sábado, 12 de dezembro de 2020

Martinho Cézar Fonseca um exemplo a ser seguido

Martinho Cézar,  na época, comandando a equipe (foto:Waldyr Gomes)

 “Tenho orgulho de dizer quem mais plantou árvore em Itabuna, fui eu”

Durante o governo Ubaldo Dantas foi o período em que mais se plantou árvores em toda a história de Itabuna, com o setor de Parques e Jardins, comandado pelo jovem engenheiro agrônomo Martinho Cezar Fonseca, hoje o setor não existe.

Cézar, planta 
As arborizações foram realizadas em todas as praças, escolas municipais e ruas da cidade. A marca principal foi o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica, tais como: Ipês Branco, Amarelo, Rosa e Roxo, principalmente nas avenidas Princesa Isabel, Manoel Chaves; Mário Padre/Aziz Maron, Fernando Cordier, Firmino Alves (beira-Rio), de ambos os lados. 

Assim como em várias praças espalhadas pela cidade, que também foram contempladas com: Sibipirunas, Cedros Rosa, Pau Brasil, Jacarandás, Chuva de Ouro etc., “Mas de lá para cá, muitas, infelizmente, foram arrancadas por vandalismo. Muitas palmeiras Imperiais foram também plantadas na Avenida Presidente Kennedy e na Beira Rio, onde encontramos algumas, mas muitas foram furtadas e cortadas por outros motivos” diz César.

Ainda esclarece o engenheiro, morador da 

Cézar um grande ambientalista. 
Aqui Av. Ilhéus 

Avenida Ilhéus, uma das mais arborizadas de Itabuna, que foi um período, onde o município contava com a participação do IBAMA, na época (1986), sediado nesta cidade. “Trabalhamos em conjunto em um amplo trabalho de conscientização ecológica, instruindo os alunos das escolas e nas realizações da Semana da Árvore. Bons tempos...”, diz Martinho Cézar Fonseca.

O agrônomo, lembrando como  um dos itabunenses que mais plantaram árvores e continua a plantar, se caracterizando como o padrinho das árvores da Avenida Ilhéus, local onde reside, aproveitou a oportunidade do Expressaounica para fazer um agradecimento especial a todos aqueles que plantaram e também defendem o plantio de árvores em Itabuna.

 

 

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...