quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Trabalho de regularização fundiária avança em Itabuna



Pátrick Monteiro
Comprometido em promover ações para a retomada do desenvolvimento de Itabuna, o Prefeito Fernando Gomes determinou, ao iniciar sua gestão, que fossem realizados trabalhos para a regularização fundiária em bairros do município. Esta medida, que é o ponto de partida para execução de obras de infraestrutura e melhoria da qualidade de vida da população, tem avançado em diversos bairros como o Daniel Gomes e Jorge Amado, e abre uma nova perspectiva às famílias dessas localidades.

         No Daniel Gomes, onde os trabalhos estão em fase final, intervenções como catalogação dos imóveis, traçado das poligonais, planta ilustrativa e identificação da certidão de inteiro teor da terra já foram realizadas. Ao avaliar esses avanços que se deram a partir do trabalho da comissão criada para tratar da questão fundiária do município, o secretário de Desenvolvimento Urbano de Itabuna, Patrick Obera, destacou o comprometimento do corpo técnico da Sedur para otimizar os resultados desse processo.

         Para contemplar ainda mais famílias, a comissão de regularização já enviou à apreciação da Caixa Econômica Federal todos os quantitativos que compreende o bairro Daniel Gomes, onde faltará apenas a etapa da doação. Segundo Patrick, “a intenção da administração municipal é incluir ainda o bairro Maria Pinheiro nesse contexto, possibilitando abranger um maior número de propriedades e assim, mudar a vida de mais pessoas”.

         O fiscal do Departamento de Controle e Ordenamento do Uso do Solo da Sedur, Jailton Neves, informa que além do Daniel Gomes, a comissão atua nos bairros Jorge Amado e Bananeira. Segundo Jailton Neves, a comissão se reunirá nas próximas semanas para avaliar o que foi feito até o momento e definir novas ações de modo a avançar mais ainda nessa questão de regularização fundiária.

Regularização Fundiária 
A Regularização Fundiária consiste no conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. A partir da regularização fundiária, a localidade beneficiada torna-se passível de investimentos públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...