quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Prefeito recebe nova proposta pedagógica para a educação pública em Itabuna

 
O prefeito Fernando Gomes recebeu da Secretaria de Educação, a nova proposta político-pedagógica intitulada “Pelo Direito de Aprender” que será implantada a partir do próximo ano letivo na rede municipal de ensino em Itabuna. O documento com 366 páginas foi entregue na manhã de quarta-feira (8), pela titular da secretaria, Anorina Smith Lima, e atende ao desejo do prefeito que espera, a partir da aplicação da nova metodologia em sala de aula, dinamizar e melhorar a qualidade do ensino nas escolas do município. 

A secretária explicou que ao elaborar a nova proposta, a Secretaria de Educação pretende promover junto aos professores e a comunidade escolar, reflexões a respeito da teoria e da prática pedagógica em busca do aperfeiçoamento para uma melhor qualidade do processo do ensino e aprendizagem, o que, na opinião dela, vai garantir aos alunos o direito de aprender.   


Anorina Lima condenou o antigo modelo de ensino na rede municipal ao afirmar que “era uma proposta sem identidade, sem currículo definido e sem nenhuma avaliação sistematizada, onde o aluno só perdia o ano se não cumprisse o percentual de 75% da frequência”.

Ela também destacou a formação continuada para professores, considerada fundamental, principalmente para uma intervenção forte em disciplinas como português e matemática junto aos alunos que possuem deficiência na leitura e na escrita. “A nova proposta contempla ações nesse sentido e será um dos ganhos desse novo contexto educacional aplicado na rede, como deseja o prefeito Fernando Gomes”.

A proposta começou a ser elaborada no início deste ano por uma comissão técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e abrange todos os segmentos da educação básica, ou seja, educação infantil (creche e pré-escola); ensino fundamental I (do 1º. ao 5º. ano) e II do 6º. ao 9º. ano, além da educação inclusiva/ especial, de campo e de jovens e adultos (EJA).

O município conta com cerca de 17 mil alunos matriculados na rede pública de ensino. “Nossa intenção é que esses alunos adquiriam habilidade e competência necessárias para o sucesso de sua aprendizagem, respeitando seu direito de aprender”.
Fotos: Adeildo Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...