sábado, 12 de fevereiro de 2022

Será que o empréstimo dos empresários vítimas da enchente não vai sair?

 E d i t o r i a l

Será que o empréstimo dos empresários vítimas da enchente não vai sair?

Assim ficou a Avenida do Cinquentenário , maior artéria comercial do sul da bahia. 

No calor das enchentes em Itabuna e região, o governador Rui Costa para amenizar o problema dos prejuízos do empresário, extensivo a todos os prejudicados, também de outras cidades atingidas pelas águas, prometeu um empréstimo com amplas facilidades aos donos de lojas, que tiveram seus estabelecimentos invadidos pelas águas.  

O valor do empréstimo, através do Desenbahia, teria o limite de até R$150,000,00 (cento e cinquenta mil reais), para amenizar os prejuízos dos prejudicados. Com grandes facilidades; inclusive com 12 meses de carência para efetuar a primeira parcela do referido empréstimo, dividido em 36 meses.

Foi uma injeção de ânimo para os empresários itabunense que correram e encaminharam as suas propostas, mas não esperavam encontrar tantas burocracias, onde o Desenbahia exige até avalistas e, quem sabe, uma “fotocópia da própria alma! ”.

Nesta questão emergencial, de um fenômeno natural, provocado pela natureza, o Governo do Estado deveria ser mais sensível, compreensivo, e ele ser o próprio avalista, desse setor, uma das maiores economias do Estado; se não for a maior.

Soubemos, através de uma entidade representativa da cidade de que cerca de 50 propostas já foram caminhadas, de um total de 211, mas, que, até o momento, nenhuma delas tiveram o resultado satisfatório. Ou seja, o dinheiro não caiu no caixa!

A coisa está tão absurda, que já provocou encontros da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna-ACI, uma entidade centenária, e a Câmara de Vereadores de Itabuna, quando os edis solicitaram brevidade à direção da instituição financeira do Governo do Estado, esta semana.

A Associação Comercial e Empresaria de Itabuna, nessas questões, envolvendo seu segmento, não pode “comer mosca”... e, igual a calango “só balançando a cabeça”, concordando com esse tipo de ação do Governo do PT, que só piora a situação do comércio de Itabuna, de seu povo e da região.

A ACI, que, inclusive, ajudou à emancipação de Itabuna, criada sob o nome de União Comercial em 1908, e, que tanto defendeu os interesses desse município, tem que mostrar a sua força, e partir para cima e não ficar parada ou inerte, como vem acontecendo há muitos anos; só esperando que a “chuva cia do céu! ”.  Vamos ser enérgicos! Vamos partir para cima. Vamos mostrar a nossa força. Esse povo engana muito! Tenho dito!     

        

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Alta reprovação tira Lula de atos do 1º de Maio pelo 2º ano seguido

Última vez que presidente participou de celebrações do Dia do Trabalhador foi em 2024 Lula preferiu a frieza das lentes, em pronunciamento n...