quarta-feira, 8 de maio de 2019

Pesquisadores mostram projetos de exposição que transforma Itabuna em cidade do mel

    
Itabuna se prepara para realizar, ainda neste ano, dois dos maiores e mais importantes eventos sócio, cultural e econômico do Sul da Bahia: a 1ª. Expomel Brasil e o 1º. Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura. Os projetos foram apresentados na tarde da última terça-feira (7) ao secretário de Sustentabilidade Econômica e Mel Ambiente, Jorge Vasconcelos e ao presidente da Fundação Itabuna de Cultura e Cidadania (Ficc), Daniel Leão, por representantes da Ceplac e pelo publicitário Tião Barros.

Por meio de vídeo, Tião mostrou o que são e como serão executados os projetos que giram em torno da criação de abelhas e produção de mel e pólen, além do conceito, a importância social e financeira com a criação de abelhas e a produção de mel e pólen, além de um fator que tem preocupado os criadores: a mortalidade indiscriminada das abelhas em todo o país e por extensão em Itabuna. Tião também mostrou como será feita a campanha publicitária até a data dos dois eventos.


A Expomel e o Congresso Brasileiro serão realizados em novembro e contará com presença de criadores de abelha de todo o país que já mostraram grande interesse por meio de sites oficiais da Ceplac, de pesquisadores e de criadores de abelhas. O publicitário deixou claro que ao abraçar os projetos, Itabuna consolida o município como o maior polo do agronegócio para o desenvolvimento sócio e econômico a partir da geração de emprego e renda e de uma melhor qualidade de vida da população, além de transformar Itabuna como a  “cidade do mel”.

Mel é produto rentável

Um dos maiores especialistas na criação de abelhas sem ferrão da Ceplac, o extensionista Edney Magalhães contou que as pesquisas e a criação de abelhas foi iniciada há 22 anos na instituição e hoje o Sul da Bahia já produz mais de 600 toneladas de mel, sendo que 90% da produção são exportados para a Alemanha e Estados Unidos. Segundo ele, o Brasil também é o maior produtor de pólen, e 100% da produção da própolis vermelha são exportados para o Japão.

Edney informou que quase cinco mil famílias só no Sul da Bahia vivem da criação de abelhas, um produto rentável e que vem se expandido cada vez mais. Para se ter uma ideia, um único produtor consegue arrecadar cerca de R$1,1 milhão de reais só com a produção de mel, graças ao trabalho desenvolvindo pelos pesquisadores da Ceplac, a região se tornou uma referencia nacional e internacional em treinamento e seleção de abelha rainha, segundo o pesquisador. “A maior preocupação, entretanto, tem sido com a morte desenfreada das abelhas pelo uso incorreto de pesticida”, disse. 

 O encontro no gabinete do prefeito reuniu além dos técnicos da Ceplac, da Prefeitura e Ficc, o diretor do Centro de Pesquisa da Ceplac, Raul Vale e o diretor administrativo da Amurc Luciano Veiga.  Os eventos são serão promovidos pela Ceplac e contarão com o apoio da Prefeitura de Itabuna, Instituto Chocolate, Associação dos Meliponiacultores e Conselho Nacional de Agronegócios das Abelhas, IF Baiano de Uruçuca e o Território Litoral Sul.

Texto: Rosi Barreto
Fotos: Waldir Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...