sábado, 2 de maio de 2020

Ponte de Ilhéus só falta a inauguração



Estão prontos todos os acessos à nova ponte de Ilhéus, cuja data de inauguração deve ser marcada assim que o foco do governo do estado não for apenas a guerra contra o Coronavírus. Sem quase mais nada a fazer, a OAS, empresa responsável pela obra, começou a retirar suas máquinas. Enfim, a ponte, que ainda não tem nome, já pode ser entregue à comunidade ilheense. Bem que ela poderia se chamar ponte Governador Rui Costa. 

E assim Ilhéus ganha mais um grande cartão postal e atração turística, a vocação da cidade que foi divulgado pelo escritor itabunense e poeta Jorge Amado, em suas obras literárias para o mundo.

Jorge Amado nasceu na Fazenda Auricídia às margens direita do Rio Cachoeira, em Itabuna, localidade próximo à época Vila de Ferradas, passando futuramente a ser distrito e hoje Bairro de Itabuna. Local, esse, onde foi recuperada a sua casa de infância, transformado em um pequeno museu, que expõe alguns acervo do famoso filho, e que deveria ser mais bem tratado. No local também guarda algumas  de suas obras. Assim que saiu de Ferradas, o escritor foi marar na localidade denominada  "Siqueiro do Espinho", município de  Pirangi, hoje Itajuípe. Dali, seguiu para ilhéus com 07 a 08 anos de idade, quando naqeula cidade iniciou os seus estudos, em seguida morando em Salvador, quando lançou o seu primeiro livro "O País do Carnaval", se revelando assim para o mundo, com outras dezenas de obras.    

Conta a história de que o escritor com apenas três anos de idade, foi levado de sua casa em Ferradas para Piranji, no cabeçote do cavalo do Pai do advogado João França Santana que foi advogado e vereador, por várias legislaturas em itabuna. Elem mesmo, ainda em vida nos contou essa passagem. Dr. João França Santana, que também era professor morreu em Itabuna, no inicio deste ano aos 97 anos de idade. Deixou um grande legado. 
Fotos: Diário Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Funcionários públicos mais valorizados e economia mais aquecida em Ilhéus

A atual gestão valorizou os funcionários públicos, desde seu início, atualizando salário, aumentando ticket alimentação e resgatando a digni...