domingo, 20 de dezembro de 2020

ROTARY CLUB DE ITABUNA PREMIOU ESTUDANTES VENCEDORAS DE CONCURSO LITERÁRIO




O Rotary Club de Itabuna premiou, na noite da última quinta-feira (17), as autoras das três melhores redações que concorreram ao Concurso Literário Adelindo Kfoury Silveira, organizado pelo clube com o apoio da Secretaria de Educação do Município e do Centro Brasileiro de Cursos – CEBRAC. Em reunião restrita com a participação das três estudantes que se destacaram acompanhadas de apenas um membro da família e da diretora de sua respectiva escola, compareceram, além do presidente do Rotary Marcus Vinícius Rodrigues, o diretor do CEBRAC Jonatas Damasceno e a Secretária Municipal de Educação Nilmecy Santos Gonçalves. A entrega foi transmitida virtualmente através do zoom para que rotarianos, familiares e amigos das estudantes pudessem acompanhar a cerimônia evitando aglomerações. No local foi disponibilizado álcool em gel, exigido uso de máscaras e mantido distanciamento entre as mesas.


A grande vencedora da noite, Jaine Kelly, é aluna da Escola Municipal Luiz Eduardo Magalhães e esteve acompanhada da orgulhosa mãe Fádia Laíse. A autora da melhor redação levou pra casa um notebook e uma bolsa para curso integral à sua escolha no CEBRAC. A redação classificada em segundo lugar foi escrita por Celine Hevila, de 14 anos, estudante do Grupo Escolar Fredrico Smith Lima que está fora da cidade e foi representada por sua avó Jailda Costa Nascimento. Em terceiro lugar ficou o texto de Maria Eduarda Dias dos Santos, também aluna da Escola Municipal Luiz Eduardo Magalhães, que levou à premiação o pai Eudes Santos, enquanto familiares que assistiam à transmissão de casa vibraram com o anúncio do seu nome. As classificadas em segundo e terceiro lugar receberam como prêmio um smartphone cada.

Durante a solenidade, a presidente da Comissão da Juventude Gersolita Dagorete, que esteve à frente do projeto, convidou as jovens a participarem de uma das reuniões do Interact, após apresentar os propósitos do clube, entre eles, envolver a juventude em ações sociais dando a ela oportunidades de crescimento, de servir à comunidade e desenvolver um mundo melhor. A comissão responsável por avaliar as 146 produções literárias entregues foi formada pelo escritor Antônio Nunes de Souza e pelo professor Cláudio Victor Santana, que lembrou em sua fala a busca constante do Rotary em colaborar com a educação. “Nós acreditamos que a educação é o caminho para a resolução de todos os problemas e o Rotary sente uma satisfação muito grande por ter encontrado parceiros para nos ajudar a levar à frente esse projeto”, agradeceu Santana.

Voltando-se às finalistas, a secretária municipal Nilmecy Gonçaalves agradeceu pela participação no concurso e reconheceu a qualidade das redações elaboradas. “Temos aqui estudantes com alto nível de raciocínio, percepção e sensibilidade, isso mostra que a junção entre escola, família e parceiros que investem, valorizam e estimulam a educação está dando frutos. Nos próximos anos, esperamos trazer mais estudantes e mais escolas a participarem do concurso”, disse. O presidente do clube de serviço itabunense, Marcus Vinícius Rodrigues, encerrou a solenidade agradecendo aos parceiros do projeto e disse contar com todos para que no próximo ano o Concurso Literário Adelindo Kfoury Silveira tenha ainda mais participantes, tendo em vista que a pandemia limitou a adesão de um número maior de escolas e alunos nesta edição.

O projeto tem o objetivo de estimular a leitura e produção literária entre o público jovem e, ao mesmo tempo, homenagear o saudoso companheiro, escritor e historiador que nomeia o concurso. Consiste na elaboração de redações de 30 a 60 linhas por estudantes do ensino público municipal, que são escolhidas por uma comissão. O tema definido para esta edição foi “Impacto ambiental pós pandemia na cidade de Itabuna” e os alunos do 9º ano do ensino fundamental, público que participa do concurso, tiveram o apoio dos diretores das escolas e também dos professores ligados às áreas de Português, Literatura e Redação.

Ascom/Totary

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Hospital Manoel Victorino passa a atender pacientes de clínica médica

A partir desta quarta-feira (15), o Hospital Manoel Victorino, em Salvador, passa a atender pacientes com perfil de clínica médica. A unidad...