Terrenos baldios com lixo e entulhos são um dos problemas que lideram a lista de reclamações na cidade. O Código de Posturas do Município diz que os proprietários são exclusivamente responsáveis por conservar e mantê-los limpos. Mas, quando isso não acontece, os moradores mais próximos do local reclamam da Prefeitura por sofrerem as consequências da situação de sujeira.
Apesar de manter a regularidade nos serviços de zeladoria da cidade, o Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura de Itabuna trabalha firmemente para atender pedidos. Na ação faz alerta sobre a importância da educação ambiental que deve ser praticada constantemente pelos cidadãos para cessar a contaminação dos espaços públicos e evitar a proliferação de roedores e insetos.
“Não é um problema de Administração, é um problema social e de educação” afirma o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini. Segundo ele, a orientação do superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, e do secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, é primeiro executar ações educativas e, em caso de reincidência, advertir e multar o infrator.
Na semana passada, a equipe de limpeza pública atendeu ao pedido dos moradores da Rua São Pedro, no Bairro de Fátima, de onde foi removida uma caçamba do acúmulo de lixo e entulhos descartados irregularmente em um terreno baldio. No local, foram colocados pneus para que o proprietário e moradores possam fazer plantios de flores, incentivando a preservação do meio ambiente.
Qualquer situação como essa, poderá ser denunciada ao Departamento de Limpeza Pública pelo telefone de serviço (73) 3612–9825, com atendimento das 8 às 14 horas de segunda a sexta-feira. Também podem ser acessadas as redes sociais.
Prefeito Augusto Castro vai receber
comitiva de Brusque/SC
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e a secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, vão receber uma comitiva de Santa Catarina, na quarta-feira, dia 29. O objetivo dos diálogos, que vão ocorrer no Tarik Fontes Plaza Hotel, às 15 horas, é a troca de experiências, que pode resultar na assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, entre o município catarinense de Brusque e Itabuna.
A comitiva visitante será integrada pelo prefeito de Brusque, José Ari Vequi (MDB), , além do presidente da Câmara de Vereadores de Brusque, Alessandro Simas. O grupo chega à região sul da Bahia à convite da Prefeitura de Itabuna e da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste (AMURC).
A secretária Sônia Fontes disse que Itabuna vive um novo ciclo de perspectivas econômicas, o que inclui tecnologia e inovação. “O prefeito Augusto Castro acredita que esse é um período de crescimento econômico e social. Ele aposta, inclusive, no avanço do distrito logístico e industrial de Itabuna. E essa é uma oportunidade para aprender mais”, disse.
Para o secretário-executivo da AMURC, Luciano Veiga, a comitiva dos dois municípios do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, vai contribuir para a gestão pública municipal. “São muitas variáveis a serem discutidas com relação à governança no sul do país, pois, são municípios com excelente desenvolvimento econômico, social e ambiental. Inclusive, têm parcerias importantes com a Alemanha”, destacou.
Inscrições para profissionais de Comunicação para avaliarem de agências de publicidade terminam amanhã
Termina amanhã o prazo de inscrição para profissionais da área de Comunicação Social de acordo o Chamamento Público nº 002/2021 aberto pela Prefeitura de Itabuna. Os profissionais vão compor a Subcomissão Técnica encarregada de avaliar as propostas apresentadas por agências de publicidade que tenham o interesse em participar da concorrência pública.
Poderão se inscrever profissionais com ou sem diploma, mas com pelo menos seis meses de experiência comprovada nas áreas de Marketing e Publicidade, Rádio e Televisão, Jornalismo e Relações Públicas.
A Subcomissão será formada por três integrantes selecionados: dois que tenham vínculo empregatício com a Prefeitura e um sem vínculo. A escolha se dará pela análise dos documentos apresentados e, após homologação e prazo recursal, será realizado um sorteio entre os interessados. A relação definitiva será publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
O serviço, considerado de utilidade pública, não prevê pagamento de pró-labore, mas o Departamento de Comunicação Social emitirá um certificado de serviços prestados, para efeito de comprovação curricular.
Os documentos necessários a inscrição, o cronograma de execução do chamamento e os procedimentos podem ser consultados também no Diário Oficial publicado no dia 13 de setembro (edição nº 4.178, a partir da página 6), acessível pelo site oficial da Prefeitura de Itabuna.
Maiores informações podem ser obtidas ainda através do número(73) 98809 3838.
Agentes de Endemias receberam
novos fardamento e equipamentos
As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em Itabuna por 175 Agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde nesta semana já serão com fardamento novo, equipamentos de proteção individual (EPI) e ferramentas. O material foi entregue pela secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes na sexta-feira passada, dia 24, na Usemi.
Segundo a secretária, o material e o fardamento foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura de Itabuna num esforço do prefeito Augusto Castro (PSD) para garantir melhores condições de trabalho aos servidores, com mais segurança para eles e para que a comunidade possa identificá-los facilmente. “Os Agentes de Combate as Endemias exercem atividades de campo e fiscalização no interior das residências. Por isso, a necessidade de identificação como o uso de fardamento e crachá”, pontuou.
A secretária de Saúde adiantou que cada profissional recebeu também uma mochila padrão usada para o trabalho de campo, contendo pipeta coletora de larva, lanterna, escala, medidor de cisterna e picadeiro, além de outros equipamentos necessários para a eficácia das ações preventivas de controle de larvas e de combate ao Aedes aegipty, transmissor das arboviroses dengue, chikungunya e zika vírus.
Lívia Mendes destaca que as ações que vão muito além de visitas domiciliares, já que os Agentes de Endemias também atuam em terrenos baldios no recolhimento de vasilhames que acumulam água parada e de pneus usados e descartados irregularmente.
“Também tem um importante trabalho de mobilização, seja na conscientização ou no apelo para que as famílias se unam no esforço conjunto com a Prefeitura para a eliminação do mosquito que, embora pequeno, causa um grande estrago na saúde da população”, afirmou.
Homenagens marcaram as comemorações
dos 23 anos do Hospital de Base
Autoridades políticas, médicos, enfermeiros, dentre outras personalidades, prestigiaram a cerimônia na área externa do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) que marcou as comemorações pela passagem dos 23 anos da unidade hospitalar da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI). O ponto alto da festa, foi uma homenagem aos servidores mais antigos, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, servidores da área administrativa, além de representantes da Administração municipal.
Cerca de 30 pessoas foram homenageadas com uma placa comemorativa em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Hospital de Base, dentre eles, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), a primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andréa Castro, a secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, o médico Antônio Gabriel Oliveira Rodrigues, a enfermeira Maria de Fátima Nicácio, e o técnico de enfermagem Celso Portela Pires.
O prefeito Augusto Castro lembrou a importância desse reconhecimento aos funcionários do hospital que dedicam suas vidas ao trabalho. “Principalmente neste momento de pandemia, por amor e com muita dedicação, eles têm sido verdadeiros heróis”, disse o prefeito.
A presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), enfermeira Fernanda Ludgero, definiu em poucas palavras o sentimento de estar à frente de uma unidade hospitalar tão importante não só para Itabuna, mas para toda a região. “Tenho orgulho dessa instituição e de todos que aqui trabalham. Venho de uma longa caminhada de gestão em saúde pública e percebo a força e a dedicação que todos que aqui trabalham têm para salvar vidas. Agradeço o empenho de todos”.
E lembrou que o Hospital de Base completa 23 anos no mesmo mês em que o Sistema Único de Saúde (SUS) completou 31 anos de existência. Ela finalizou anunciando a implantação, a partir de 1º de outubro, do Núcleo de Gestão de Leitos, que terá a finalidade de identificar as necessidades do setor, e também do Núcleo da Qualidade da Assistência, que terá o papel de monitorar a assistência prestada. “Tudo isso com o único propósito de alavancar e trazer qualidade aos serviços prestados no Hospital de Base”.
A Secretária Municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, destacou a satisfação em poder dar a sua contribuição para melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo hospital. “Como empenho de todos estamos conseguindo fazer a diferença e o Hospital de Base terá o reconhecimento que merece”, sentenciou.
Obra de requalificação e
modernização do Hospital
|
Augusto Castro |
Ao participar das festividades em comemoração aos 23 anos do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) anunciou obras de requalificação, modernização e a consequente melhoria da qualidade dos serviços prestados na unidade hospitalar da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI). “Vamos investir na modernização. Com recursos próprios, vamos fazer com que o Hospital de Base seja o maior hospital ‘portas abertas’ de todo o interior da Bahia”, anunciou o prefeito.
Augusto aproveitou para lembrar a responsabilidade de Itabuna por ser um polo regional de saúde. “Esse hospital é um orgulho para a Bahia, porque tem uma estrutura que é financiada 100% pelo município. Por isso, a nossa responsabilidade é muito grande”. E completou, lembrando o apoio fundamental do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) e do senador Otto Alencar (PSD-BA) para realizar os necessários investimentos na área da saúde em Itabuna.
“O Cemepi, por exemplo, com o apoio da Prefeitura de Itabuna, será reinaugurado em dezembro. O Hospital de Base recebeu um moderno arco-cirúrgico, adquirimos um equipamento de ponta para ressonância magnética, de modo a atender de forma satisfatória a demanda, além do retorno e ampliação dos procedimentos de cirurgias eletivas”, afirmou o prefeito.
Andrea Castro participa da cerimônia
Na manhã desta segunda-feira, dia 27, a primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, com o prefeito Augusto Castro (PSD), participou da cerimônia de aniversário dos 23 anos do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) que foi organizado pela diretoria da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), mantenedora da unidade hospitalar.
A programação contou com uma abertura solene, hasteamento das bandeiras, celebração religiosa e homenagens aos funcionários mais antigos da unidade. O Hospital de Base é o principal centro de atendimento de urgência e emergência para pacientes de Itabuna e da região sul do Estado. Ao longo dos anos, tem recebido investimentos de forma permanente, principalmente na gestão do prefeito Augusto Castro que tem obtido emendas parlamentares para a aquisição de novos equipamentos e melhoria da qualidade dos serviços.
A secretária destacou a importância do Hospital para a cidade e região. “É um momento muito importante para o nosso município e também para toda a nossa região. Vale destacar que o prefeito Augusto Castro desde os tempos como deputado que tem esse olhar voltado para a saúde e especialmente para o Hospital de Base através de emendas e busca de investimentos. Este ano, por exemplo, o município investiu em tecnologia e infraestrutura para prestar atendimento em diagnóstico por imagem de alta qualidade e acessível ao maior número de pessoas”, destacou Andrea Castro.
COVID-19
Secretaria Municipal de Saúde recomenda a população reforço dos cuidados contra a Covid-19
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, pediu nesta segunda-feira, dia 27, que a população de Itabuna reforce os cuidados contra a Covid-19, por causa dos dois casos de variante Delta, diagnosticados em duas pessoas na cidade de acordo com alerta recebido no sábado do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
O município recebeu um alerta epidemiológico da Sesab que confirma a ocorrência da variante em uma mulher de 33 anos, que não tinha tomado a vacina. A paciente teve a sorologia coletada no Centro Covid, no Bairro de Ferradas, referência no atendimento a casos suspeitos da doença.
|
Lívia Mendes Aguiar, |
“Já podemos dizer que a variante está circulando. Por isso, o momento é de cautela e de manutenção de protocolos. A partir de agora vamos programar com a Vigilância Epidemiológica, testagens aleatórias, para identificar os casos e quebrar a cadeia de transmissão”, informou a secretária de Saúde. Ela disse ainda, que o objetivo é intensificar os protocolos em estabelecimentos comerciais e repartições públicas.
De acordo com a secretária Lívia Mendes Aguiar, o segundo caso da variante Delta foi detectado em um homem de 35 anos que começou a apresentar os sintomas no dia 3 de setembro. O paciente foi testado no dia 9 e teve o diagnóstico para a Covid-19 provocada pela variante Delta. “Estamos pesquisando os casos ao redor desses dois pacientes para rastrear mais casos”, afirmou a titular da Secretaria Municipal de Saúde.
Na tarde de hoje, a Diretoria de Vigilância em Saúde preparou Nota Informativa sobre os dois casos, tendo confirmado a linhagem Delta (B.1617.21) segundo resultado de sequenciamento genético no Lacen – BA.
Além de relatar as medidas adotadas, o documento orienta a população a continuar com as medidas de prevenção e controle: use máscaras corretamente cobrindo a boca e o nariz, higienize as mãos com frequência com água e sabão ou use álcool gel 70% e mantenha distanciamento social de 1,5 metro das outras pessoas.
A diretora Maristella Antunes disse que também houve reunião com os enfermeiros da Vigilância para definir as estratégias de acompanhamento dos pacientes e das pessoas no seu entorno.
Divulgação do cronograma de vacinação
incluindo adolescentes de 12 a 17 anos
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulga calendário de vacinação contra Influenza e Covid-19, em Itabuna, que contempla nesta semana. Hoje, dia 27, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas, prossegue a vacinação contra o vírus Influenza (gripe) nas Unidades Básicas e de Saúde da Família. Serão vacinadas pessoas com idade a partir de 6 meses. A documentação exigida é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante nominal de residência.
Já para a vacinação do Covid-19, também no período matutino e vespertino, acontece a vacinação da primeira dose contra o Covid-19. Da segunda-feira, dia 27 a sexta-feira, dia 1º/9, a vacinação será destinada aos adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, primeira dose.
A partir de hoje serão incluídos os adolescentes sem comorbidades, com idade a partir de 13 anos gradativa e escalonada por idade.
A documentação necessária é a Carteira de Identidade (RG), CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência no nome dos pais. Para os que tem comorbidades, acrescentar o relatório médico atualizado (últimos seis meses).
Os adolescentes de 12 a 17 anos deverão estar acompanhados por um responsável maior de 18 anos. Vale frisar que os postos funcionam até às 16 h, mas as ampolas com as doses de vacina serão abertas apenas até às 15hs devido à validade.
Outro grupo incluído no cronograma desta semana são as gestantes e puérperas a partir de 12 anos. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e relatório médico atestando a gravidez ou fotocópia da ultrassom e cartão pré-natal (assinado e carimbado pelo médico ou enfermeiro); fotocópia da certidão de nascimento da criança.
A partir desta semana, nas terças-feiras e quintas-feiras, semanalmente, será realizada a repescagem da primeira dose contra o Covid-19 de pessoas com idade maior que 18 anos nas Unidades Básicas e de Saúde da Família. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência nominal.
2ª DOSE CORONAVAC / OXFORD / PFIZER
Nesta semana, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas, haverá aplicação das segundas doses das vacinas Oxford, Coronavac e Pfizer para aquelas pessoas que receberam a primeira dose das respectivas vacinas.
Para a Pfizer e Oxford, o grupo contemplado nesta semana para a segunda aplicação é aquele que recebeu a primeira dose até 9 de julho. Também haverá aplicação da segunda dose para os grupos que estão em atraso para completar o esquema vacinal da Coronavac, Pfizer e Oxford.
Na quarta-feira, dia 29, receberão a segunda dose da vacina Oxford contra Covid-19, pessoas com idade a partir de 35 anos, que receberam a primeira dose no dia 7 de julho no drive-thru. A ação será na UniFTC das 9 às 13 h. A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro da primeira dose.
3ª DOSE
Na quinta-feira, dia 30, idosos maiores de 80 anos que tenham concluído o esquema vacinal (D1 e D2) num intervalo de seis meses da segunda dose, receberão a dose de reforço com a vacina da Pfizer. As ações para aplicação serão realizadas em 4 locais: UniFTC, USEMI, Faculdade Santo Agostinho e Colégio IMEAN, das 9 às 13 h com limitação de 200 senhas para cada local de aplicação, totalizando 800 senhas. A documentação exigida é RG, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacina com o registro da segunda dose.
Além disso, haverá também a dose de reforço para os trabalhadores da saúde em atividade, maiores de 60 anos que atuem nos Departamentos de Atenção Primária, Média e Alta Complexidade, Vigilância em Saúde e Secretaria de Saúde. A ação será na sexta-feira, dia 1º, na UniFTC das 9 às 13 h. A documentação exigida é o RG, CPF ou cartão do SUS, e cartão de vacina com registro da primeira dose.
Boletim Covid-19
A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 34.156 pacientes curados, 35.033 confirmados, sendo 222 casos ativos; internados em UTI 12; leitos de UTI disponíveis 17; internados em leitos clínicos, 01; leitos clínicos disponíveis, 25; e 655 óbitos.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família. Evite aglomerações. Use máscara.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável