quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Produtores rurais e lideranças distritais de Ilhéus mobilizados para o CEFIR

 
Uma equipe da Viasat Geotecnologia e Meio Ambiente, empresa contratada pelo governo do estado para promover o cadastramento de imóveis rurais da Bahia, se reuniu no Centro Administrativo de Ilhéus, no bairro da Conquista, com administradores de distritos e produtores rurais. A ação teve como objetivo explicar o que é, quem deve fazer e quem desenvolve o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), além do prazo para efetuá-lo e as vantagens obtidas ao aderi-lo. O encontro contou com representantes da secretaria de Governo, além de cerca de 30 líderes administradores, nesta primeira etapa.


Para a coordenadora de projetos da Viasat, Dayane Sales, esta mobilização serviu para esclarecer e desmistificar a partir destas informações, o passo a passo para efetuar o cadastro. “O cadastro é feito gratuito e totalmente digital. O cadastramento do imóvel rural vai garante a regularidade ambiental, valoriza o imóvel e possibilita a obtenção de crédito agrícola nas instituições financeiras”, ressaltou.

Julia Oliveira, também coordenadora de projetos, disse que “as principais barreiras encontradas durante as mobilizações de cadastramento é o fornecimento por parte dos proprietários, de documentos como necessários como: RG e CPF, além do documento de posse de terra regularizada. Sem o documento de posse, fica difícil o agricultor acessar benefícios das políticas públicas, regularização do Imposto Territorial Rural (ITR)”, alertou Julia.

O secretário de Governo, Alisson Mendonça, destaca a atuação articulada da atual gestão, estreitando a relação com os administradores de distritos, dialogando e dando capilaridade de interlocução com o interior. “Estamos nos mobilizando juntamente com as lideranças, em ações diretas, atendendo o principal objetivo deste cadastro, que é a formação de um banco de dados de informações que servirão para o controle, o monitoramento e o planejamento ambiental econômico do estado”, afirmou o secretário.

Segunda etapa – De acordo com o Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos (SEIA), todos os imóveis rurais do Estado da Bahia devem ser cadastrados no CEFIR. Para a segunda etapa do processo, a equipe aplicará a metodologia específica para o recolhimento e análise da documentação para o cadastro do imóvel. Será definido local e data para a entrega da documentação dos proprietários rurais.

Para finalizar o cadastramento, serão necessárias informações do imóvel rural e do seu proprietário, a exemplo de: endereço; denominação do imóvel; documento de comprovação da posse ou propriedade; localização geográfica do imóvel e da Reserva Legal, além das áreas de preservação permanente, das áreas com vegetação nativa, caso existam dentro dos limites do imóvel; dados do responsável técnico pelo cadastro e quando couber Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), facultativa para imóveis de até quatro módulos fiscais, cuja referência aponta como pequeno produtor. No município de Ilhéus, um módulo fiscal é referente a 20 hectares e atende até 82 hectares de forma gratuita dentre do projeto.
CEFIR – O Cadastro Ambiental Rural (CAR) ou CEFIR é um instrumento, criado pela Lei 12.651/12 (Novo Código Florestal), que determina e possibilita o levantamento de múltiplos indicadores ambientais e de outras informações para benefício do próprio produtor rural e para a gestão socioambiental de imóveis rurais. Este cadastro é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA).

Estiveram também presentes no encontro, o coordenador de geoprocessamento, Gustavo da Silva Teles, o diretor comercial da Viasat, Marco Aurélio, representantes das secretarias municipais de Governo (Segov) e de Agricultura e Pesca (Seap). Maiores informações podem ser obtidas no Manual do SEIA, disponível pelo endereço eletrônico www.sistema.seia.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Hospital Ortopédico do Estado da Bahia abre vagas de trabalho para pessoas com deficiência

Unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) administrada pelo Einstein, em Salvador, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia disponibi...