quarta-feira, 1 de setembro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Augusto Castro destaca impactos positivos do Porto Sul para Itabuna e defende Polo de Logística

Augusto Castro destaca impactos positivos do Porto Sul para Itabuna e defende Polo de Logística


“Itabuna será muito beneficiada com a implantação do Porto Sul, por se tratar de um polo regional, com localização privilegiada e dotada de uma infraestrutura que receberá importantes investimentos de empresas de logística, oriundas do Porto Sul”. A afirmação é do prefeito Augusto Castro que na manhã de hoje, dia 1º, acompanhou o governador da Bahia, Rui Costa, na inauguração da primeira etapa das obras do empreendimento, no litoral norte de Ilhéus, que inclui a construção de uma ponte sobre o Rio Almada.


De acordo com Castro, a obra terá impactos positivos em toda a região, mas Itabuna como polo comercial, de saúde, educação, prestação de serviços, lazer e entretenimento, aumentará a capacidade de geração de emprego e renda, trazendo desenvolvimento para a cidade. Na etapa inicial das obras, o município forneceu não apenas trabalhadores e insumos, além de empresas contratadas para a execução dos serviços.


Augusto Castro também garantiu que a Prefeitura vai investir em programas de capacitação profissional, já que o Complexo Intermodal, que inclui o Porto Sul e a Ferrovia Oeste Leste, exigirá mão de obra qualificada.

CENTRO DE LOGÍSTICA

O prefeito Augusto Castro disse ainda que vai reivindicar ao governador Rui Costa a implantação de um Polo de Logística, atraindo empresas que vão se instalar na região, fruto do porto e da ferrovia. “A cidade está se preparando para esse novo momento que vai garantir desenvolvimento sustentável ao Sul da Bahia. Isso se dará através de um projeto administrativo que passa pela modernização, aposta na tecnologia e qualidade de vida para a população”, finaliza o prefeito de Itabuna.

_____________________________________


Projetos para despoluir o Rio Cachoeira são apresentados por empresa da Dinamarca


A recuperação ambiental do Rio Cachoeira foi o tema do  1º Encontro  para debater propostas sobre a Bacia Hidrográfica foi aberto na terça-feira, 31.  O evento  promovido pela Prefeitura de Itabuna aconteceu no auditório da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)  contando com a participação de representantes da empresa dinamarquesa Ramboll que desenvolve no Brasil programas de  recuperação do meio ambiente, e técnicos de diversas instituições.  

Os debates foram  conduzidos pela secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, que representou o prefeito Augusto Castro (PSD). “Esse já é um projeto a ser  consolidado. Hoje vamos iniciar como esse trabalho será executado. Itabuna é parte dessa bacia hidrográfica do Rio Cachoeira”, disse.

O presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Raymundo Mendes Filho,  destacou que os dois dias serão destinados a conhecer as estratégias da  Ramboll   para que ela  possa conhecer o que  a Emasa já têm de projetos desenvolvidos. “Hoje já temos uma agenda, onde  vamos apresentar  os projetos concluídos ou em fase final. Entre os projetos, está a implantação estação de captação de esgoto sanitário a tempo seco na região central da cidade,” afirmou.
 
Ele reforçou a importância do apoio da empresa dinamarquesa  na despoluição do Rio Cachoeira. “É  uma empresa de reconhecimento internacional. Para nós é um orgulho ter esse grupo nos ajudando a despoluir o rio”, reforçou.

Na terça-feira foram feitas várias intervenções, a exemplo das falas do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, da representante da Uesc, professora Acácia Pinho, do presidente do Comitê de Bacias do Leste e assessor técnico da Emasa, Anderson Alves, e do memorialista e ex-vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal Pacheco Soub. Todos defenderam ações de recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira, a união dos municípios e a destinação de recursos.
 
Para a gerente de planejamento Urbano da Ramboll, a arquiteta Alejandra Devecchi, um  dos caminhos para a despoluir a Bacia do Rio Cachoeira seria a renaturalização do meio ambiente  e o bom convívio  com a água. Para isso, a água precisa estar  limpa. “A principal ação consiste em recuperar matas ciliares, investindo nas reservas legais das propriedades. É algo muito simples, mas é a partir daí que começam as mudanças na área rural”, avaliou.
 
Ela disse ainda que os proprietários rurais já têm recursos para despoluir o rio. Cada um deles  é obrigado por lei a recuperar pelo menos  20% da área com mata. “Acho que é necessário  que todos trabalhem e  tenham  a sensação de pertencimento”, declarou.

A Ramboll atua em 75 países  e foi trazida a Itabuna pela empresa Portal Santo Agostinho, que trabalha com soluções urbanísticas. Na avaliação dos técnicos da dinamarquesa parte da poluição dos rios vem de detritos da área rural,  principalmente onde  há criação de gado. Sobre o apoio dos agricultores, a empresa  atesta  que já existe um o Cadastro Ambiental  Rural, que obriga aos agricultores  manter as florestas preservadas. Mas  é preciso diálogo.
___________________________________
Secretaria Municipal de Saúde inicia Campanha Setembro Amarelo

Durante este mês acontecerão ações em prol do Setembro Amarelo, uma Campanha de Conscientização da Prevenção ao Suicídio. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna, por meio da Saúde Mental do Departamento de Média e Alta Complexidade, vai desenvolver atividades de conscientização sobre o tema e de informação sobre o fluxo de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Dentre as ações estarão os Pit-Stops informativos às quartas-feiras das 10 horas ao meio-dia na Avenida do Cinquentenário com a finalidade de divulgar a campanha, informar e conscientizar a população sobre a temática.

Iniciada no Brasil em 2015 visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar que aconteça. No dia 10 de setembro se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer. O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.

Nas Unidades de Saúde Mental, Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e ambulatório estará acontecendo a orientação dos profissionais das unidades aos usuários e familiares acerca dos sinais de alerta e as estratégias de cuidado. Também haverá rodas de conversa para profissionais da atenção básica nas UBS e USF realizadas por professores das instituições de ensino superior (FTC e UNIME e FASA) e residentes da UESC, com os profissionais dos CAPS.




Outra ação será a Tenda Informativa na Praça Olinto Leone, das 8 às 17h no dia D. Haverá a distribuição de panfletos sobre a campanha e o atendimento pelo SUS. A campanha se estenderá também para o ambiente virtual, por meio de vídeos nas redes sociais esclarecendo questões como sinais de alerta, como pedir ajuda, como ajudar, fatores de risco e fatores de proteção.

A coordenadora da Saúde Mental do Departamento de Média e Alta Complexidade, Naira Cruz, afirma que “a campanha foi planejada com muito cuidado em conjunto com os profissionais da Saúde Mental tendo como objetivo informar à população. Compreender as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio. A ajuda pode vir de um amigo, parente, colega de trabalho ou escola, professores, ou alguém próximo a quem precisa de auxílio.”

As unidades de cuidado pelo SUS também são pontos da campanha. Em Itabuna, há três Centros de Atenção Psicossocial: o CAPs Infantil, na Rua José Alves dos Reis, nº 247, Jardim Vitória; CAPs Álcool e Drogas na Rua B, nº 111, Bairro Daniel Gomes; e o CAPs II na Rua Gileno Amado, nº 188, Bairro Góes Calmon.

_______________________________

Vistoria veicular dos táxis inicia dia 8 deste mês



Começa no próximo dia 8, a vistoria anual dos veículos que operam com o transporte de passageiros na modalidade táxi. A inspeção, coordenada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran), tem o objetivo de garantir mais segurança e qualidade aos usuários deste tipo de serviço.

A vistoria será feita de forma escalonada, de acordo com o número do alvará de cada veículo. Durante a inspeção, serão observados diversos itens, subdivididos em grupos de segurança, conforto e higiene. Dentre eles: sistema elétrico/ iluminação/ sinalização, visual interno, equipamentos obrigatórios, visual externo, eixo dianteiro/ direção, suspensão, frenagem, tração e chassi.

A vistoria será realizada até 27 de setembro, das 8 às 14 horas, na sede da Settran, na Rua Jorge Amado, s/n, Bairro Lomanto. Os documentos que devem ser apresentados obrigatoriamente são: CNH, Certidão de Condutor, Antecedentes Criminais, Alvará de Tributos e CRLV.

CALENDÁRIO

A ordem de atendimento será de acordo com a identificação de cada veículo: Na quarta-feira, dia 8, (T0001 - T0050); No dia 9: (T0051 - T0100); Dia 10: (T0101 - T0150). Dia 13: (T0151 - T0200); Dia 14: (T0201 - T0250); Dia 15: (T0251 - T0300); Dia 16: (T0301 - T0350); Dia 17: (T0351 - T0400).

No dia 22, serão vistoriados os veículos (T0401 - T0450); Dia 23: (T0451 - T0500); Dia 24: (T0501 - T0550); Dia 25: (T0551 - T0600); Dia 26: (T0601 - T0650) e no dia 27: (10651 - T0700).
______________________________

Cadastramento de feirantes do município


A Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Sesop), iniciou na sexta-feira passada, dia 27, o cadastramento nas feiras livres. A primeira etapa desse projeto começou no Centro Comercial de Itabuna buscando levantar dados para conhecer o perfil dos feirantes, onde atuam, qual mercadoria trabalham e se os produtos comercializados estão acondicionados de forma correta.

“Efetivamente começamos pelo Centro comercial, principal local de abastecimento hortigranjeiro da cidade, mas o trabalho será estendido para as feiras livres dos bairros São Caetano e Califórnia. Nossas equipes estarão nas feiras todos os finais de semana, mas também durante a semana vamos trabalhar nesse cadastramento para que se possa conhecer o perfil desses feirantes da cidade.” afirma a secretária Mariana Alcântara.

Até o momento, foram realizados 130 cadastros de feirantes do Centro Comercial. Os agentes da Sesop recolhem dados e levam informativos pontuando quais são os documentos necessários para a realização do cadastro: Carteira de Identidade (RG), CPF, Título de Eleitor e comprovante de residência com o código de endereçamento postal (CEP).

O objetivo desta ação é obter dados para o ordenamento de cada feira, para que haja melhorias estruturais e intervenções que melhorem a qualidade das feiras livres de Itabuna. O projeto de melhoria visa exatamente conhecer a quantidade de pessoas que atuam.

Então, esse cadastro é mais interno, para que tenham informações no banco de dados da nossa secretaria. A partir disso, vamos conseguir, inclusive, identificar quem atua em duas ou mais feiras,” relata o gerente do Comércio da Sesop e coordenador do cadastramento Vinicius da Silva Santos.

_______________________________

Mutirão para a 2ª dose em trabalhadores e

estudantes da área de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde promove nesta quinta-feira, dia 2, um mutirão para aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos trabalhadores e estudantes da área de  saúde. A ação acontece das 9 às 13 horas no prédio da UniFTC, no centro de Itabuna. Devem se vacinar aqueles que receberam a 1ª dose do imunizante no dia 10 de junho.  

É necessária a apresentação do cartão de vacina com o registro da primeira dose, RG, CPF ou Cartão do SUS. Na manhã de ontem, as equipes de vacinadores da Rede de Frio também trabalharam  para a imunização da segunda dose da vacina Oxford nos trabalhadores da educação do estado, município e da Universidade Federal Sul da Bahia (UFSB). A vacina foi destinada ao público-alvo com 18 anos ou mais.  

A coordenadora da Rede de Frio da Prefeitura de Itabuna, Camila Brito, ressalta a importância de o público alvo comparecer ao explicar que a vacina terá maior eficácia com a segunda dose, conforme estudos científicos que testaram as duas aplicações das vacinas Coronavac, Oxford/Astrazeneca e Pfizer. À exceção apenas da vacina da Janssen, que confere imunidade contra o coronavírus após 14 dias da dose única.

De acordo com o cronograma de vacinação elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, a segunda dose da vacina para todos os públicos continua sendo aplicada  de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 h em todas as Unidades Básicas e de Saúde da Família.

Camila explica que  no caso da Coronovac devem tomar o imunizante a população que recebeu a primeira dose até o dia 3 de agosto.
_______________________________

Boletim Covid-19





A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 33.846 pacientes curados, 34.785 confirmados, sendo 291 casos ativos; internados em UTI  19; leitos de UTI disponíveis 30;  internados em leitos clínicos, 07 leitos clínicos disponíveis, 39; e 648 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.




Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Senado votará nova Lei do Impeachment na quarta-feira

Alcolumbre quer aprovar projeto de Pacheco antes do recesso Senadores durante reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) | Foto: An...