cães”, garantiu.
Boletim Covid-19

A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje o Boletim do Covid-19. Itabuna registra 35.066  pacientes curados, 38.222 confirmados, sendo 1.222 casos ativos; leitos em UTI ocupados 19; leitos de UTI disponíveis 04; internados em leitos clínicos 26; leitos clínicos disponíveis, 14,  óbitos confirmados 707 e óbitos descartados, 327.


Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Há um aumento significativo no número de casos com a circulação da variante Ômicron, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.





Ascom/Prefeitura de Itabuna




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Pesquisa revela que maioria do País desaprova o STF

  Apenas 12% do total avaliam os ministros do Supremo positivamente Atial composição do Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Fellipe Sampa...