O Setembro Verde está chegando e o apoio às ações de estímulo e visibilidade à doação de órgãos tem mais um grande parceiro em Itabuna. O Curso de Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) - Unidade de Itabuna acaba de celebrar uma parceria com a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Itabuna. A partir deste semestre, 100% dos estudantes de enfermagem serão capacitados sobre o tema. O lançamento do Projeto de Extensão será hoje (10), às 19 horas, no Auditório da FTC.
Para a Coordenadora da CIHDOTT da Santa Casa de Itabuna, Patrícia Betyar, a iniciativa é louvável. “Este projeto de extensão vai entregar para o mercado e para a sociedade profissionais de saúde tecnicamente e humanamente habilitados para lidar com o tema doação de órgãos”, declarou. Segundo a coordenadora do Curso de Enfermagem da FTC, Sharon Shyrley Weyll Oliveira, “a parceria propõe redinamizar a forma de abordagem da Doação de Órgãos para o curso de Enfermagem, e futuramente para os cursos de Biomedicina e Farmácia”, declarou.
O projeto de extensão consiste em introduzir o tema Doação de Órgãos e Estímulo à Captação de Potenciais Doadores para 100% dos estudantes de Enfermagem já a partir do semestre em curso. Os conteúdos serão ministrado de forma gradual e progressiva. Para os estudantes dos primeiros e segundo semestres, a ênfase será no histórico e importância do tema, contextualização do cenário brasileiro e local. Para os alunos em fase de conclusão do curso, a complexidade se eleva, com capacitação para auxílio da identificação de uma morte encefálica e da própria abordagem à família, sempre , junto à equipe da assistência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável