segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

​SAS atende mais de 800 pessoas no mutirão para idoso beneficiários do BPC

               A Secretaria de Assistência Social de Itabuna atendeu mais de 800 pessoas no mutirão para
pessoas inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Promovido através de parcerias com o Conselho Municipal dos Idosos, iniciativa privada e a Secretaria de Saúde, o evento aconteceu neste sábado (2/12), no período das 8 às 14 horas, na praça do Góes Calmon, em frente à sede da SAS.

                   Ao visitar o mutirão e cumprimentar a população que foi atendida e os cerca de 100 profissionais que trabalharam no evento, o prefeito Fernando Gomes destacou que o cuidado com os idosos é uma prioridade da sua gestão. Ele reforçou o compromisso de promover ações que oportunizem ao idoso ter acesso aos seus direitos: “nosso empenho é dar atendimento digno à população e fortalecer a oferta dos serviços públicos”.

                   A secretária Sandra Neilma comentou que o mutirão superou a expectativa da equipe da SAS. Segundo a secretária, a previsão inicial era de atender aproximadamente 200 idosos, mas logo nas primeiras horas da manhã foi possível realizar um número maior de atualização nos cadastros graças a presença de pessoas interessadas no atendimento. Para ela, o comprometimento dos funcionários da secretaria e a multiplicidade de serviços oferecidos foram determinantes para o sucesso alcançado pelo mutirão.

                   Realizado com o objetivo de seguir a orientação do Ministério de Desenvolvimento Social para que todo idoso seja incluído no CadÚnico até 15 de dezembro, o mutirão também oportunizou atendimentos como o do Passe Livre, além de facilidades para o acesso à Tarifa Social de Energia Elétrica. Sandra Neilma comemorou os resultados positivos da ação e destacou que, com as novas inclusões no BPC, a cidade fica próxima de alcançar a meta.
                   “Até o dia 15 de dezembro teremos incluído todos os idosos da lista do BPC no CadÚnico e em janeiro passaremos para a próxima etapa, que será destinada aos portadores de deficiência”, conta a secretária informando que o atendimento prossegue sendo realizado diariamente no Centro Administrativo Firmino Alves para aqueles que ainda não fizeram o seu recadastramento. Veja ainda: Secretário Jorge Vasconcelos destaca o trabalho de Valdir RibeiroEmasa investe na reestruturação e melhoria dos serviços à população e Eventos marcam os 30 anos da Fundação Marimbeta

Secretário Jorge Vasconcelos destaca o trabalho de Valdir Ribeiro

       O secretário da Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, representou o prefeito Fernando Gomes no III Seminário Regional da Pequena Empresa, promovido pela Associação das Micros Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais do Estado da Bahia – Ampesba, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências-FTC. Ele destacou a preocupação do governo com o apoio ao empreendedorismo, com foco na geração de emprego e renda.

      O secretário Jorge Vasconcelos parabenizou os microempreendedores e elogiou o trabalho da Ampesba dizendo: “feliz de Itabuna, se tivesse mais de um Valdir Ribeiro”. Ele também recebeu o certificado do prefeito Fernando Gomes e entregou o do empresário José Oduque Teixeira, que além de empresário foi ex-prefeito de Itabuna.
       Vasconcelos destacou o trabalho de Oduque como um grande gestor, que construiu o antigo centro administrativo onde hoje está instalado o campus da FTC, destacando o orgulho por ter trabalhado ao seu lado durante aquela gestão e do prefeito Fernando Gomes, que na época era secretário de administração, onde iniciou a sua trajetória política com eleições para oito mandatos, cinco para prefeito e três para a Câmara Federal.
      
 Tendo como tema “Empreendedorismo com Inovação” o encontro foi dirigido para pequenos empresários, técnicos, empreendedores, estudantes, políticos e produtores rurais ligados à agricultura familiar. A programação incluiu palestras de Adelmo Santos, contabilista e consultor empresarial; de Nayara Maria, gerente pessoa jurídica, do Banco do Nordeste; Diane Ruscioleli, empresário e ex-prefeita de Una e Ana Carine Azevedo, especialista em licitações.



Emasa investe na reestruturação e melhoria dos serviços à população

       Nos dez primeiros meses do ano a Empresa Municipal de Água e Saneamento S/A ampliou o faturamento em 10% e as receitas tiveram um incremento de 40% - parte em função do refinanciamento de dividas em atraso  -, além do registro de um corte de 41% nas despesas operacionais e de 35% nos gastos com a compra de materiais. Os dados constam de um relatório divulgado pelo presidente da Emasa, Jader Guedes, com uma avaliação dos resultados dos ajustes realizados em todas as áreas da empresa, que estava sucateada e hoje investe num ambicioso projeto de reestruturação.

      O presidente da Emasa destaca ainda como resultado das ações implementadas este ano, um superávit de R$ 9,6 milhões na receitas, o que possibilitou o pagamento de dívidas anteriores a dezembro de 2016, junto ao comércio local, além de despesas judiciais, indenizações trabalhistas e outros débitos no valor de R$ 5,7 milhões, fazendo com que as dívidas da empresa que são de mais de R$ 100 milhões, caissem 4,4%.
     
 Jader Guedes salienta ainda, que as contas de 2017 estão quitadas e além do avanço na redução do endividamento das gestões passadas, a empresa investiu na recuperação das estações de tratamento e da sede da empresa. Também foram investidos recursos na substituição dos equipamentos operacionais, com a aquisição de transformadores e outros aparelhos. O projeto visa transformar a Emasa numa empresa de excelência.
    
  O relatório mostra que hoje, 67.053 habitações itabunenses têm ligação de água, o que corresponde ao atendimento de 99% da população urbana, com 438 quilômetros de rede. Quanto ao esgotamento sanitário, a cidade tem 335 quilômetros de rede de esgoto, atendendo a 45.841 domicílios, o que representa 69,07% da população.

     O grande desafio para o presidente da Emasa, é ampliar o tratamento de dejetos. Nos dez primeiros deste ano o tratamento de esgotos saltou de 5% para 14% e a meta é chegar a 24% ainda nos próximos meses com a reativação das estações de tratamento de esgotos, como aconteceu na ETA 5, que estava  desativada e abandonada, mas foi inteiramente recuperada.

Eventos marcam os 30 anos da Fundação Marimbeta
 
    Os 30 anos da Fundação Marimbeta foram marcados por uma série de eventos comemorativos nas quatro unidades dos sítios em funcionamento – a unidade de Mutuns deverá ser reativada no próximo ano-, que atendem a 1.200 alunos e na sede da instituição, no Centro Administrativo Firmino Alves, que opera com uma equipe de 64 profissionais, entre os quais 12 voluntários. A programação incluiu ainda o lançamento do Projeto Sítio da Cultura, com uma homenagem à artista plástica Waldirene Borges, numa solenidade coordenada pela presidente da fundação, Cleonice Almeida, na Câmara de Vereadores.

    A programação foi encerrada na sexta-feira (1) de dezembro, com uma comemoração na sede da fundação, onde Cleonice Almeida fez um histórico dos 30 anos da instituição e das dificuldades enfrentadas pela atual gestão em função da limitação de recursos, um problema que afeta a todos os municípios do país, com reflexos para a administração direta e indireta. Ela fez ainda um informativo das ações no Sítio 5, onde estão sendo recuperados o refeitório, realizadas melhorias nas salas de aula e da sala do gerente.

    A superação das dificuldades inclui a revisão das áreas dos sítios, uma vez que não existem terrenos doados a ninguém e um espaço para o posto de saúde foi cedido na gestão passada com uma série de condicionantes visando a segurança dos alunos inscritos na instituição. A professora Cleonice Almeida, que foi secretaria de educação e presidente da FICC e agora da Fundação Marimbeta, o momento é de comemoração e de uma prestação de contas, inclusive sobre as reformas previstas e programadas para cada unidade.

     Ela conta que em função da limitação de recursos, a instituição conta hoje com uma equipe de apenas 52 servidores, alguns deles cedidos por outros órgãos do governo e contratação de apenas dois comissionados: “para isso também temos contato com o apoio de voluntários, que também atendem os estudantes inscritos na fundação, os quais são alunos da escola formal e participam no contraturno das atividades nas diversas oficinas da Marimbeta”.

       Cleonice Almeida informou ainda, que além da reestruturação das unidades que estavam funcionando de forma precária na gestão anterior a 2017, a fundação também adquiriu equipamentos didáticos como Datashow, computadores e impressoras. Também foram desenvolvidas parcerias para reestruturação e operacionalização das diversas oficinas voltadas para a arte, cultura e esporte.

       Para a presidente da Fundação, o ano de 2017 foi de superação de dificuldades e a expectativa para 2018 é que as coisas melhorem, porque a preocupação é com a sobrevivência de uma instituição com 30 anos de relevantes serviços prestados à população e que é reconhecida pela comunidade: “porque aqui não temos horários para começar e nem terminar as tarefas que nos são delegadas, aqui trabalhamos como uma irmandade e uma família com objetivos comuns”.

       
Também falaram na solenidade, o jornalista Paulo Lima e a assistente social Fátima Braga destacando a dimensão social e cultural da Fundação Marimbeta, que trabalha com foco na inclusão social na formação de jovens que são o futuro do país e da própria sociedade. A comemoração foi encerrada com uma confraternização de servidores e voluntários da fundação.

Fotos: Waldyr Gomes e Adeildo Marques:
04 de dezembro de 2017

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