quarta-feira, 29 de setembro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Settran altera trânsito entre os bairros Góes Calmon e Conceição

 Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) inicia, a partir da meia-noite desta sexta-feira, dia 1º, mudanças no trânsito no Bairro da Conceição. Motoristas e pedestres devem ficar atentos às alterações na Avenida Félix Mendonça, das imediações do cruzamento com a Rua Casemiro Rego até a Rua Manoel do Carmo, em frente ao Itabuna Esporte Público. Todo o trecho será mão única funcionando no sentido Góes Calmon - Conceição


As alterações foram anunciadas depois que o titular da Settran, Thales Rodrigues da Silva, ouviu sugestões de taxistas da Praça 10, comerciantes e moradores do Conceição, durante reuniões realizadas no Itabuna Esporte Clube e Clube dos Comerciários. Até sexta-feira, dia em que as alterações começam, gradualmente, as equipes do Departamento de Educação da Settran trabalham para orientar e conscientizar condutores e pedestres sobre as mudanças.

Com a alteração, os motoristas que descem a Avenida Hercília Teixeira só poderão seguir à direita se o destino for o Shopping Jequitibá, no Bairro Góes Calmon. Para isso, após o semáforo pegam o trecho à esquerda da Rua Bela Vista no sentido Praça dos Capuchinhos até a Rua do Prado, onde seguem no sentido Câmara de Vereadores na Beira-rio.

A Settran também alterou pontos de ônibus que funcionavam em frente à Rua Nova Marimbeta e atrás da Câmara Municipal de Vereadores. A partir de agora, os ônibus da linha Daniel Gomes centro da cidade farão paradas apenas no antigo ponto em frente à Câmara de Vereadores, na Avenida Mário Padre.

“As alterações que ocorrerão no fluxo de veículos de parte do Góes Calmon e do Conceição, a partir desta semana, atendem aos anseios dos que moram ou trabalham naquela região da cidade, pois, haverá maior fluidez ao trânsito que é intenso. Ao mesmo tempo, as mudanças garantirão mais segurança para todos”, justificou o secretário de Transportes e Trânsito, Thales Silva.

Sesop capacita Guarda Civil

Municipal no combate à violência à

mulher

Com duração de quatro dias, o Curso de Aperfeiçoamento da Patrulha Guardiã Maria da Penha, organizado pela Guarda Civil Municipal, será encerrado na manhã desta quinta-feira,  no auditório da sede da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo  é orientar os profissionais da GCM sobre o atendimento humanizado e qualificado para mulheres em situação de violência em Itabuna.

As orientações e técnicas foram ministradas por Kaliana Fontes, Uilara Lopes, Paula Mendes e a GFEM Ângela Porto, integrantes do corpo técnico da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM). Dentre os conteúdos programáticos abordados constaram gênero, raça, machismo patriarcado, a importância da desconstrução do machismo, a luta dos movimentos sociais e a luta das mulheres.

A cidade de Itabuna também está sendo a primeira no Estado da Bahia a ter uma ação continuada. “Isso é fruto do fortalecimento da parceria entre o Governo do Estado e Governo Municipal por se sensibilizar e reconhecer o avanço das políticas públicas voltadas para as mulheres” disse a técnica da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Kaliana Fontes.

A secretária municipal de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, afirmou que o curso integra um programa de educação continuada na direção de profissionalização dos guardas-civis municipais, executado pela Administração do prefeito  Augusto Castro (PSD). Ela informa que ao todo foram 20 guardas civis de Itabuna e oito de outros municípios: Una, Itororó, Ibicaraí e Itajuípe

“O curso vista a preparação e treinamento de novos patrulheiras e patrulheiros da Guarda Civil Municipal na Patrulha Guardiã Maria da Penha e fortalecer a rede de apoio às mulheres. Por isso, também foram convidados policiais militares da Maria da Penha da PMBA, Ministério Público da Bahia e Poder Judiciário”, disse o GCM Waldir Francisco Santos, inspetor do Núcleo Educacional.

Atualmente a Bahia existem três patrulhas Maria da Penha: a primeira, em Alagoinhas, a segunda em Itabuna e a terceira, em Jacobina onde também houve a capacitação com técnicos da Secretaria de Políticas para as Mulheres.  Sendo que Itabuna foi a primeira cidade baiana a ser capacitada ainda em 2019 pela SPM.


“A efetivação de concurso público é uma realidade”, diz o prefeito Augusto Castro

Com a proposta de dar regularidade jurídica às contratações de pessoal da Administração municipal, o prefeito Augusto Castro (PSD) assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público da Bahia Regional Itabuna, por meio da promotora pública Susila Ribeiro Machado. A cerimônia aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 29, no Teatro Candinha Doria, contando com a participação de secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade.

Para o prefeito Augusto Castro, a proposta é modernizar e ao mesmo tempo regularizar as contratações da Administração pública municipal para garantir os princípios do cumprimento dos princípios constitucionais da legalidade, moralidade e eficiência do serviço público. “Assumi o município com muitos desafios. Agora, estamos dando mais um passo para a modernização da nossa gestão”, assinalou.


Segundo o prefeito, na prática este TAC significa uma mudança no modo de contratação dos servidores públicos do município. “A realização de concurso público já é uma realidade. Estamos pensando no futuro da nossa cidade, numa gestão inovadora e eficiente”, reforçou Augusto Castro.

Para a promotora pública Susila Ribeiro Machado esse TAC representa uma oportunidade  igualitária de acesso das pessoas aos cargos públicos do município. “Além de possibilitar que a Administração municipal trabalhe com maior eficiência, comprometimento e independência por meio do trabalho de servidores efetivos”, afirmou.


Seguindo os termos do TAC haverá a possibilidade de contratações temporárias para casos excepcionais diante de necessidades pontuais do município, desde que preenchidos requisitos constitucionais, por meio de processo seletivo ou serviço terceirizado.
 
O procurador-geral do município, Álvaro Luís Ferreira, frisa que a assinatura do TAC representa a ação mais importante deste primeiro ano da gestão do prefeito Augusto Castro. Para ele, trata-se de um processo gradual que resultará num legado que a Administração municipal deixará para as gerações presentes e também futuras.

Ele ainda lembra que já existia uma investigação do Ministério Público da Bahia em relação ao assunto. “Nos reunimos com os representantes do Ministério Público para montar um cronograma, fixar prazos com metas a serem cumpridas e, em paralelo, a gestão já havia iniciado uma investigação de todos os postos de trabalho para que fosse identificado o regime jurídico”, disse o procurador. O concurso público será realizado com o apoio técnico da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a expectativa é de que seja realizado num prazo de até seis meses.


O secretário municipal de Gestão e Inovação, José Alberto de Lima Filho, finaliza informando que há cerca de três meses uma Comissão Técnica deu início ao trabalho que visa à organização e legalização do Quadro de Pessoal da Prefeitura de Itabuna.
 
 “Estamos evoluindo, já na fase de diagnóstico, mapeando os cargos e as reais necessidades de cada setor, para que possamos identificar as demandas das secretarias municipais e ter uma informação precisa sobre a real necessidade do município”, informa o secretário de Gestão e Inovação.  


Boletim Covid-19



A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra  34.173 pacientes curados, 35.038 confirmados, sendo 209 casos ativos; internados em UTI 13; leitos de UTI disponíveis 16; internados em leitos clínicos, 00; leitos clínicos disponíveis, 26; e 656 óbitos.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. Use máscara.

Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Mutirão Novembro Azul da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e

Sesab promove mutirão com mais de 3,2 mil vagas para o Novembro Azul; veja como agendar Os agendamentos do mutirão de Novembro Azul da Secre...