quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Barragem do rio Colônia concluída até o início de maio

 

O prefeito Fernando Gomes esteve visitando em companhia de vereadores, de secretários municipais e técnicos do governo e da Emasa  o canteiro de obras da barragem do rio Colônia, no distrito da Estiva,em Itapé, que está sendo executada através de um consórcio numa parceria entre o governo do estado e Embasa, com recursos do Governo Federal e Estadual. A obra estará concluída até o início de maio deste ano e vai assegurar a perenização do Cachoeira, garantindo o abastecimento de Itabuna durante   os períodos de estiagem prolongada.



A comitiva era integrada pelo  presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Francisco Reis; pelo  vereador Júnior do Trator, pelo presidente da Emasa, Jader Guedes;  além dos  secretários Desenvolvimento Urbano,  Viação e Obras de Sustentabilidade Econômica e Meio-Ambiente, John Vinícius Nascimento, que foram recebidos pelo  diretor do Consórcio Rio Colônia, Mauro Prates, que fez uma explanação sobre o andamento das obras que estará concluída no final de abril ou no início de maio. A obra tem um custo estimado  de R$ 35 milhões – sem computar os gastos com desapropriações de terras e infraestrutura de estradas e energia- e emprega hoje cerca de 140 trabalhadores,  com acompanhamento de uma equipe de engenheiros.


Prates explicou ao prefeito e aos integrantes da comitiva que a obra é executada pelo Consórcio Rio Colônia, que reúne  a Metro Engenharia, Tectran Engenharia, CTA Empreendimentos, numa parceria com a Embasa. A barragem terá uma altura de 21,4 metros,  com um volume de 35 mil metros cúbicos de concreto,  formando um espelho d’agua de 25 quilômetros quadrados e um lago de 63 milhões de metros cúbicos, que vai permitir a perenização e regularização da vazão do rio Cachoeira, que é formado pelos rios Salgado e Colônia.


Obra
Ao considerar que veio verificar andamento de uma obra  que deveria estar concluída há anos, por culpa do desgoverno dos seus antecessores, o prefeito Fernando Gomes salientou que  “deixei 29 milhões para a realização da obra, e o prefeito da época, José Nilton Azevedo repassou o dinheiro ao Governo do Estado para não dar contra uma contrapartida de R$ 6 milhões e quem pagou caro por isso foi a população que ainda convive com problemas no abastecimento de água,” complementou .

Fernando Gomes destacou a sensibilidade e o empenho do governador Rui Costa, que está tomando as providências para conclusão nos próximos meses de uma obra essencial e ajudar a Itabuna para solucionar a questão de regularização do abastecimento de água. Embora considerando que o ideal seria no futuro a construção de uma adutora, ele explicou que o abastecimento de Itabuna será feito por gravidade, com a abertura de comportas nos períodos de estiagem, assegurando a perenização do rio e o abastecimento de água para a população, uma vez que a Emasa tem um sistema de captação em Ferradas e que está em operação com apoio de uma adutora construída na sua última gestão.
Por - Kleber Torres
Fotos: Pedro Augusto e Tainá

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus elege novos representantes  Representantes da sociedade civil foram escolhidos para compor o órgão c...