sexta-feira, 2 de junho de 2017

Sesttran define ações para o reordenamento do trânsito em Itabuna

 
O secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Claúdio Dourado, anunciou uma série de intervenções que serão realizadas para o reordenamento do trânsito de Itabuna  pela Sesttran até o 28 de julho, quando a cidade comemora 107 anos de emancipação política e administrativa. Para ele, a principal prioridade do momento é  “sinalizar as vias públicas e proporcionar uma melhor condição de mobilidade urbana para a população” Dourado lembra que em paralelo a estas ações a Sesttran vem trabalhando na questão da melhoria dos serviços de transporte a exemplo de ônibus, com o foco na renovação da frota e regularização das linhas; táxis e moto táxis, “agora a sinalização é inevitavelmente prioritária. Nós precisamos fazê-la, mas com a licitação em ordem como manda a legislação.”

Ele destacou ainda que a secretaria tem feito semanalmente blitzen educativas visando sensibilizar  os motoristas, e neste caso, as pessoas que são autuadas numa infração são direcionadas para assistir a uma palestra educativa sempre nas sextas-feiras. “Isto tem contribuído por demais para a diminuição das infrações, pois o condutor está mais “flexível” à observação das leis de trânsito,” pontuou.


Sinalização
Ao considerar que o sistema de sinalização ainda é precário  em Itabuna, Cláudio Dourado lembrou  que os problemas foram herdados, pois “existem as dificuldades do início de governo sem nenhuma transição e com vários problemas pendentes, inclusive de as dificuldades burocráticas para os processos licitatórios e cumprimento de exigências legais, o que implica em menor agilidade para a resolução das pendências administrativas”.

O secretário observa que o prefeito Fernando Gomes, ainda no mês passado, cobrava  a prestação de contas do gestor do exercício anterior: Chamou a atenção para o fato de que o período de transição de governo foi praticamente inexistente, o que  gera uma dificuldade muito grande para a adequação dos serviços, o que é uma preocupação do prefeito Fernando Gomes, que considera Itabuna o seu partido.

Ao admitir que a cidade respira uma fase de melhorias, pois as ruas já estão mais limpas, os serviços públicos estão funcionando de forma satisfatória e o governo está empenhado em projetos na área de saúde, educação, geração de emprego e renda, bem como na melhoria da infraestrutura urbana, mas há expectativa de muito mais: “Agora, nós não podemos em hipótese alguma  querer que as coisas aconteçam em cinco meses, quando ficaram por um longo período sem serem realizadas, pois precisamos entender que infelizmente existe a burocracia, os  ajustes contábeis e tudo mais que necessita ser observado pelos órgãos públicos no cumprimento das exigências da legislação vigente.”

O secretário Cláudio Dourado destacou ainda que o governo municipal investe na transparência das ações e numa integração entre o executivo e o legislativo: “No meu caso, eu solicito a todos que tenham um pouco de paciência porque estamos  empenhados na solução dos problemas existentes em termos de sinalização do trânsito e mobilidade urbanas,” argumentou.

Cláudio Dourado informou que o governo  está procedendo ao processo licitatório para sinalização horizontal e vertical. Já os semáforos novos serão implantados, seguindo uma determinação do prefeito Fernando Gomes, com  a aquisição de equipamentos de ultima geração complementados com um sistema de monitoramento de vídeo em  toda a cidade, visando o aumento da segurança da população; ‘Nós estamos trabalhando para isto. Os recursos são poucos, mas já estão previstos na execução do orçamento,”  complementou o secretário lembrando que tudo depende também do processo licitatório em andamento.

O titular da Sesttran informou ainda que a sua equipe  está elaborando projetos com apoio de um Engenheiro de Tráfego, bem como profissionais de outras secretarias com a  divisão  da cidade em regiões e identificando  os pontos que exigem intervenções visando a melhoria do tráfego e reordenando o fluxo de pessoas, como foi feito na retirada de vendedores ambulantes e camelôs da avenida Cinquentenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Militantes do PSOL presos por furto em aeroporto de Salvador

Flagrante Dupla foi indiciada por furto qualificado e vai passar por audiência de custódia Do - Diario do Poder - Um casal filiado ao Partid...