quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Prefeito de Ilhéus agradece a parceria das empresas na Operação Cidade Limpa, em Ilhéus


O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, recebeu, nesta quarta-feira, 18, no Gabinete, representantes de empresas de locação de máquinas, equipamentos pesados e serviços de limpeza, a fim de agradecer, pessoalmente, a colaboração prestada nas dezenas de atividades da campanha Cidade Limpa. A operação emergencial de limpeza na zona urbana teve início no primeiro dia da nova administração, no dia 2 de janeiro, cuja primeira etapa prossegue até o dia 31 próximo. Veja outras informações


A parceria dessas empresas foi viabilizada mediante um termo de cooperação para executar a primeira etapa da campanha, que trem concentrado esforços em ações como a remoção de entulho, eliminação de pontos críticos de lixo, limpeza dos canais dos bairros do Malhado, Hernani Sá (Urbis) e Nossa Senhora d Vitória, limpeza de lixeiras viciadas, capinagem de ruas, pinturas de meios fios, entre outros serviços.

A operação Cidade Limpa, desenvolvida pela Prefeitura de Ilhéus, conta com articulação permanente das secretarias de Infraestrutura, Transportes e Trânsito e de Serviços Urbanos. Entre as empresas parceiras estão a HP Logística e Transportes, Montanha Aluguel de Máquinas e Equipamentos, MS Construtora Ltda., Bamin, que  disponibilizam veículos, retroescavadeiras, caçambas, patrol e os respectivos motoristas e operadores para execução dos serviços. Em contrapartida, a Prefeitura fornece alimentação e combustível.

O faxinaço, realizado em toda a orla e nas principais vias de acessos à cidade, vai incluir outros pontos da zona urbana também. A finalidade é melhorar o aspecto visual da cidade que, nesse período de alta estação do turismo, recebe milhares de visitantes. Centenas de toneladas de lixo já foram tiradas das ruas desde o início da operação. “Hoje contamos com várias equipes montadas para varrição, recolhendo o lixo domiciliar, serviços de roçagem, além da retirada de entulhos que estão espalhados por toda cidade”, acrescentou o secretário Jorge Cunha, de Serviços Urbanos.

Projeto Turístico Estrada do Cacau e do Chocolate 
 
O novo governo de Ilhéus, representado pelo prefeito Mário Alexandre e pelo vice-prefeito José Nazal, dialoga com o governo do Estado da Bahia no sentido de viabilizar a implementação do projeto “Estradas do Cacau e do Chocolate”, que tem como eixo a Rodovia Ilhéus-Uruçuca. Por orientação do governador Rui Costa, o prefeito ilheense e o secretário municipal de Turismo, Roberto Lobão, se reuniram esta semana, dia 17, em Salvador, com o chefe da Casa Civil do governo da Bahia, Bruno Dauster.

Por se tratar da formatação de um produto que agrega inestimável valor ao destino Costa do Cacau e a outras potencialidades locais, a Secretaria de Turismo do município deposita nesse projeto a expectativa de atrair um público de aficcionados por turismo rural, histórico, gastronômico e cultural, qualidades naturais contidas no contexto da proposta. Nesse sentido, o prefeito Mário Alexandre encaminhará à Secretaria de Turismo da Bahia, a solicitação formal para que sejam retomados os trabalhos que visam a implantação deste roteiro turístico.

O projeto Estrada do Cacau e do Chocolate consiste na formatação de um circuito turístico que abrangerá, inicialmente, os municípios de Ilhéus e Uruçuca. No roteiro, o turista conhecerá detalhes a respeito da cultura do cacau até a produção do chocolate, a partir de visitas a fazendas existentes ao longo da rodovia, entre outros atrativos.  “Temos grandes atrações para mostrar neste contexto: as fábricas do maior parque moageiro de cacau do Brasil, no Distrito Industrial de Ilhéus, fazendas/fábrica de chocolate gourmet, fazenda de época com acervo, a Estação Rio do Braço - que reúne o patrimônio arquitetônico da sede desse antigo distrito de Ilhéus, a Biofábrica e as lojas de chocolates finos que se multiplicam pela cidade e já conquistam o Brasil. Vamos envolver os turistas com os nossos sabores, nossa cultura e a nossa história”, argumenta o prefeito.

Segundo o secretário do Turismo de Ilhéus, Roberto Lobão, a parceria com o governo do Estado visa dotar o circuito de toda a logística necessária, como postos de informações, sinalização turística, paisagismo, além de sistematizar o seu funcionamento. Em parceria com o Sebrae e a Associação do Turismo de Ilhéus (Atil), Lobão pretende qualificar cada atrativo presente no roteiro.

“A exuberância natural da Mata Atlântica e da cabruca, por si, já desperta o interesse dos visitantes a esta incrível região. A profissionalização do circuito atende ao nosso programa de governo e às nossas pretensões de priorizar o turismo como vetor importante da economia local. Assim, o turismo será capaz de ofertar ainda mais empregos e gerar divisas para o município”, concluiu Lobão.

 Ilhéus adota novos horários
para coleta  de lixo

O novo plano de ação se estende às ruas centrais e em todos os bairros.


Com a finalidade de dar mais eficiência ao serviço de coleta diária do lixo domiciliar na cidade de Ilhéus, a Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Urbanos e a empresa Solar Ambiental, que faz a coleta, adotam um novo roteiro de trabalho que altera alguns horários de passagem dos caminhões-compactadores de lixo. De acordo com as novas diretrizes, a estratégia é concentrar o serviço de coleta durante o dia, dividindo-o em turnos, pela manhã e à tarde.  

Conforme o novo planejamento divulgado pela empresa, na parte da manhã, a coleta diária de lixo domiciliar será feita nos bairros Iguape, Teotônio Villela, Banco da Vitória, Salobrinho, Nelson Costa, Hernani Sá (Urbis), Nossa Senhora da Vitória, Rodovia Ilhéus-Olivença até o Cururupe, e litoral norte, até o Sargi. O diretor da Solar Ambiental, Antônio Cavalcante, afirmou que os cidadãos devem ficar atentos para os horários de passagem dos caminhões como forma de contribuir com a limpeza da cidade.

 No turno da tarde a coleta de lixo inclui a zona central de Ilhéus e também os bairros da Conquista, Malhado, Esperança, Pontal, São Francisco, Jardim Atlântico e Olivença. Por sua vez, o secretário de Comunicação Social, Alcides Kruschewsky, informa que está sendo elaborada uma campanha para promover a Operação Cidade Limpa, a qual inclui um folheto contendo com campanha educativa, além de orientação sobre os novos horários da coleta do lixo, para serem distribuídos nas redes pública e privada de ensino do município e à população em geral.
Ilhéus apoia campanha para receber
 unidade móvel da Defensoria Pública

Reunião da Defensoria Pública com o Prefeito de Ilhéus Mário Alexandre, no dia 17 de janeiro, busca unir esforços para a disponibilização da unidade móvel de atendimento à comunidade.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, garantiu apoio à campanha encetada pelo defensor público Clériston Cavalcante de Macedo para que a cidade receba a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia. De acordo com o prefeito, todas as iniciativas que ampliem o atendimento social e de assistência jurídica gratuita à população contarão com o apoio institucional do município.

Mário Alexandre recebeu, em audiência, na quarta-feira, dia 17, o defensor público Clériston Macedo, candidato ao cargo de Defensor Público Geral do Estado da Bahia. Atualmente licenciado do cargo, ele esteve na cidade em busca de parceria com a Prefeitura de Ilhéus para a disponibilização da Unidade Móvel à comunidade local, com a finalidade de ampliar os serviços já existentes e levá-los aos segmentos sociais mais necessitados.

Os serviços ofertados pela unidade móvel da Defensoria Pública contemplam atendimentos para exames de DNA, orientação jurídica, entre outros. A proposta do defensor é que a prefeitura disponibilize o espaço para a instalação da unidade, além de integrar outros serviços de assistência social e de saúde para ofertar à população, a exemplo de serviços odontológicos e programas sociais.

O prefeito enfatizou a importância de acordos de cooperação como esse: “nós estamos de portas abertas para apoiar e incentivar ações, como essa, que visam atender e melhorar o acesso da população mais carente a serviços essenciais que melhoram a qualidade de vida de todo ser humano”, disse. 

Para Clériston, “a defensoria possui um papel essencial de fomentar ações que promovam a dignidade das pessoas”. O equipamento disponibilizado pela defensoria já possui a estrutura com três gabinetes que são utilizados para o atendimento jurídico. “Todos os serviços serão gratuitos e a intenção é assistir a sociedade de forma mais próxima”, acrescentou.

Da - Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO NO ITA PEDRO

Impulsionada pelo Ita Pedro, Itabuna se consolida entre os destinos mais procurados da última década com 1,39 milhões de passageiros Às vésp...