segunda-feira, 27 de abril de 2020

Câmara de Itabuna prorroga medidas de prevenção da Pandemia



Legislativo itabunense segue postura recomendada 
diante da epidemia do novo coronavírus
Diante da crescente confirmação de casos de infectados pelo novo coronavírus, assim como de mortes em Itabuna, a Câmara de Vereadores decidiu prorrogar por tempo indeterminado as medidas de revenção. A decisão, disposta na Portaria 009/2020, mantém os efeitos da publicação nº 008/2020, que limita o acesso às dependências da Casa.  Além de respeitar o estado de calamidade pública no município, já reconhecido pela Assembleia Legislativa da Bahia, o Legislativo comunga com a recomendação do Ministério da Saúde, para se evitar aglomerações e optar pelo máximo de distanciamento social possível. Até então, esta é considerada a forma mais prudente de conter o avanço da doença já espalhada pelo mundo.

Até a sexta-feira (24), quando a portaria foi publicada no Diário Oficial do Poder Legislativo, o boletim da Secretaria Municipal de Saúde apontava a existência de 113 pessoas acometidas pela Covid-19. O número reforça a importância do não acesso de visitantes às dependências da Casa, nem a realização de eventos próprios ou de terceiros. Leia também: Charliane Sousa entrega sugestões ao Executivo.



Teletrabalho e proteção

Conforme o documento agora referendado, caberá às chefias imediatas não forem possíveis as atividades à distância, deverão trabalhar em sistema de rodízio e estarem, no máximo, dois em um mesmo espaço.A Diretoria Administrativa da Câmara ficará incumbida de verificar o cumprimento de medidas para higienização, inclusive com oferta de álcool gel nos gabinetes, departamentos e outros locais de circulação.  Além disso, eventuais funcionários terceirizados que precisem frequentar a Casa também deverão seguir o esquema de rodízio e receber das empresas em que atuem os devidos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). 

Charliane Sousa entrega sugestões ao Executivo
para proteger itabunense contra coronavírus



A vereadora Charliane Sousa (MDB), vice-presidente da Câmara de Itabuna, entregou carta ao Executivo em que considera louváveis os esforços feitos pela administração municipal no enfrentamento da Covid-19, mas
apresenta um conjunto de sugestões de ações possíveis de serem acrescentadas. Entre as oito propostas, a aplicação de testes rápidos em todos os profissionais de saúde do município e pessoas próximas a eles, como familiares. “Aliado a testes de detecção de anticorpos contra a Covid-19, permitindo um mapeamento mais detalhado do comportamento do vírus. Tais resultados poderão nortear o hipotético plano de flexibilização de abertura do comércio”, justifica a vereadora.

Abrigo a profissionais e pacientes


Além da distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais que estão na linha de frente do atendimento, ela requer abrigo e devida assistência a tais trabalhadores. “Isolamento assistido por médicos e enfermeiros, em alojamento, com monitoramento diário de suas condições de saúde, isolando aqueles profissionais que se contaminarem dos demais”, solicita.


Da mesma forma, a representante do Legislativo defende a implantação de uma política de acomodação dos casos suspeitos e/ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus. “Preferencialmente em um quarto ou enfermaria privativo, tanto em unidades de campanha quanto, em havendo encaminhamento, nos hospitais que atendam às pessoas que se encontram nas condições anteriormente referidas, com porta fechada e bem
ventilado, designando profissionais da área de saúde que tenham sido avaliados por meio de testes rápidos e detecção de anticorpos contra a Covid-19, para atuar na assistência dessas pessoas”.

Parcerias e barreiras
A correspondência, protocolada na última sexta-feira (24) na Prefeitura, também sugere parcerias com as farmácias-escolas das faculdades sediadas em Itabuna e com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) para produção do álcool em gel para ser distribuído, junto com as orientações, pelos agentes de saúde durante visita às residências.


Outra proposta levada na mensagem ao prefeito Fernando Gomes é a criação de barreiras sanitárias nas vias de acesso ao município de Itabuna, “inclusive nas estradas vicinais, com apoio da Polícia Militar e Guarda
Municipal, para abordagem e averiguação das condições de saúde, efetuando aferição da temperatura, oxímetro e registrando o trajeto feito por cada um deles, antes de permitir o acesso a nossa cidade”.

Ascom




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Hoje dia do gari

  No Dia do Gari, pausa para reconhecer a importância do trabalho destes profissionais no cotidiano em Itabuna A rotina dos profissionais qu...