segunda-feira, 27 de abril de 2020

Ilhéus define horário de funcionamento dos serviços essenciais durante a pandemia

Definição por setores do comercio de Ilhéus idealizado pela Prefeitura  
 
Um novo decreto publicado pela Prefeitura de Ilhéus no sábado (25) adotou medidas mais duras para o enfrentamento à Covid-19 no município, com alternância do funcionamento dos estabelecimentos essenciais. De acordo com o texto, lojas de alimentos em geral, distribuidores de gás e de água mineral estão autorizados a funcionar em dias corridos da semana somente até às 19h, com exceção das farmácias, postos de gasolina e atividades delivery de alimentação. 
As lojas de vendas de material de limpeza, construção, manutenção de impressora, de recarregadoras de cartuchos, óticas e lavanderias, só podem funcionar às segundas e quartas-feiras, das 9h às 15h. Já as lojas de vendas de alimentação e remédios para animais, de insumos ou equipamentos agrícolas, oficinas, borracharias e autopeças, estão autorizadas a funcionar somente às terças, quintas e sextas-feiras, das 9h às 15h. Veja outras informações.
Os estabelecimentos autorizados a funcionar, devem afixar avisos na entrada sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, sob pena de ser negado o atendimento, além de fornecer álcool 70%, sabonete líquido, água corrente e papel toalha para uso dos clientes. Os locais que desrespeitarem o decreto ou estiverem inadequados, serão multados, podendo o alvará ser suspenso ou cancelado, assim como a licença de funcionamento.

Centro de atendimento Covid-19

Foi aberto na manhã desta segunda-feira (27) o primeiro Centro de Atendimento Covid-19 do interior da Bahia, no Centro de Convenções de Ilhéus. A entrega, que foi realizada pelo Prefeito Mário Alexandre juntamente com a equipe de governo e da saúde, contou com a presença de autoridades e momentos de orações.
Em seu pronunciamento, o gestor destacou que “o melhor remédio para o coronavírus ainda é o isolamento e o distanciamento social, assim como o uso obrigatório da máscara de proteção. O equilíbrio econômico resolveremos depois. Já as vidas, precisamos cuidar agora. Nossas equipes estão trabalhando diuturnamente para evitar aglomerações. Que Deus possa nos abençoar e que possamos orientar e salvar vidas”, destacou o prefeito Mário Alexandre.
Logo após, o Padre Cristo e o Pastor Joás dos Santos realizaram orações com palavras de fé e pedidos de bençãos, marcando a abertura dos trabalhos e entrega da unidade. Com 12 leitos na sala amarela e 10 leitos na sala vermelha, o Centro de Triagem Covid-19 de Ilhéus vai receber casos leves de pessoas com suspeita de infecção por coronavírus, e pacientes que apresentam a progressão dos sintomas, como falta de ar.
De acordo com o Secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, uma equipe de aproximadamente 20 profissionais entre médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, maqueiros, serviços gerais e pessoas para atendimento, compõem o quadro para esse primeiro momento. O funcionamento é 24 horas com médico plantonista, de porta aberta. “Os nossos profissionais foram preparados para um atendimento humanizado. Todas as síndromes respiratórias agora serão direcionadas para esta unidade”, explicou.
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia atuou em parceria com a Prefeitura de Ilhéus para a montagem e estruturação da unidade.
Mudança no transito

 O trânsito nas ruas Eustáquio Bastos e Araújo Pinho, no centro de Ilhéus, passará por mudanças na noite desta segunda-feira (27). Segundo o diretor da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram), Gilson Nascimento, a alteração visa diminuir o tráfego de veículos, e, consequentemente, o fluxo de pessoas na região devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).  

"As vagas de estacionamento serão suspensas, com forma de controlar a circulação dos munícipes. A praça de táxi em frente ao Palácio do Paranaguá será invertida, medida previamente informada aos profissionais. Todas as ações serão monitoradas diariamente pelos agentes de trânsito, observados tempo e movimento. O intuito é desmotivar a população a sair de casa", explicou.

Nascimento informou que os condutores deverão estacionar os veículos na Avenida Soares Lopes, uma vez que o estacionamento da Rua Araújo Pinho estará provisoriamente fechado. Parte da população de Ilhéus ainda não adotou as medidas de distanciamento social e de segurança contra o coronavírus, primordiais para reduzir a disseminação da doença. – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Hospital Manoel Victorino passa a atender pacientes de clínica médica

A partir desta quarta-feira (15), o Hospital Manoel Victorino, em Salvador, passa a atender pacientes com perfil de clínica médica. A unidad...