quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação em Itabuna

O Núcleo Territorial de Educação realiza nesta quinta-feira, dia 9,  III Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação. O evento acontece das 8 às 17 horas, no Colégio Modelo de Itabuna, a Escola Cultural,  e contará com a participação de alunos , professores, comunidade escolar e da população.

Os organizadores  Poliana Viana, Cíntia Bezerra e Luiz Carlos Araújo Ribeiro afirmam que o objetivo é fazer com que o aluno da educação básica tenha contato com a iniciação científica para que, quando ele chegar à universidade, já seja conhecedor dos critérios e estruturas de um trabalho científico. Outro objetivo é desenvolver o protagonismo juvenil, onde o jovem tenha um contato mais próximo com a realidade da sua comunidade e, a partir daí, realize pesquisas, não pegar um conhecimento pronto e acabado e sim desenvolver sua autonomia para produzir seu próprio conhecimento.


“É um momento em que o aluno quer ser visto, ouvido e também avaliado, para saber o que as pessoas e os avaliadores credenciados acharam do seu trabalho, diz o professor Luiz Carlos Ribeiro, formador regional do Programa Ciência na Escola da Secretaria da Educação da Bahia.

Serão apresentados mais de cinquenta projetos, dos mais diversos municípios que compõem o território Litoral Sul, como  “A crise hídrica em Almadina”, pelos alunos do Colégio Estadual Senador Luiz Viana Filho; e “Reciclando e reutilizando os resíduos sólidos”, com os Colégio E. Presidente Médic.

De acordo com a diretora do NTE 5, professora Josefina Castro, “a feira contribui para formação básica do aluno, pois esse tipo de evento é um disseminador de idéias, os alunos aprendem sobre como poupar e reutilizar materiais , valorizar as questões ambientais e desenvolve o interesse à internalização do conhecimento”. “O aprendizado é prático e mais real, é também um estímulo à pesquisa e à exposição do trabalho”, destaca. 

Por - Daniel Thame

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...