segunda-feira, 30 de julho de 2018

#Itabuna108Anos: Prefeitura inaugura uma moderna escola/creche para mais 120 alunos da educação infantil

 
A bela apresentação da fanfara “Lobos Guerreiros” do Caic abriu, oficialmente, no final da tarde de sábado (28), a solenidade de um dos momentos mais importantes da programação em comemoração aos 108 em emancipação política de Itabuna: a inauguração da Escola/Creche Lúcia Oliveira, situada na Praça da Bandeira, no centro de Itabuna. O início das aulas em tempo integral aconteceu nesta segunda-feira (30) para 120 alunos da educação infantil.

Durante a inauguração, o prefeito Fernando Gomes disse ter conseguido mais uma conquista para Itabuna: devolver a escola cujo prédio foi completamente reformado e equipado e que, na opinião dele, nunca deveria ter sido fechado. “É uma imoralidade quando se tira uma escola de uma criança”, disse, ao lembrar que quando assumiu o município, em 2017, o prédio estava ocupado por um sindicato.

O prefeito disse que foi um dos alunos da antiga Escola Lúcia Oliveira, onde estudou o curso de Contabilidade. “Essa escola, numa área central e privilegiada, faz parte da história de Itabuna e por isso mesmo não deveria ter sido fechada”, reforçou. Ele informou que a reabertura da escola foi uma ideia louvável da ex-secretária de Educação, Anorina Smith Lima que esteve presente à inauguração.

Ao destacar a importância dada à educação em suas administrações, o prefeito Fernando Gomes lembrou que foi o único gestor a construir, no município, 117 salas de aulas incluindo as da zona rural em Mutuns e Itamaracá e também em Jussari, quando ainda era distrito de Itabuna. “Educação e saúde são duas das áreas mais importantes que devem andar de mãos dadas, afinal, sem saúde ninguém estuda e sem escola não existe o conhecimento” disse.

O prefeito comentou a importância de transformar Itabuna numa cidade universitária, ao destacar que além das instituições do ensino superior já tradicionais (Uesc, FTC, Federal do Sul da Bahia e Unime), o município acabou de ganhar a Faculdade Santo Agostinho, inaugurada na última sexta-feira (27) já com 85 alunos matriculados para o Curso de Medicina. Fernando Gomes garantiu que a outra universidade, a Santo Antônio também é uma realidade que transformará o município numa indústria do saber. Lembrou ainda que foi ele o responsável pela vinda do Curso de Medicina na Uesc.


A secretária municipal de Educação, Nilmecy Gonçalves lembrou um pouco da história da unidade, ao informar que a Escola Lucia Oliveira construída em 1935, teve como primeira professora municipal, a própria Lúcia Oliveira e que hoje se sente feliz e realizada, ao entregar para as crianças da educação infantil um prédio completamente reformado, moderno e bem equipado.    

A escola conta com nove salas de aula e de informática, salas do professor e da diretoria, secretaria, refeitório, cozinha, lavanderia, parque infantil e uma ampla área de lazer. O interior da escola ganhou moderna pintura e painéis confeccionados pela artista plástica Waldirene Borges.

Participaram da solenidade de inauguração além do prefeito e seu secretariado, diretores e funcionários municipais, professores, alunos e convidados que aplaudiram a iniciativa do prefeito ao resgatar e destinar o prédio a quem de direito, os alunos da rede municipal. (Ascom)

Fotos: Waldir Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...