terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

ITABUNA EM FOCO: Iniciada vacinação de crianças nas UBS e UFS contra a Covid-19

As Unidades Básicas e de Saúde da Família começaram a aplicar a vacinação infantil contra a Covid-19 a partir desta semana. Hoje, dia 8, e na quinta-feira, dia 10, a imunização será das 8 as 11 e das 13 às 16 horas de acordo com o calendário divulgado na segunda-feira passada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

 O público-alvo infantil são as crianças com comorbidade/deficiência permanente de 5 a 11 anos cuja imunização será com a aplicação da vacina Pfizer Pediátrica. Também as crianças sem comorbidade de 11, 10, 9 e 8 anos  de idade que receberão as  vacinas Coronavac ou Pfizer Pediátrica.

A secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, afirma que a medida vai trazer mais acessibilidade aos pais. “Agora, a vacinação infantil também acontece nas UBS e USF com mais acessibilidade às comunidades. Quanto mais rápida for a adesão das crianças sem comorbidade, mais rápido serão contempladas as faixas etárias infantis,” afirma.

Nesta semana, também haverá vacinação infantil pela Rede de Frio. Na quinta-feira, das 16 às 20 horas na UniFTC, no centro, para crianças de 5 a 11 anos com comorbidade/deficiência permanente. Serão vacinadas com a Pfizer Pediátrica e, além disso, têm prioridade. Já as crianças sem comorbidade de 11, 10, 9 e 8 anos serão imunizadas com a Coronavac ou Pfizer Pediátrica.  

Entre as ressalvas que precisam ser seguidas na imunização deste grupo estão: apresentação do cartão de vacina da criança e do relatório médico que ficará retido; a criança deverá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de ser o responsável, o mesmo deverá levar uma cópia do documento   do pai ou da mãe e autorização por escrito assinada).

Além disso, os pais ou responsáveis deverão apresentar documento pessoal com foto e a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores.

As doenças que são consideradas comorbidades são Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Doenças Cardiovasculares; Doenças cerebrovasculares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática. Já as deficiências permanentes consideradas prioridades são a Auditiva, visual, física e intelectual (crianças autistas estão inclusas nesta última categoria).
Prefeitura  e Seagri BA distribuem 80 mil alevinos à associações de agricultores

Cerca de 80 mil de um total de 230 mil alevinos de Tilápias serão distribuídos a 10 associações de agricultores familiares pela Prefeitura de Itabuna, secretaria estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri - BA) e Bahia Pesca que firmaram convênio visando a diversificação de cultivos nas propriedades rurais do município. A entrega acontece durante cerimônia às 9 horas desta quinta-feira, dia 10, na sede da União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi), no São Caetano.

O titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), Moacir Smith Lima, explica que o projeto de Piscicultura vem sendo executado desde o ano passado, contando com o apoio do prefeito Augusto Castro (PSD), do titular da Seagri BA, João Carlos Oliveira, e da deputada federal Lidice da Mata (PSB-BA). “A iniciativa visa exatamente oferecer fonte de proteína animal, favorecer a atividade e permitir que o excedente seja comercializado”, declarou.

Moacir informa que os alevinos estarão chegando na quarta-feira em caminhões refrigerados para que possam suportar o deslocamento até Itabuna. “Há toda uma preocupação da área técnica para que os filhotes de peixe cheguem em condições saudáveis nas propriedades rurais e agrovilas onde serão criados. Os profissionais envolvidos no projeto passaram por cursos de capacitação em Piscicultura na Estação Experimental do Almada da Universidade Estadual de Santa Cruz ano passado oferecidos pelo Governo do Estado”, adiantou.

Depois da capacitação, os técnicos da Seagrima e da Uesc visitaram as propriedades selecionadas para inspecionar 165 açudes, tanques e aguadas onde os alevinos serão cultivados, beneficiando cerca de 400 famílias. “Foram avaliadas as condições da água, profundidade e tamanho de cada um dos tanques. Foi um trabalho criterioso para o sucesso deste projeto que contará com assistência técnica permanente com o apoio de dois engenheiros agrônomos e três técnicos agrícolas”, assinalou Moacir Smith Lima.

Secretários e dirigentes municipais concluem  treinamento sobre Gestão Pública 4.0

Na manhã desta terça-feira,  dia 8, no Tarik Fontes Plaza Hotel, secretários, subsecretários e dirigentes de departamentos da Prefeitura de Itabuna participaram do encerramento do Treinamento Gestão Pública 4.0 promovido pela Unidade Regional do Sebrae. O objetivo foi qualificar os participantes para as transformações do atual momento para o impulsionar o desenvolvimento social, econômico e sustentável da cidade.

O gerente-adjunto da Unidade do Sebrae/Ilhéus, Michel Lima, explica que o curso faz parte de um conjunto de ações que integram o Programa Cidade Empreendedora. O treinamento contou com seis módulos e carga horária de 62 horas/aulas. Ao final, os participantes se dividiram em grupos para elaborar e apresentar projetos-pilotos que poderão contribuir de forma efetiva com a gestão pública municipal.

“Buscamos estimular a promoção de ações que resultem na melhoria do ambiente de negócios e, consequentemente, na promoção de políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento econômico local. A culminância foi a apresentação de projetos que trarão resultados efetivos para o cidadão itabunense”, reforça Michel.

 Alguns dos projetos permearam temáticas que envolvem a “Mobilidade Urbana”, “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030” e “Reestruturação a Marimbeta 5.0”.

 A secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, lembra que Itabuna foi a primeira cidade da Bahia a assinar, em 2021, o convênio do Programa Cidades Empreendedoras e que desde o início da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) que o trabalho tem sido focado no fomento às ações voltadas para o empreendedorismo em parceria com o Sebrae.

“Este treinamento nos oportunizou, por meio da atividade final com o projeto-piloto, fazer uma avaliação geral das ações de todas as secretarias no primeiro ano da administração do prefeito Augusto Castro. Em seguida, foi elaborado um relatório que servirá de base de dados para o Anuário Estatístico de Itabuna 2021”, informa a secretária.

 Sônia Fontes complementa explicando que o Anuário é uma importante base de dados do município que auxilia investidores e empreendedores na tomada de decisões, além de servir para pesquisas para estudantes.

“Com essa proposta e seguindo as orientações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, nossa intenção é incluir esse Relatório em um capítulo do Anuário Estatístico de Itabuna de 2021”, afirma.

O supervisor de Comunicação da Secretaria de Relações Institucionais, Afonso Dantas, conta que a sua equipe trabalhou a temática da “Reestruturação da Fundação Marimbeta 5.0”. “A ideia é oferecer às crianças e adolescentes, principalmente aqueles que estão fora da escola regular, atrativos voltados para o ambiente tecnológico”, explica. Ao final, todos os participantes receberam Certificados de conclusão.
Secretaria  de Promoção Social alcança 2 mil beneficiários do Auxilio Recomeço

Com mais 200 nomes publicados no Edital nº 10 na edição desta terça-feira, dia 8, do Diário Oficial eletrônico, a Prefeitura de Itabuna alcança mais de dois mil beneficiários com o Auxílio Recomeço que concede crédito de R$ 3 mil a cada família atingida pelas enchentes de dezembro passado. Nesta quarta-feira, às 9 horas, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, vai entregar  cartões do programa aos convocados.

O programa Auxílio Recomeço foi criado pela gestão do prefeito  Augusto Castro( PSD) para atender as famílias que perderam seus bens materiais nas enchentes  que aconteceram em Itabuna de 24 a 27 de dezembro do ano passado, tendo se iniciado na véspera do Natal.  
 
Atualmente é  o  maior programa de alcance social do país no apoio às famílias que  precisam recomeçar a vida após as enchentes que atingiram cerca de 40% da zona urbana. O cartão  do Auxílio vem com nome  e CPF da pessoa, é  intransferível e se destina à aquisição de materiais de construção, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e utensílios nas lojas previamente cadastradas.

Vale ressaltar que  o  recurso disponível no cartão  do Programa Auxílio Recomeço gera  movimentação de  mais de R$ 10,5 milhões na economia de Itabuna, onde mais de 50  estabelecimentos comerciais já foram cadastrados para  vender os produtos. Como o programa ainda está em execução, a Semps continua cadastrando pessoas de áreas afetadas.

Boletim Covid-19

A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje o Boletim do Covid-19. Itabuna registra 35.903 pacientes curados, 38.121 confirmados, sendo 1.189 casos ativos; leitos em UTI ocupados 20; leitos de UTI disponíveis 03; internados em leitos clínicos 29; 11 leitos clínicos disponíveis; óbitos confirmados 706 e óbitos descartados, 323.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Há um aumento significativo no número de casos com a circulação da variante Ômicron, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.

Ascom/Prefeitura de Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Pesquisa revela que maioria do País desaprova o STF

  Apenas 12% do total avaliam os ministros do Supremo positivamente Atial composição do Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Fellipe Sampa...