terça-feira, 8 de agosto de 2017

Desfiliação de Fernando Gomes, Maria Alice e da comissão executiva implode o Democratas em Itabuna


O desligamento da presidente do diretório municipal do Democratas, Maria Alice Araújo Pereira, e de todos os integrantes da comissão executiva em Itabuna, explodiu como uma bomba de alto impacto na área política e nos diversos setores da sociedade regional. A medida era esperada desde a campanha eleitoral que resultou na eleição do prefeito Fernando Gomes, sem contar com apoio do diretório do DEM na Bahia que investia num outro candidato inexpressivo, o qual também anunciou  a sua desfiliação do partido.

A solenidade de exoneração e desfiliação ocorreu na segunda-feira(7), na sala de reuniões do Centro Administrativo Firmino Alves e contou com a presença do vice-prefeito Fernando Vita, que representou o prefeito; do presidente do PMDB, Antônio Cavalcante; do presidente do PRTB, Milton Gramacho, além dos vereadores Júnior Brandão, do PT e Robson Santos Sá –Robinho-, do PP, que também é líder do governo na Câmara Municipal.


Maria Alice fez um histórico da sua militância política como integrante do  grupo do prefeito Fernando Gomes que ao longo de 40 anos, deixou o PMDB para se filiar ao PTB, depois ao PFL, o qual deu lugar ao  DEM. Ela comparou o rompimento com uma separação de um casal, fazendo ao mesmo tempo um retrospecto do impasse entre o comando estadual do partido e o diretório local do DEM, que não recebeu nenhuma ajuda durante a campanha sucessória de 2016, enquanto a campanha de ACM Neto foi contemplada com R$ 900 mil e o filho do deputado federal José Carlos Aleluia, que foi candidato a vereador em Salvador recebeu R$ 180 mil.

Ela também não poupou criticas a ACM Neto, lembrando que “aquele que se diz líder não sabe nada e acabou apostando no candidato errado, quando Fernando Gomes enfrentando toda a sorte de dificuldades acabou eleito pela quinta vez, numa campanha difícil e sofrida”. Para a ex-presidente do DEM em Itabuna, “ACM Neto não manda na Bahia e não aprendeu com o avô a respeitar as lideranças políticas e quem tem voto como Fernando Gomes, que tem oito mandatos, cinco como prefeito e três como deputado federal”, complementou

Maria Alice também fez questão de agradecer aos integrantes do diretório municipal que a acompanharam no pedido de exoneração e desfiliação do partido, citando entre os outros 45 nomes Herlon Brandão, com quem vem trabalhando há 40 anos, Adalmir Farias, Jorge Vasconcelos, Gabriel Nunes – que foi suplente do ex-senador ACM-, o ex-vice prefeito Antônio Vieira, o vereador Ronaldo Geraldo, José Orleans, Marcos Habib, Cleonice Almeida, José Henrique, além de outros militantes de primeira hora e que sempre tiveram atuação destacada no fortalecimento do partido.

Citando o prefeito Fernando Gomes, ela destacou que “o nosso partido é Itabuna e também lutamos por nossa cidade e o resgate do seu desenvolvimento”.  Falou ainda que a saída do partido é resultado de um aprendizado da vida e das coisas, agradecendo a cada um dos companheiros que participou da  longa jornada dos Democratas, enfatizando: “saímos de cabeça erguida, sabendo que quem está perdendo é o DEM, mas que vamos continuar a lutar em favor de Itabuna e porque precisamos trabalhar com quem nos entende, dividindo as alegrias e tristezas,” argumentou

Opiniões
O vice prefeito Fernando Vita (PMDB) apoiou a decisão do prefeito Fernando Gomes, de Maria Alice e dos demais integrantes do diretório municipal, lamentando a ingratidão que fizeram a um grupo ao qual pertence há 40 anos, desde os tempos de filiação ao PMDB em 1967: “o comando do DEM na Bahia atingiu a Fernando Gomes, Maria Alice – que integrou a sua campanha como candidata a vice-prefeita em 1992 - e a todos nós de forma indistinta, além do mais, sempre fui contra qualquer tipo de opressão”.

Ele destacou que enquanto o DEM na Bahia virou as costas para a campanha vitoriosa de Fernando Gomes em 2016, o seu partido o PMDB aderiu à coligação e participou da vitória na eleição. Ele sugeriu que embora o prefeito Fernando Gomes não tenha pretensão de se candidatar a uma reeleição, os integrantes do seu grupo devem se filiar a uma agremiação política, numa decisão racional e amadurecida para continuação de projeto vitorioso.

O presidente do PMDB em Itabuna, vereador Antônio Cavalcante, lembrou que a politica é a arte de unir e agregar esforços, mas quando isso não acontece o melhor é sair do partido. Destacando que seu partido participou da coligação vitoriosa que elegeu Fernando Gomes para o quinto mandato, ele declarou que “o PMDB está de braços e portas abertas para receber Maria Alice, Fernando Gomes e para oferecer o melhor para Itabuna”.

Para o presidente do PRTB, o vereador Milton Gramacho, 99,9% dos filiados do DEM estarão apoiando a desfiliação do grupo de Fernando Gomes e Alice, mas as vozes discordantes são apenas dos oportunistas de plantão. Ele defende, que mesmo que Fernando Gomes não se filie a outros partidos, os integrantes do seu grupo político devem se filiar a alguma agremiação.

A presidente do Conselho de Ética do DEM e que também deixou o partido, Cleonice Almeida deu o seu testemunho da dedicação e esforço de Maria Alice no comando do partido. Ela também anunciou a sua desfiliação juntamente com um grupo de professoras e profissionais liberais formadores de opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Tarcísio elogia Elon Musk após empresário ser insultado pela mulher de Lula

Além dos insultos de Janja, Musk foi alvo de hostlidades de Moraes Governador de SP, Tarcísio de Freitas - Foto: Francisco Cepeda/Governo de...